Beleza Cabelos

Mechas 3D: conheça a técnica que conquistou as famosas

Todo ano ou a cada mudança de estação tem sempre uma nova tendência quando se fala em criar um novo visual para os cabelos. As famosas são as primeiras a aderirem às novidades, geralmente quando as conhecem em passeios ou trabalhos em outros países, e depois lançam a moda entre as brasileiras. E pegam mesmo! Seja por meio das telenovelas ou das passarelas, a mulherada enlouquece quando tem um cabelo novo na área.

A mais nova atualmente são as chamadas Mechas 3D, que são o assunto do nosso artigo de hoje. A técnica de clarear o cabelo, assim como todas as outras que já falamos aqui no blog, tem feito a cabeça de várias mulheres pelos salões de beleza do país e promete estar com tudo pelos próximos meses. Ela já conquistou celebridades como Nicki Minaj e Milena Toscano, sendo a atriz brasileira a precursora da moda aqui no país.

Posteriormente, a novidade foi adotada por outras famosas, como Fernanda Vasconcellos e Giovanna Ewbank, e logo caiu no gosto popular. Dando um efeito lindo nas madeixas, já tem muita gente querendo copiar o estilo das gatas e colorir os cabelos com efeito 3D.

Mas, afinal, como funcionam mesmo as Mechas 3D? Como fazer? Se você ainda não conhece a técnica de clareamento capilar e quer ficar por dentro da novidade, continue lendo esse artigo até o final e saiba tudo sobre o assunto, com dicas e fotos de se impressionar! Vamos lá?

O que são as Mechas 3D?

mechas-3d-como-escolher-o-tom-ideal

As mechas 3D são uma técnica de clareamento capilar que utiliza três tons diferentes nos cabelos para causar o chamado efeito tridimensional. A ideia é mesclar três tonalidades diferentes, entre claros, médios e escuros, e brincar com a sensação de profundidade e luminosidade que elas dão aos fios, trazendo mais textura e volume às madeixas.

Para deixar o visual moderno e ousado, a dica é não só escolher três tons para clarear os cabelos, mas também o modo como a tintura será aplicada nos fios. Segundo especialistas, as Mechas 3D costumam ser feitas na vertical, horizontal e até mesmo na transversal para que fiquem tons sobre tons e dêem o efeito esperado.

As mechas saem esfumadas desde a raiz e são trabalhadas de maneira intercalada em camadas inteiras com tinta e em partes desfiadas dos cabelos. É por isso que a técnica fica ainda mais luxuosa em cabelos com cortes em camadas. É claro que isso não quer dizer que quem tem cabelos compridos também podem aderir à moda, ok?

Além de deixar o look lindo e irreverente, as Mechas 3D também são super versáteis, já que podem ser feitas em qualquer tipo de cabelo e cor da pele. Isso porque os tons escolhidos por cada mulher podem ser de várias cores, podendo deixar até mesmo as madeixas coloridas, como já fizeram as divas da música pop internacional Katy Perry e Lady Gaga.

Ainda, outra vantagem é que ao colorir os fios usando a técnica das famosas, você também não precisará fazer retoques por, pelo menos, seis meses. É isso mesmo! Como a coloração não é feita próxima à raiz, é possível ficar um semestre inteiro sem ir ao salão de beleza, o que economiza tempo e dinheiro, não é mesmo?

Como escolher os tons ideais?

De acordo com os melhores hairstylists do mundo, a dica principal para escolher o tom da tintura ideal para os seus cabelos é verificar aquele que mais combina com a cor natural dos seus fios. É a partir dele que será feito o mix com os outros três tons que você escolheu para colorir os cabelos.

Confira, a seguir, a dica dos especialistas:

Loiras

mechas-3d-como-cuidar

Quem tem as madeixas naturalmente loiras deve investir nas tonalidades mel e branco (platinado) para fazer as Mechas 3D. A ideia é mesclar tons que iluminem bem o cabelo e dêem um aspecto mais vivo a pele, que costuma ser mais clara nestes casos.

Morenas ou negras

mechas-3d-morenas-ou-negras

Segundo profissionais em coloração, mulheres com cabelos mais escuros devem pensar bem na hora de escolher os tons certos para fazer as suas Mechas 3D. Isso porque tonalidades mais claras podem deixar o efeito muito marcado e artificial, que é o que não queremos nas nossas madeixas, certo?

Portanto, anote aí: quem tem cabelos castanhos-escuros, a dica é apostar em nuances em castanho-médio e mel. Já no caso de quem tem cabelos pretos, uma ótima ideia é optar por tons azulados ou puxados para o vinho.

Ruivas

mechas-3d-ruivas

A mulherada com cabelos vermelhos também pode fazer mechas 3D para arrasar no look nesta ou na próxima temporada. Neste caso, a dica para as ruivas é investir em tons de cobre ou bem semelhantes à cor da raiz para aplicar a técnica.

