Beleza Cabelos

Mechas californianas em morenas: dicas para fazer e passo a passo

Você já passou algum tempo na frente do espelho pensando em como mudar o visual sem precisar modificar radicalmente a cor dos cabelos? Pois bem! Esse é um dos muitos momentos em que mulheres morenas desejam apostar em uma mudança para dar um up no look, mas acabam ficando com receio de causar um “choque” total na aparência. E não é por menos…

Durante muito tempo, a mulherada morena com cabelos escuros foi reprimida quando a ideia é clarear os fios em tons de loiro. Por mais incrível que pareça, havia quem defendesse que madeixas douradas eram adequadas apenas para mulheres loiras e com a pele clara. Pode isso?

Hoje, felizmente, esse preconceito acabou e, você, morena, pode apostar nas mais diferentes nuances de mechas loiras para iluminar os fios e, ainda, combinar o cabelo com um belo bronzeado, ideal principalmente para os dias mais quentes do verão.

 Por isso, uma das opções mais pedidas nos salões de beleza no Brasil e mundo afora são as mechas californianas para morenas, que podem ser feitas em cabelos castanhos ou pretos, sem causar qualquer impressão ruim na frente do espelho na hora de apostar em um cabelo novinho em folha.

Quer saber mais sobre como fazer mechas californianas em morenas, com passo a passo e dicas incríveis para não errar na mudança de visual? Então, continue de olho nos próximos parágrafos desse artigo e confira tudinho sobre o assunto!

Afinal, o que são as mechas californianas?

As mechas californianas nada mais são que uma técnica utilizada para clarear os cabelos, sem precisar colorir ou descolorir os fios por completo. A ideia é conseguir a tendência do famoso visual praiano com um efeito mais natural possível, inspirado nas madeixas das surfistas das praias da Califórnia, nos Estados Unidos, que possuem apenas as pontas dos fios claros devido à exposição excessiva ao sol.



Há quem diga que elas também apostem na parafina para deixar os cabelos ainda mais claros. Se isso é verdade ou não, o fato é que as mechas californianas ficam lindas em qualquer cor e tipo capilar apenas apostando em fios loiros ou em tons mais claros nas pontas em relação à raiz (cerca de cinco dedos abaixo da raiz até o tom desejado), criando o efeito “queimado do sol” que a maioria de nós brasileiras tanto adora, especialmente durante o verão.

Antes, as mechas californianas eram febre apenas entre mulheres com cabelos e pele mais claros. Porém, logo as morenas aderiram à tendência, principalmente depois que ela caiu no gosto de celebridades como Beyoncé, Selena Gomez e Khloé Kardashian.

A técnica de coloração/descoloração é considerada uma ótima alternativa para quem deseja mudar o visual, mas não está disposta a enfrentar mudanças radicais. Afinal, a raiz e a parte do cabelo que envolve o rosto permanecem da cor natural, ou seja, o cabelo fica mais claro nas pontas e mantém a raiz escura, o que evita qualquer “choque” na aparência na frente do espelho.

Além disso, a versatilidade e praticidade das mechas californianas também podem tornar a técnica ainda mais ideal para morenas. Ao apostar na tendência, você pode variar a intensidade e a cor escolhida para aplicação nos fios, já que ela pode ser feita em todos os tons de cabelo e pele. Já a manutenção ou retoque das mechas não precisa ser feita com tanta frequência, o que significa que não há riscos para a saúde capilar e nem gastos excessivos no salão de beleza.

Veja também:

Serve para todos os tipos de cabelo?

As mechas californianas em morenas podem ser feitas em qualquer tipo de cabelo, independente da cor, textura ou comprimento. Isso porque a técnica é bastante versátil, podendo combinar bem com fios lisos, cacheados ou crespos, curtos até longos, dos castanhos aos longos.

Em relação ao comprimento, a dica é começar as mechas cerca de cinco dedos abaixo da raiz. Quem tem madeixas longas deve apostar em californianas partindo da altura do queixo para acertar no efeito.

 Já no que se refere à tonalidade, basta seguir a dica do equilíbrio entre a cor base dos fios e o grau de clareamento que deseja chegar para não haver possibilidade de errar e deixar o cabelo marcado entre as duas cores, acabando com o efeito “queimado do sol” desejado. Neste caso, os tons mais indicados de mechas californianas em morenas são:

Cabelos castanhos claros

Quem quer fazer mechas californianas em morenas e possui fios castanhos claros pode apostar em uma descoloração mais aberta. Os tons de loiro claro ou até mesmo pontas com efeito platinado podem ser uma boa pedida.

