Beleza Cabelos

Mechas californianas em negras: confira dicas e passo a passo

As mulheres negras são, desde o primeiro instante que pisam na terra, um exemplo de beleza feminina das mais exuberantes. Uma mistura de força com exoticidade, as beldades de origem afro chamam a atenção por onde passam, principalmente quando o assunto são os seus cabelos cacheados e crespos.

Quando bem cuidados e coloridos nas tonalidades que evidenciam a cor da pele negra, além de combinados com uma make up poderosa, estes podem deixar qualquer mulher com um visual de uma princesa do Ébano na frente do espelho! Por isso, no artigo de hoje, você vai conhecer as mechas californianas em negras, que podem oferecer uma maior luminosidade e brilho aos fios e deixar o look ainda mais digno de uma deusa terrena.

Quer conhecer dicas e o passo a passo de como fazer mechas californianas para negras? Então, continue de olho nos próximos parágrafos desse artigo e descubra como clarear as madeixas poderá ajudar a iluminar ainda mais o visual e destacar a beleza natural da pele negra. Vem comigo!

O que são as mechas californianas?

As mechas californianas são uma técnica de clareamento capilar que visa iluminar o cabelo, mas sem que você precise colori-lo ou descolori-lo por completo. Na verdade, a ideia é criar o chamado visual praiano, com as pontas loiras, no qual os fios parecem ter sido “queimados pelo sol”.

A técnica surgiu inspirada no visual das surfistas das praias da Califórnia – daí, o nome -, que usavam parafina nas pontas dos cabelos para deixá-las mais claras em relação ao restante dos fios. Como não existe a possibilidade de deixar as nossas madeixas queimarem no sol, já que os raios UV podem penetrar na fibra capilar e danificar os fios, você pode fazer isso através da aplicação das mechas californianas.



Antes, elas eram febre apenas entre mulheres com cabelos e pele claros, devido ao preconceito de morenas e negras com tons de loiro nos fios. Hoje, principalmente depois que celebridades como Beyoncé e Alesha Dixon aderiram à tendência, isso virou coisa do passado! SIM! Você, morena ou negra, pode clarear as suas madeixas com as mechas californianas.

Aliás, a técnica fica ainda mais linda em cabelos cacheados ou crespos, já que o volume e a textura dos fios dão força ao visual e deixam a técnica ainda mais aparente, com os pontos iluminados com mais movimento. No entanto, para isso, é preciso tomar alguns cuidados especiais…

Como assim? É o seguinte: em geral, mulheres negras costumam ter os cabelos cacheados ou crespos, o que significa um maior cuidado em relação à aplicação de produtos químicos, como é o caso dos descolorantes e tinturas. Isso porque o cabelo afro é naturalmente mais fino e mais seco, já que a oleosidade do couro cabeludo não consegue chegar até o comprimento dos fios por conta do formato de “mola”.

Veja também: Mechas californianas para morenas: dicas para fazer e passo a passo

Além disso, quando se faz descoloração e clareamento perde-se água, proteínas e fibras. Quanto maior o tempo que o produto ficar no fio, maior será a perda e, ainda, quanto mais clara for a cor do loiro, maior será a possibilidade de o fio começar a ficar elástico.

Sendo assim, o seu cabelo afro poderá sofrer com a oxidação (desgaste), perda de proteínas, aminoácidos e emolientes responsáveis pela estrutura da fibra capilar, tornando-o mais ressecado que o natural e, ainda, quebradiço. Então, nada de dar mole, ok?!

Quais os tons ideais de mechas californianas em negras?

Como muitas beldades já mostraram por aí, as mechas californianas em negras podem ser feitas nas mais diversas tonalidades. No entanto, para não causarem grandes contrastes e consequente “choque” na aparência, além de deixar o visual mais bonito, é preciso criar uma harmonia entre a cor da pele e a tintura.

Em geral, os tons mais quentes, como acobreados, dourados, chocolate e mel, são boas pedidas para quem quer investir nas mechas californianas. A dica, na verdade, é para que se utilize tons até três vezes mais claros que a cor natural dos seus fios para dar lugar a um look mais natural, como se você tivesse o adquirido depois de umas boas férias na praia.

As mechas californianas são feitas em até cinco dedos abaixo da raiz, no caso de cabelos compridos, e até dois dedos, para quem tem cabelos curtinhos. Além disso, elas podem ser feitas a partir de uma descoloração ou coloração com tintura permanente ou tonalizante, sendo esta segunda opção a mais saudável para as madeixas, já que agride menos os fios.

