Beleza Cabelos

Mechas efeito tartaruga: como fazer em casa + 15 fotos inspiradoras

A tendência de cores, iniciada lá em meados de 2015, volta à tona como o estilo do próximo verão, trazendo movimento, profundidade e expressão aos cabelos. Característica desse penteado da moda: transições suaves e pouco contraste. Explicamos o visual favorito das estrelas e como funciona a técnica de tingimento para a tendência das mechas efeito tartaruga.

Inspirada nas suas cores marcantes, a aparência da carapaça de tartaruga no cabelo é definida pela suave transição de cor entre o loiro e o marrom. Essa coloração que parte de uma suavidade contrastante entre as duas cores, iguala as cores do casco da tartaruga, criando esse efeito que as celebridades adoram.

Da linha da raiz dos cabelos até os ouvidos, o cabelo tem uma tonalidade escura, num tom marrom, antes da transição para uma tonalidade loira clara. Tornando as pontas cada vez mais claras.

Mas esse é um efeito que não necessariamente precisa ser feito nos salões de beleza. Por mais complicado que pareça, se você tiver um pouco de técnicas em cabelos, pode optar por fazer em casa.

O que você precisa saber antes de começar

Antes de começar a botar a mão na massa, saiba algumas das características dessa coloração que te guiará para chegar ao efeito desejado:

  • Transições suaves e pouco contraste;
  • Cor da base escura, extremidades de cabelo de cor clara;
  • Luz fica em todo o cabelo;
  • Sem franjas: destaques emoldurando o rosto;
  • Cabelo beijado pelo sol: nuances naturais de loiro e marrom.

Veja também:

Mas quem pode usar esse efeito nos cabelos?

Partindo do princípio que o olhar é muito natural e individualmente adaptável a qualquer cor de cabelos, as mechas efeito tartaruga atendem a qualquer mulher.

Combinar essa mistura de cores com o seu próprio tom de pele é tão importante quanto qualquer outra tendência de cores. Os tipos de pele, desde as mais claras até as mais escuras, devem abandonar a versão loira clara e escolher tons marrons com detalhes correspondentes, como ouro, caramelo ou mogno.

Certamente, a interação de cores é melhor exibida pelos cabelos longos. Elegantemente estilizados com uma divisão ao centro, ou cacheados com uma separação lateral discreta. os destaques revelam seu efeito brilhante em toda a sua glória.

Seguindo esses conselhos básicos, você não errará na hora de fazer suas mechas efeito tartaruga.

Técnica de aplicação

Em vez da técnica de folhas de papel laminados, que é mundialmente conhecida e utilizada na maioria dos salões profissionais, o método de balayage também pode ser aplicado nesse processo caseiro.

O corante ou alvejante é aplicado aos fios individuais de diferentes espessuras em vários intervalos – somente onde você quer os destaques. Esta técnica de tingimento cria um efeito suave e natural.

View this post on Instagram

#efeitotartaruga mechas ao ar livre #hair

A post shared by Studio Liss – Beauty Hair (@studiolissbeautyhair) on

Escolha certa da cor

Primeiro de tudo, se seus cabelos têm uma coloração natural em tons de castanho escuro ou mesmo pretos, escolha uma cor loira clara para fazer o processo de tingimento. Lembre-se de descolorir seus cabelos se eles forem muito escuros.

Caso contrário, seu cabelo pode não parecer tão leve quanto você quiser. A cor final dependerá da sua cor de cabelo natural.

Se seus cabelos naturais são mais claros e quentes como um castanho claro chegando a um marrom claro, escolha loiros ou dourados, nas pontas. Procure um tom caramelo ou mel para uma aparência quente e natural.

Os tons dourados ficam incrivelmente ótimos para quem possui esses tons de cabelos naturais. Tente destaques em vermelho, ouro ou cobre.

View this post on Instagram

🍁🌞🌻 #fallhair #maplesyrup #brunettehair

A post shared by Gigi (@thehairphix) on

Aplicando a tinta nos cabelos

  1. Coloque uma toalha em volta dos ombros e uma camisa velha para a aplicação da tintura de cabelo. Siga as instruções no seu kit de realce para preparar seu corante. Também é aconselhado colocar luvas de plástico descartáveis para evitar manchas nas mãos.
  2. É ideal que para o processo você vai precisar começar com o cabelo seco e limpo para a melhor aplicação da tintura. A fórmula de preparação da tintura incluída no seu kit vem com todos os ingredientes que você precisa para a aplicação no cabelo, com um passo a passo, basta seguir as instruções.
  3. Teste uma tira de cabelo antes de começar a aplicar. Escolha um pequeno pedaço da camada inferior do seu cabelo e aplique apenas um pouco de corante para ele. Deixe-o processar pelo período de tempo instruído, enxágue o corante e verifique a cor.Isso permite que você verifique a cor do corante e certifique-se de que seu cabelo não tenha reações negativas a tinta.
  4. Separe seu cabelo em 3 partes. Desenhe a ponta final de um pente de orelha a orelha em uma linha para separar seu cabelo em seções superior, média e inferior. Deslize os laços de cabelo ao redor das seções superior e média e mova-os para os lados, ou puxe-os em pequenos bolos para que você possa trabalhar na parte inferior primeiro.
  5. Separe uma mecha de cabelo na parte inferior. Aplique o corante com os dedos ou o pincel do kit de tintura. Segure a mecha com a mão e mergulhe os dedos ou o pincel de tinta no corante. Em seguida, pinte suavemente o corante na faixa de cabelo com a outra mão, aplicando-o com mais força na parte inferior e diminuindo ao atingir os comprimentos médios.
  6. Você pode pintar o cabelo o mais próximo possível das raízes, mas a maioria dos estilos de mecha efeito tartaruga tendem a desbotar no meio do caminho. Escolha uma mecha do outro lado da cabeça e repita o processo de aplicação, indo e voltando da frente para trás.
  7. Depois de concluir a camada inferior, você pode separá-la suavemente com uma presilha de cabelo. Em seguida, repita o processo com as seções do meio e do topo do seu cabelo.
  8. Depois de adicionar a coloração, verifique sua caixa de corantes para ver quanto tempo você deve esperar para deixar o processo da tinta fazer efeito – normalmente, é de cerca de 20 a 30 minutos. Em seguida, lave a tinta com o shampoo incluído no pacote e siga-o com uma camada espessa da máscara tonificante, se estiver incluído.
  9. Deixe a máscara tonificadora durante o tempo indicado, depois lave-a no chuveiro. Lembre-se que quanto mais tempo você deixar o processo de tingimento, mais claros serão suas mechas efeito tartaruga.

Mantendo suas mechas efeito tartaruga

Para manter suas mechas efeito tartaruga com uma aparência radiante, opte por um combo de xampu e condicionador de correção de cores que não desbotará seu corante prematuramente. Usar produtos feitos para cabelos tingidos também evita que os seus reflexos fiquem escuros ou agressivos.

Se você tem um cabelo loiro natural, evite que os seus reflexos se tornem agressivos ou amarelos usando xampu roxo uma ou duas vezes por semana. No entanto, não o use com muita frequência, pois pode dar ao seu cabelo uma tonalidade roxa.

E por fim, aplique uma máscara de cabelo uma vez por semana para hidratar seus fios. Mesmo a pequena quantidade de tintura de cabelo usada na descamação pode secar seus fios, deixando-os rígidos e difíceis de pentear. Para manter o cabelo saudável, aplique uma máscara de cabelo hidratante uma vez por semana.

Videos do nosso Canal no Youtube

/* ]]> */