Como fazer – Passo a passo

Close up of a hair dyeing.

Como você já viu nos parágrafos acima, toda e qualquer mulher pode apostar nas Mechas 3D para dar um up no visual. A única dica básica é acertar na escolha dos três tons que serão utilizados, já eles que devem formar um degradê bem sutil e elegante, de forma a dar a sensação de mais luminosidade e profundidade aos seus cabelos.

Portanto, se você seguiu direitinho as dicas que nós mostramos acima sobre como escolher os tons ideais para colorir as suas madeixas, já está pronta para a próxima etapa: aplicar a técnica nos fios. Neste caso, você pode procurar a ajuda de um profissional de sua confiança em um salão de beleza ou fazer você mesma em casa.

Se a sua opção for esta última, é preciso prestar bastante atenção no passo a passo que vamos te ensinar a seguir para não errar na hora de fazer as suas Mechas 3D. Vamos lá?

Passo 1: O primeiro passo para começar a fazer as suas mechas tridimensionais é dividir os cabelos da parte frontal da cabeça em três partes, sendo a primeira no topo e as outras nas laterais.

Passo 2: Em seguida, faça o mesmo com a parte de trás da cabeça, que também deve estar separada em três mechas para facilitar a aplicação das tinturas.

Passo 3: Feito isso, prepare as tinturas que serão utilizadas para fazer as Mechas 3D. Deixe cada uma em um recipiente de plástico diferente para não se confundir na hora de aplicar o produto nos fios.

Passo 4: Agora, comece a aplicação separando as mechas finas (transparências), com a ajuda do cabo de um pente, costurando o cabelo em zigue-zague. A dica é: quanto mais finas as mechas, mais natural será o efeito no cabelo.

Passo 5: Intercale nas mechas os tons que você escolheu para fazer a técnica, procurando dar o efeito que planejou aos seus cabelos.

Passo 6: Nas laterais inferiores, as mechas devem ser tingidas de baixo para cima, sempre na diagonal, para que no resultado final os fios se misturem ao restante do cabelo e não fiquem marcados.

Passo 7: Na parte do meio do cabelo, faça o procedimento de coloração comum, sempre em direção ao topo da cabeça e de forma reta.

Passo 8: Já no caso das laterais frontais, o procedimento deve ser o mesmo que o utilizado nas laterais inferiores: sempre na diagonal. Quando chegar ao topo da cabeça, faça a coloração levando as mechas para um dos lados.

Passo 9: Envolva cada uma das mechas em pedaços de papel laminado e retire-os após o tempo sugerido na embalagem das tinturas ou até que os fios atinjam a tonalidade que você deseja.

Passo 10: Depois desse período, é hora de retirar o produto dos cabelos. Para isso, basta enxaguar os cabelos em água abundante até que ele seja totalmente removido dos fios.

Passo 11: Em seguida, aplique a tintura na cor natural do fundo do cabelo para esfumar a raiz e dar um efeito natural ao look. Espere o tempo estipulado na embalagem da coloração e, depois, retire o produto também em água abundante.

Passo 12: Para finalizar, lave os cabelos com um shampoo (de preferência, um desamarelador) e condicionador. Enxágue e aplique a máscara de hidratação para repor a água perdida pelos fios durante o procedimento de coloração.

Passo 13: Espere, pelo menos, 30 minutos e enxágue bem os cabelos. Se você for secar as madeixas com um secador, não se esqueça de aplicar um protetor térmico para proteger os fios do calor excessivo do aparelho.

Dicas importantes:

  1. Durante o procedimento, a dica é aplicar uma camada de pó descolorante sempre após uma camada de tinta. A técnica servirá para deixar ainda mais vivo o efeito 3D nas mechas.
  2. Outra dica importante é sempre aplicar as camadas de pó descolorante e da tintura a cerca de 2 a 3 centímetros da raiz para potencializar o efeito das Mechas 3D.
  3. Se você tem cabelos cortados em camadas, uma ideia interessante é aplicar um tom diferente para cada camada. Isso deixará ainda mais destacado o efeito tridimensional nos fios.
  4. Caso você não queira fazer as Mechas 3D no cabelo inteiro, uma opção é fazê-las apenas na franja ou uma área específica do cabelo. Também cria um look super moderno e bonito.

