O loiro é o tom de cabelo mais desejado pela maioria das mulheres no mundo todo. Especialmente no Brasil, onde o clima é tropical e abençoado com a luz solar por quase todos os dias do ano, é bem comum a preferência de mulheres por madeixas claras.
Afinal, os fios loiros deixam a cabeleira com efeito mais brilhoso e natural, combinando com cada estação do ano, além de deixar um certo tom de jovialidade, elegância e sofisticação por parte de quem adere à tonalidade. Não é à toa que elas são as preferidas também entre os homens, que são super chegados em uma bela loira, principalmente se for daquela de parar o trânsito.
Atualmente, existe uma gama enorme de técnicas de clareamento de cabelos com diferentes objetivos e tonalidades e que costuma deixar as candidatas aos fios loiros confusas na hora de escolher a melhor ou ideal para clarear os seus. Há aquelas que clareiam o cabelo totalmente – o que costuma ser uma atitude radical para entrar no universo das loiras – e aquelas que dão apenas luzes ou reflexos claros nos fios de forma que eles pareçam mais naturais.
São as chamadas mechas loiras, que são o assunto do nosso artigo de hoje. Elas podem variar desde mechas californianas, luzes, reflexos, ombré hair, sombré, baby lights e toda uma infinidade de técnicas utilizadas nos salões de beleza para clarear os fios de acordo com a época do ano e gosto de cada pessoa.
Elas trazem consigo estilos e tonalidades restritas à cada uma, sendo uma ótima ideia para quem está em busca de repaginar o visual sem causar um “choque” muito radical.
Se você quer caprichar no look com as mechas loiras, mas não sabe o tom certo para o seu cabelo, como fazer e nem como cuidar, continue lendo esse artigo até o final que eu te conto tudo isso e muito mais. Vem comigo!
Técnicas
Luzes
É o modelo mais clássico de clareamento dos cabelos. Consistem em mechas loiras bem finas feitas a partir da raiz até o comprimento dos fios e pontas. As luzes são mais indicadas para mulheres que querem mudar o look, mas sem causar um estranhamento repentino e desagradável ao olhar no espelho.
Por fazer sucesso durante tantos anos nos salões de beleza pelo mundo, elas podem ser feitas em qualquer período do ano, nunca sendo considerada uma técnica fora de moda. Veja, a seguir, algumas fotos para se inspirar!
Ombré Hair
Também é uma das técnicas mais pedidas nos salões de beleza. O Ombré Hair nada mais é do que um modelo de clarear os fios a partir da cor natural da raiz. A ideia é dar um efeito ensolarado aos fios, em forma de degradê, na qual a tonalidade vai ficando mais clara à medida que chega às pontas dos cabelos.
É ideal para quem quer dar um up no visual, mas sem fazer uma transformação muito radical. Ainda, o mais interessante é que a técnica pode ser utilizada em todos os tipos e cores de cabelo, já que é bem versátil em relação aos tons que podem ser empregados de acordo com a cor natural de cada um.
Confira abaixo algumas fotos para se inspirar!
Mechas californianas
Para quem gosta do famoso efeito “queimado do sol”, as mechas californianas são as ideais. São nada mais do que o clareamento das pontas dos cabelos inspirada nas surfistas da Califórnia, que exibem as suas pontinhas mais claras devido ao contato excessivo com o sol.
Muito versáteis, elas podem ser feitas em diferentes tonalidades, o que permite que sejam feitas em qualquer mulher, independente do tipo de cabelo e cor de pele. Veja algumas lindas fotos para correr e fazer as suas!
BabyLights
É uma técnica bastante parecida com as luzes, já que o clareamento também é feito a partir de mechas finas de cabelo. A única diferença é que a Babylights tende a deixar essas mechas mais claras ainda, em tons semelhantes aos cabelos de bebês loiros, o que a torna ainda mais natural. Daí, o seu nome, que em tradução livre para o português significa “Luzes de Bebê”.
Confira algumas fotos para saber qual é o resultado da técnica de clareamento de fios:
Reflexos
É uma das técnicas mais empregadas no caso de quem deseja um cabelo praticamente todo loiro, mas sem pintá-lo na íntegra. Trata-se de mechas bem largas, feitas da raiz às pontas do cabelo, com a ajuda de um papel alumínio.