Cabelos castanhos escuros

No caso de mulheres com o cabelo castanho escuro, a dica é apostar em um loiro escuro, com degradê até as pontas chegarem ao loiro claro. Já quem não deseja clarear tanto os fios, o ideal é investir nas mechas de tom chocolate.

Cabelos pretos

O ideal é que morenas de cabelos pretos apostem em mechas californianas mais sutis, com tons que variam do caramelo até o mel. Essas tonalidades podem se assemelhar, dependendo da intensidade, com um efeito acobreado ou avermelhado. Ficam lindas!

Cuidados antes de fazer as mechas californianas em morenas

Antes de correr agora mesmo para fazer as suas mechas californianas para morenas, é ideal que você fique atenta aos cuidados antes de aplicar a técnica nas madeixas para ter um resultado final incrível e, o principal, saudável no seu cabelo. Veja quais são eles a seguir:

Tenha o cabelo em um só tom

A dica para evitar que os seus fios fiquem manchados após fazer as mechas californianas ou não clareiem da maneira que deseja é cuidar para que o cabelo esteja em um só tom.

Sendo assim, se você já estiver com alguma coloração, é imprescindível conversar com um profissional de beleza antes para achar uma forma de criar uma base para as madeixas para receber a descoloração.

Esteja com o cabelo saudável

Como você já deve saber, o processo de descoloração capilar costuma ser bastante agressivo aos fios, podendo causar ressecamento exagerado, quebra e queda. Por isso, é essencial que eles estejam saudáveis antes de fazer as mechas californianas em morenas ou qualquer outro procedimento químico.

Procure um profissional de beleza especializado em coloração e descoloração para diagnosticar como anda a saúde dos seus fios e indicar um tratamento adequado antes de investir na tendência de visual praiano.

Respeite o cabelo

Outro fator que vai definir o tom das suas mechas californianas é o seu cabelo em si. Alguns tipos capilares aceitam bem procedimentos de descoloração, mas outros, porém, não conseguem abrir o tom desejado apenas com essa técnica.

 Se o seu for um desses, não faça a descoloração “forçada”, pois o processo poderá ressecá-lo de forma profunda, causando ressecamento excessivo, quebra, elasticidade, queda e outros problemas que podem até mesmo levar ao corte químico. Portanto, respeite o seu cabelo e o limite que ele aguenta de descoloração, ok?

Use produtos profissionais e confiáveis

Você pode sim fazer as mechas californianas em casa, desde que esteja segura com a prática para descolorir os fios. Lembrando que, se este não for o seu caso, o ideal é procurar um profissional no salão de beleza para realizar o procedimento, ok?

Já para quem já está pronta para fazer tudo em casa, a dica, então, é investir sempre em produtos profissionais e confiáveis, evitando aqueles mais baratos e que podem danificar os seus fios. Afinal, muitas vezes, o barato pode sair mais caro no fim das contas, concorda?

Há produtos especializados para mechas californianas em morenas que oferecem um resultado final satisfatório e com preço acessível. Pesquise bem, inclusive na internet, e poderá encontrar marcas de confiança com promoções incríveis e que valem super a pena!

Como fazer mechas californianas em morenas – Passo a passo

Agora que você já sabe quem pode fazer as mechas californianas, quais tons são os mais indicados para morenas e os cuidados que se deve ter com as madeixas antes de apostar na tendência, chegou a hora de aprender como aplicar a técnica nas suas madeixas passo a passo. Vem comigo!

Você vai precisar de:

  • Pente;
  • Água oxigenada (30 volumes abre até 3 tons e é indicada para cabelos castanhos, enquanto a de 40 volumes abre até 4 tons e é recomendada para cabelos escuros);
  • Prendedores;
  • Papel laminado;
  • Pó descolorante.

Como aplicar no cabelo:

1.  O primeiro passo para fazer as suas mechas californianas para morenas é preparar a mistura para descolorir os fios. Para isso, coloque em um recipiente de plástico 2 medidas de pó descolorante para 1 medida de água oxigenada, mexendo bem até obter um creme homogêneo. A quantidade deve ser de acordo com o comprimento e volume dos seus fios (lisos, cacheados ou crespos).

