Decoração

Matrioskas na decoração: dicas de uso e curiosidades sobre as bonecas russas

Matrioskas na decoração

Coloridas, charmosas, simpáticas e exóticas. Matrioskas são bonecas típicas da Rússia, fabricadas em tamanhos diferentes, formando uma espécie de “escadinha” na qual uma é guardada dentro da outra.

Elas representam mulheres com roupas tradicionais do campo, personagens de contos de fadas ou antigos líderes da União Soviética.

Seu formato é simples, meio cilíndrico e arredondado, um pouco mais estreito na parte de cima. Normalmente, a matrioska não tem mãos, exceto quando recebe a pintura em sua superfície.

Da maior à menor, estas belezinhas enfeitam lares no mundo todo. E não são apenas os quartos infantis os cômodos decorados com elas. Sala de estar, de jantar, hall, home office, entre outros, podem receber estas peças.

Matrioskas ficam encantadoras em mesinhas laterais ou de centro; criado-mudo, nichos, aparadores, prateleiras, estantes, rack e varanda – inclusive na decoração com futtons.

Quer dar ao ambiente um ar nostálgico? Invista nestas bonequinhas russas e explore a proposta vintage, resgatando trends de décadas passadas com leveza e graça.

Sem dúvidas, as matrioskas permitem compor um estilo mais romântico, da entrada da casa à cozinha. Há uma boa variedade de materiais para explorar a riqueza visual das bonequinhas, tais como madeira, pano e porcelana.



Bonecas Matrioskas na decoração

Basta um simples quadro ou desenho fazendo referência à matrioska para deixar o ambiente delicado de um jeito que nenhum outro elemento é capaz de fazer. O mesmo vale para adesivos de parede representando as bonecas ou tecidos para cobrir almofadas, abajures, criar edredons etc.

É interessante ficar atenta à harmonia dos itens; tentar não abusar de peças que acabam ofuscando a beleza das matrioskas. Uma boa opção é inserir as bonecas em ambientes com mobília branca.

A versatilidade delas faz com que as matrioskas sirvam de tema para festas infantis, chá de bebê ou do próprio cantinho da filhinha. Você pode contar com móbiles, tapetes e lençóis lindamente enfeitados com as bonecas.

História, curiosidades e mais sobre matrioskas na decoração

Uma curiosidade, já que estou falando de gravidez: as matrioskas simbolizam a fertilidade, pois as pequenas saem das maiores. Isso representa o ato de dar à luz geração após geração.

A cultura russa diz que elas representam não só a maternidade e a fertilidade, como também o amor e a amizade. E que presentear alguém com matrioskas é um sinal de grande afeição, votos de vida longa e feliz. Fica a dica de presente, hein!

Geralmente, são encaixadas 6 ou 7 bonecas, formando a “escadinha” à qual me referi lá no começo do post…

Uma composição atribuída a um pintor chamado Sergei Maliutin, que inspirado na série de bonecos de madeira simbolizando os Shichi-fuku-jin (Sete Deuses da Fortuna) inventou as bonequinhas como elas são conhecidas atualmente.

Diz-se que o nome mais comum dado às meninas russas no final do século XIX era “matriona”. Então, na tentativa de adaptar a boneca aos costumes locais, ela passou a ser chamada de “matrioshka”.

É que, originalmente, as matrioskas surgiram mesmo no Japão. Porém, logo foram incorporadas à cultura russa. Por isso, a adaptação do nome, conforme eu disse antes.

Para decorar sua casa ou presentear um ente querido, você pode confeccionar suas bonecas de pano.

Com alguns retalhos, tesoura, linhas (costura e bordado), agulha, cola quente, manta acrílica e blush (para as bochechas), é fácil criar uma matrioska, até sem máquina de costura, se for o caso.

Basta encontrar um molde na internet, transferir o desenho para os tecidos, montar o rostinho, colar o cabelo e caprichar nos detalhes da face simpática da boneca russa. Em seguida, é só fazer a parte da frente, posicionando o lado direito do tecido sobre o direito da parte posterior.

Costure deixando uma abertura na porção inferior da matriaska, encha a boneca com manta acrílica; feche a abertura com pontos manuais; cole, em sequência, um círculo na base da peça para que ela fique de pé. E decore sua casa com simplicidade e encanto.

Até o próximo post com mais dicas!

Videos do nosso Canal no Youtube

Sobre o autor

Fatima

/* ]]> */