Saúde Terapias

Massoterapia: 6 lições de sucesso que podemos aprender com os bombeiros

Lições que podemos aprender com os bombeiros na massoterapia

O corpo de bombeiros é certamente a profissão mais admirada e respeitada pela população.

Sinônimo de dedicação, coragem, amor à profissão e respeito ao próximo, os bombeiros são profissionais exemplares e que nos ensinam muitas lições, que podem – e devem – ser espelhadas em outros trabalhos, inclusive na massoterapia.

Neste artigo, mostraremos a você, massoterapeuta, 6 importantes lições que podemos aprender com os bombeiros e praticar em nossa rotina diária a fim de construir uma carreira de sucesso na massoterapia. Confira!

1. É necessário estar bem para ajudar ao próximo

O treinamento para se tornar um bombeiro é um dos mais intensos que existem e exige muita disciplina e dedicação. Tudo isso porque um bombeiro precisa estar em excelente condição e com total confiança para prestar socorro a uma vítima quando solicitado.

A lição que podemos extrair disso é que se queremos prestar um serviço de qualidade, levando bem-estar e qualidade de vida aos nossos pacientes, é preciso estar bem treinado, confiante, com saúde e equilíbrio físico, mental e psicológico.

Afinal, como poderemos proporcionar bem-estar e equilíbrio aos nossos pacientes se não conseguimos encontrá-los em nós mesmos?

2. A vítima sempre tem total atenção e prioridade

Quando o corpo de bombeiros é acionado para um resgate, o foco de toda a ação é a vítima. Eles são treinados para garantir a segurança e o atendimento à vítima, independente do que acontece ao seu redor.

Essa é uma das principais lições que podemos aprender com os bombeiros e refletir no trabalho com massagem: o foco no cliente.

Ao iniciar uma sessão de massagem, desligue-se do mundo exterior e foque em quem recebe a massagem. Observe suas reações, dedique sua energia a ele e dê o seu melhor para transformar esse momento em uma ótima experiência.

Aplicar uma massagem conectado com o mundo exterior e sem dar a devida atenção ao seu paciente é um desrespeito. Pense nisso.

3. O contato com o corpo de bombeiros é 24 horas

Você sabia que o plantão do corpo de bombeiros funciona 24 horas por dia?

Se um dia você precisar chamar um bombeiro, basta ligar 193, a qualquer dia ou hora, que você será atendido com prontidão.

Mas que lição posso extrair disso?

Calma! Isso não significa que você, como massoterapeuta, deva ficar disponível para seus clientes 24 horas por dia.

Mas a questão é que você deve estar atento sobre a forma como facilita o contato com seus pacientes. É importante divulgar bem o seu trabalho e manter um canal eficiente para que os seus clientes possam encontrá-lo, seja para marcar uma sessão de massagem rotineira ou para uma emergência.

4. Bombeiros também agem de forma preventiva

Você sabia que os bombeiros não atuam sempre em caráter emergencial? Também faz parte da rotina de trabalho deles agir de forma preventiva, por meio de fiscalizações prévias em empresas e locais públicos para verificar se o ambiente possui os requisitos mínimos de segurança e prevenção de acidentes.

Essa é uma das mais importantes lições que podemos aprender com os bombeiros: agir de forma preventiva.

Geralmente, uma pessoa só procura por um massoterapeuta quando já está com dor ou com muita tensão acumulada. Cabe ao profissional de massoterapia conscientizar este cliente de que o melhor para a saúde é sempre atuar de forma preventiva, para que não se chegue ao ponto de “travar” ou sentir fortes dores.

5. O bombeiro sempre mantém sua postura profissional

Quando o bombeiro está fardado, ele sempre mantém a sua postura profissional, independente se esteja em uma ação de resgate ou não.

É muito raro ver um bombeiro fardado em local público se comportando de forma inadequada.

Da mesma forma, massoterapeutas, enquanto uniformizados, devem sempre manter a sua postura de agente da saúde e agir como tal, com respeito e profissionalismo.

6. O bombeiro cultiva a dedicação total e constante aperfeiçoamento

Dedicação é a palavra que melhor descreve a profissão de bombeiro. Eles estão sempre em constante treinamento para aprimorar suas técnicas e exercer o melhor atendimento possível às vítimas.

O mesmo deve acontecer com o massoterapeuta. Comprometa-se com o seu trabalho e busque sempre manter-se atualizado.

Não seja arrogante ao ponto de pensar que por ter terminado um curso de massoterapia, você sabe tudo sobre a técnica. Se você deseja ter sucesso nesta profissão deve se dedicar constantemente aos estudos e buscar novas informações, assim como os bombeiros.

Em suma, treinamento, foco, determinação, postura disciplina e humildade para aprender são as principais lições que podemos aprender com os bombeiros para ter uma carreira de sucesso na massoterapia e em qualquer outra área que você deseje atuar.

Quais destas qualidades você já aplica no seu trabalho? Quer nos ensinar mais alguma lição importante para obter sucesso com a massagem? Conta para a gente nos comentários!

LISTA VIP!
Nossas Dicas no seu Email
Seja a primeira a saber das nossas últimas dicas. Coloque seu email abaixo e receba nossos posts:
Cadastrar!
close-link
/* ]]> */