Como cuidar?

mechas-3d-como-fazer

Assim como os demais cabelos coloridos ou descoloridos a partir das técnicas que já mostramos aqui no blog, quem tem Mechas 3D também deverá redobrar os cuidados para garantir que a cor permaneça por mais tempo nos fios e, é claro, para manter a saúde do cabelo. Veja, a seguir, quais são os principais deles:

  • Faça hidratações semanais ou, pelo menos, a cada 15 dias para recompor a água dos cabelos perdida durante o processo de descoloração e tingimento;
  • Abuse do protetor solar para cabelo, aplicando-o sempre antes de sair de casa, principalmente em dias mais quentes e ensolarados;
  • Evite contatos frequentes com o sal e o cloro, presentes em abundância na água do mar e nas piscinas. Se for houver como evitar, utilize sempre uma touca impermeável de natação para proteger os cabelos;
  • Use sempre produtos específicos para cabelos tingidos ou descoloridos. São eles o shampoo, condicionador, leave-in, creme para pentear, entre outros;
  • Evite lavar os cabelos em água em temperatura muito quente. Isso pode ressecar ainda mais os cabelos, quebrando-os e causando o temido efeito “espiga de milho”. A dica é tomar banho sempre em água fria ou morna.
  • Reduza o uso do secador e da chapinha. Caso isso não seja possível, opte por aplicar sempre um protetor térmico antes de fazer a escova para livrar os fios dos efeitos negativos do calor excessivo desses aparelhos;
  • Evite fazer outros procedimentos químicos, como alisamentos e escova progressiva, nos cabelos após fazer as Mechas 3D. Eles podem potencializar o ressecamento dos fios, causando a queda e quebra em níveis graves;
  • Respeite o período de manutenção. No caso das Mechas 3D, ele pode ser feito a cada seis meses, uma vez que o processo de coloração não é feito a partir da raiz.

Mechas 3D para 2017

A técnica de clarear as madeixas com mechas tridimensionais fez bastante sucesso este ano, mas também deve estar em alta em 2017. Para você ficar por dentro do que está por vir, nós separamos aqui embaixo algumas dicas dos melhores estilos que estarão na moda no próximo ano. Fique de olho para começar a pensar em como fazer as suas Mechas 3D agora mesmo!

Loiras

Elas estão entre as mais pedidas nos salões de beleza e devem continuar em alta em 2017. A mulherada se inspira nos looks das famosas, com a apresentadora Giovanna Ewbank, para deixar as madeixas loiras e com um efeito tridimensional de deixar queixos no chão. Veja, a seguir, algumas lindas fotos para se inspirar!

mechas-3d-loiras

mechas-3d-loiras-4

mechas-3d-loiras-7

Mel

As Mechas 3D em tonalidade mel também estão na moda este e ano e devem continuar no topo das favoritas no próximo ano. Os tons são ideais principalmente para morenas e negras ou mulheres com cabelos mais escuros. A dica é dar mais luminosidade e profundidade, mas sem deixar a transformação do visual muito pesada. Confira abaixo algumas fotos para se inspirar!

mechas-3d-mel-1

mechas-3d-mel-4

mechas-3d-mel-2

Douradas

Os tons de dourada estarão com tudo na próxima temporada. Eles são ideais para realçar o brilho dos cabelos em pessoas de pele clara, morena ou negra. Além de versáteis, essas tonalidades podem deixar qualquer look lindo, principalmente no verão. Veja algumas fotos lindas para se inspirar!

mechas-3d-douradas-1

mechas-3d-douradas-3

mechas-3d-douradas

Cabelos cacheados

É claro que quem tem as madeixas cacheadas também poderão entrar na nova tendência de Mechas 3D e arrasar no look na próxima temporada. O efeito tridimensional fica ainda mais bonito nos cachos, principalmente em cabelos cortados em camadas ou desfiados.

Mas, fique sempre atenta à hidratação dos fios após o procedimento, ok? Isso porque os cabelos cacheados tendem a ser mais ressecados devido à dificuldade do óleo natural do couro cabeludo em chegar ao comprimento dos fios, o que pode ser agravado com a coloração e descoloração.

Tomadas as precauções, é só cair com tudo na moda das Mechas 3D. Confira, agora, algumas fotos para se inspirar!

mechas-3d-cabelos-cacheados

mechas-3d-cabelos-cacheados-2

mechas-3d-cabelos-cacheados-1

Cabelos curtos

Quem tem cabelos curtinhos também pode apostar nas Mechas 3D para mudar o visual para 2017. Apesar de pouco comprimento, a técnica deixa o efeito lindo, assim como em cabelos mais longos. Além de uma sensação de mais volume e textura, o cabelo deve ficar ainda mais atraente e elegante. Veja, a seguir, lindas imagens para correr e fazer as suas Mechas 3D.

mechas-3d-cabelos-curtis

mechas-3d-cabelos-curtos-1

mechas-3d-cabelos-curtos

Gostou do artigo? Que tal deixar um comentário aqui embaixo contando como foi fazer as suas Mechas 3D?

Até a próxima!

Último Vídeo do Nosso Canal


LISTA VIP!
Nossas Dicas no seu Email
Seja a primeira a saber das nossas últimas dicas. Coloque seu email abaixo e receba nossos posts:
Cadastrar!
Apenas 1 email por semana. Conteúdo Exclusivo!
close-link
/* ]]> */