2.  Em seguida, desembarace bem o cabelo e separe os fios em 5 partes, sendo 1 no topo da cabeça, 2 em cada lateral da parte da frente e 2 na parte de trás, próximas à nuca. Use um prendedor para separar e firmar cada mecha.

3.  Agora, pode aplicar a mistura que você preparou anteriormente no cabelo. Comece pelas mechas da nuca, soltando uma de cada vez e usando um pincel para aplicar o produto. Calcule 4 ou 5 dedos de distância da raiz, se o seu cabelo for longo, e apenas 2 dedos, no caso de quem tem as madeixas curtinhas.

4.  Aplique a mistura com o pincel da seguinte forma: pincele mais levemente no começo da mecha, cuidando para que a pincelada fique mais alta nas extremidades e alternando com uma mais abaixo da mecha. Repita uma pincelada mais abaixo e outra mais alta e assim sucessivamente. Concentre a aplicação nas pontas.

5.  A dica para evitar o efeito marcado entre a cor natural do cabelo e a cor das mechas é pincelar a mistura de forma desigual. Desta forma, mas mechas ficarão com um efeito bem mais natural.

6.  Feito isso, após terminar de aplicar o produto nas mechas próximas à nuca, envolva-as com papel alumínio para evitar que manchem as outras que ainda não foram descoloridas.

7.  Em seguida, solte as mechas laterais e repita o mesmo passo a passo anterior e envolva-as com papel alumínio. Faça isso em todo o cabelo até chegar às mechas do topo da cabeça.

8.  Assim que terminar a aplicação em todas as mechas, aguarde um tempo de cerca de 15 minutos e abra o papel alumínio para verificar se as mechas atingiram o tom desejado. Se sim, siga o próximo passo abaixo. Se não, vá fazendo intervalos de tempo até conseguir a tonalidade desejada.

Quando atingir o tom desejado, retire o produto das madeixas, lavando bem os fios com um shampoo e condicionador próprios para cabelos quimicamente tratados.

10.  A dica é fazer uma hidratação capilar logo após o procedimento para evitar o ressecamento comum causados pelo uso de produtos químicos. Prontinho! Finalize como de costume.

Como cuidar do cabelo após as mechas californianas para morenas?

Depois de fazer as tão sonhadas mechas californianas em morenas, é preciso tomar alguns cuidados para manter o visual sempre em dia depois da aplicação da técnica. Nada de desleixar depois de ver o resultado no espelho, viu? Pois ele pode mudar se você não aumentar os cuidados diários com os fios. Veja, a seguir, quais são os principais deles:

Use produtos específicos

O processo de descoloração (e coloração, em alguns casos) pode danificar os fios, causando o ressecamento e podendo levar a problemas como elasticidade, queda e quebra, por exemplo. Por isso, a primeira dica é para que você use sempre produtos específicos para cabelos quimicamente tratados para evitar todos eles.

Além do shampoo e condicionador, máscaras de hidratação, um bom protetor térmico (no caso de quem usa secador, chapinha ou babyliss) e leave-in com ingredientes e funções específicas são interessantes para esse tipo de cabelo após fazer as mechas californianas, já que poderão ajudar a devolver a maciez e brilho, além de protegê-los de outros danos.

Aposte em hidratações

Fazer hidratações pelo menos uma vez por semana pode ajudar a repor a umidade (água) perdida pelos fios e combater com tudo o ressecamento causado pelas substâncias químicas usadas durante a aplicação das mechas californianas para morenas. Para isso, a máscara de hidratação deve ser específica para cabelos quimicamente tratados, como já falamos anteriormente.

Faça manutenções

Como foi dito no início desse artigo, a praticidade das mechas californianas ajuda para que as manutenções ou retoques não precisem ser feitos de forma frequente, como acontece com a maioria das demais técnicas de clareamento capilar. Neste caso, o retoque poderá ser feito a cada 3 meses, de preferência, em um salão de beleza (mesmo que você tenha feito em casa) para evitar danos aos fios já sensibilizados.

Fotos de mechas californianas em morenas

Depois de conhecer tudo sobre as mechas californianas para morenas, que tal dar uma olhada em algumas fotos para se inspirar e fazer as suas para a próxima temporada de verão?!

Videos do nosso Canal no Youtube

Sobre o autor

Raiane

/* ]]> */