Cuidados antes de fazer as mechas californianas em negras

Antes de apostar nas mechas californianas em negras é necessário tomar algumas medidas preventivas para evitar danos aos fios, dentre eles:

Tratamento com queratina

Lembre-se sempre: o cabelo afro é mais fino e ressecado. Sendo assim, ele é considerado bem mais sensível do que qualquer outro, o que requer maiores cuidados, como a preparação para o procedimento. Para isso, o ideal é que seja feito um tratamento à base de queratina para encorpar os fios e, desta forma, reduzir o risco de quebra durante o clareamento.

Cabelo saudável

É imprescindível que você esteja com o cabelo saudável antes de fazer as mechas californianas. Isso porque, além de o cabelo afro ser naturalmente mais seco e fino e, portanto, frágil, o processo de descoloração (e coloração, em alguns casos) também é bastante agressivo, o que poderia ocasionar danos até irreversíveis às suas madeixas se estiverem com algum problema previamente.

Sendo assim, a dica é para que você procure um profissional de beleza especializado em coloração e descoloração para diagnosticar como anda a saúde dos seus fios e, em caso de algum problema, indicar o melhor tratamento para você seguir antes de aplicar as mechas californianas.

Cabelo em um só tom

Quer evitar que os seus cabelos fiquem manchados após a aplicação das mechas californianas ou que elas não clareiem da maneira desejada? Então, cuide para que os seus fios estejam em um só tom na hora de fazer a técnica.

Se você já estiver com alguma coloração, a dica é conversar com um profissional de beleza antes para achar uma forma de criar uma base para as madeixas para receber a descoloração.

Descoloração no tempo certo

Esse é um dos fatores que também vai definir o tom das suas mechas californianas: o seu cabelo em si. Alguns tipos capilares aceitam bem procedimentos de descoloração, mas outros, no entanto, não conseguem abrir o tom desejado apenas com essa técnica.

Se este for o seu caso, não faça a descoloração “forçada”, pois o processo poderá ressecar as madeixas de forma profunda, causando ressecamento excessivo, quebra, elasticidade, queda e outros problemas que podem até mesmo levar ao corte químico. Portanto, respeite o seu cabelo e o limite que ele aguenta de descoloração, ok?

Produtos profissionais e confiáveis

Para fazer as mechas californianas em casa, é preciso estar segura com a prática para descolorir os fios. Portanto, se este não for o seu caso, a dica é procurar um profissional no salão de beleza para realizar o procedimento, ok?

Já para quem já está prontinha para fazer tudo sozinha, o ideal, então, é investir sempre em produtos profissionais e confiáveis, evitando aqueles mais baratos e que podem danificar os seus fios. Afinal, muitas vezes, o barato pode sair mais caro no fim das contas, concorda?

Existe no mercado de cosméticos uma série de produtos especializados para mechas californianas em negras que oferece um resultado final satisfatório e com preço acessível. Pesquise bem antes de comprar e poderá encontrar marcas de confiança com promoções incríveis e que valem super a pena!

Como fazer mechas californianas em negras? Veja passo a passo

Agora que você já sabe tudo sobre as mechas californianas em negras, quais são os tons recomendados e cuidados antes de aderir à tendência, chegou a hora de saber como aplicá-las em casa:

Você vai precisar de:

  • Pente ou agulha própria para fazer mechas;
  • Água oxigenada (30 volumes abre até 3 tons e é indicada para cabelos castanhos, enquanto a de 40 volumes abre até 4 tons e é recomendada para cabelos escuros);
  • Prendedores;
  • Papel laminado;
  • Pó descolorante.

Como fazer:

Passo 1: A primeira coisa que você precisa saber para fazer as mechas californianas é que os seus cabelos precisam estar sujos e secos para que a cor fixe melhor.

Passo 2: Agora, prepare a mistura para descolorir os fios. Para isso, basta colocar em um recipiente de plástico 2 medidas de pó descolorante para 1 medida de água oxigenada, mexendo bem até obter um creme homogêneo. A quantidade deve ser de acordo com o comprimento e volume dos seus fios (cacheados ou crespos).

Passo 3: Em seguida, desembarace bem o cabelo e separe os fios em 5 partes, sendo 1 no topo da cabeça, 2 em cada lateral da parte da frente e 2 na parte de trás, próximas à nuca. Use um prendedor para separar e firmar cada mecha.

Passo 4: Agora, pode aplicar a mistura que você preparou anteriormente no cabelo. Comece pelas mechas da nuca, soltando uma de cada vez e usando um pincel para aplicar o produto. Calcule 4 ou 5 dedos de distância da raiz, se o seu cabelo for longo, e apenas 2 dedos, no caso de quem tem as madeixas curtinhas.

Passo 5: Aplique a mistura com o pincel da seguinte forma: pincele mais levemente no começo da mecha, cuidando para que a pincelada fique mais alta nas extremidades e alternando com uma mais abaixo da mecha. Repita uma pincelada mais abaixo e outra mais alta e assim sucessivamente. Concentre a aplicação nas pontas.

Passo 6: A dica para evitar o efeito marcado entre a cor natural do cabelo e a cor das mechas é pincelar a mistura de forma desigual. Desta forma, mas mechas ficarão com um efeito bem mais natural.

Passo 7: Feito isso, após terminar de aplicar o produto nas mechas próximas à nuca, envolva-as com papel alumínio para evitar que manchem as outras que ainda não foram descoloridas.

Passo 8: Em seguida, solte as mechas laterais e repita o mesmo passo a passo anterior e envolva-as com papel alumínio. Faça isso em todo o cabelo até chegar às mechas do topo da cabeça.

Passo 9: Assim que terminar a aplicação em todas as mechas, aguarde um tempo de cerca de 15 minutos e abra o papel alumínio para verificar se as mechas atingiram o tom desejado. Se sim, siga o próximo passo abaixo. Se não, vá fazendo intervalos de tempo até conseguir a tonalidade desejada.

Passo 10: Quando atingir o tom desejado, retire o produto das madeixas, lavando bem os fios com um shampoo e condicionador próprios para cabelos quimicamente tratados. A dica é fazer uma hidratação capilar logo após o procedimento para evitar o ressecamento comum causados pelo uso de produtos químicos. Prontinho! Finalize como de costume.

Cuidados após fazer as mechas californianas em negras

Depois de fazer as suas mechas californianas para negras, é claro que você não vai querer ficar estragar o visual que conseguiu na frente do espelho por falta de cuidados adequados, certo? Pois bem! A seguir, você vai conhecer os principais deles e entender porque não deve esquecer deles:

Evite técnicas de alisamento

Seja por meios mecânicos ou químicos, não é recomendado apostar em técnicas de alisamento depois de apostar nas mechas californianas. Portanto, procure passar bem longe do secador, chapinha ou escovas progressivas. Eles só ajudarão a ressecar ainda mais os seus fios e, com isso, causar problemas como elasticidade, queda e quebra.

Faça hidratações

Aposte em hidratações pelo menos uma vez por semana para ajudar a repor a umidade (água) perdida pelos fios e combater com tudo o ressecamento causado pelas substâncias químicas usadas durante a aplicação das mechas californianas para morenas. Para isso, a máscara de hidratação deve ser específica para cabelos quimicamente tratados.

Use produtos específicos

O processo de descoloração (e coloração, em alguns casos) pode danificar os fios e causar vários problemas, como queda e quebra, por exemplo. Por isso, o ideal é que você use sempre produtos específicos para cabelos quimicamente tratados para evitar todos eles.

Além do shampoo e condicionador, máscaras de hidratação, um bom protetor térmico (no caso de quem usa secador e chapinha) e leave-in com ingredientes e funções específicas são interessantes para esse tipo de cabelo após fazer as mechas californianas, já que poderão ajudar a devolver a maciez e brilho, além de protegê-los de outros danos.

Faça manutenções

As mechas californianas são bem prática e, por isso, não necessitam que as manutenções ou retoques sejam feitos de forma frequente, como acontece com a maioria das demais técnicas de clareamento capilar. Se você aderiu à tendência de visual praiano, o retoque poderá ser feito a cada 3 meses, de preferência, em um salão de beleza (mesmo que você tenha feito em casa) para evitar danos aos fios já sensibilizados.

Fotos de mechas californianas em negras

Gostou de tudo o que leu sobre as mechas californianas em negras? Pois bem! A seguir, você verá algumas fotos para se inspirar e começar a pensar na mudança de visual para o próximo verão a partir de agora!

Videos do nosso Canal no Youtube

/* ]]> */