O efeito é de um loiro mais marcado, ideal para quem gosta de chamar a atenção e não tem medo de ousar com uma mudança de look bem radical. Veja algumas fotos para se inspirar!
Efeito tartaruga
Como o nome já diz, trata-se de uma técnica que utiliza alguns tons mais escuros de loiro – como marrom, mel e dourado – para dar um efeito nos cabelos bem parecido ao de um casco de tartaruga. É ideal para quem quer ficar loira, mas sem radicalizar demais no visual.
Confira algumas fotos e veja como a técnica deixa os fios lindos e brilhosos!
Sunkiss
Trata-se de uma técnica ideal para morenas e que costuma ser bastante utilizada principalmente no verão. O objetivo é dar um efeito mais natural, utilizando tonalidades mais escuras de loiro em vez de tons claros ou platinados.
O resultado final das mechas sunkiss é de um look bem praiano, levando à impressão de que o cabelo foi queimado levemente pelo sol e ficou um pouco mais claro. Confira, a seguir, algumas fotos para entender como funciona a técnica.
Invisible lights
Também é um modelo de luzes bem finas no cabelo, mas sem deixar os fios loiros. A diferença entre a Invisible Lights, as luzes tradicionais e a BabyLights é que esta primeira é feita com mechas tão finas que ficam praticamente imperceptíveis nos cabelo, sendo confundidas com a cor natural dos fios.
Daí, o seu nome, que em tradução livre para o português significa “Luzes Invisíveis”. Apesar de parecerem sem graça em um primeiro momento, elas são lindas e podem ser feitas tanto em loiras quanto em morenas.
Veja algumas fotos para se inspirar!
Sombré Hair
Apesar de bem parecida com o Ombré Hair, a técnica do Sombré Hair consiste em um clareamento dos fios também em degradê, só que possibilitando um contraste menor entre a raiz e o comprimento do cabelo, o que torna o efeito mais natural do que o Ombré Hair.
Confira abaixo algumas fotos para entender a técnica do Sombré!
Balayage
Trata-se de uma técnica de clareamento dos cabelos feita à mão livre e em várias tonalidades de loiro. O cabeleireiro escolhe as mechas e tons que serão aplicadas no seu cabelo de forma aleatória, proporcionando um efeito natural de mechas loiras.
Veja algumas fotos de balayage para se inspirar!
Bronde
Trata-se de uma técnica que utiliza a união do marrom e do loiro para dar um tom mais natural às madeixas. Por isso, ele é ideal para morenas, uma vez que deixa os fios em uma cor mais quente e menos radicalizada.
A ideia é deixar o tom amarronzado como base no cabelo para que o loiro dê nuances douradas aos fios, deixando o look mais iluminado. Confira abaixo algumas fotos de bronde hair para entender como funciona essa técnica.
Mechas 3D
Esse modelo de clareamento dos fios aposta em mechas loiras feitas a partir da cor natural do cabelo, intercalada com nuances mais claras, médias e escuras para criar um efeito de luz e sombra, provocando a ilusão de mais movimento e volume.
A ideia principal é dar mais volume aos cabelos, principalmente no caso daquelas mulheres que não têm muito cabelo e querem dar um up no visual.
Veja algumas fotos de mechas 3D para se inspirar!
Mechas marmorizadas
São mechas loiras que seguem o corte e movimento do cabelo para dar um tom mais natural aos fios. O objetivo principal é criar pontos de luz nos fios, iluminando e valorizando mais o rosto da mulher.
A técnica colore e descolore os cabelos ao mesmo tempo, com um efeito de tom sobre tom, o que deixa o look ainda mais natural. Um dos focos é deixar a parte da frente do cabelo bem claro, o que define ainda mais os traços do rosto.
Confira, a seguir, algumas fotos para se inspirar!
Mechas texanas
São conhecidas como um novo modo de fazer o Ombré Hair. No entanto, o que as diferencia deste último é que, apesar de também ser feita em degradê, a técnica é executada por baixo das madeixas, e não no lado externo, como o Ombré.
Além disso, as mechas texanas começam já a partir da altura do nariz, enquanto o degradê do Ombré Hair se inicia bem próximo da raiz, a cerca de quatro centímetros. A técnica para fazer as texanas utiliza até quatro tons abaixo da cor natural dos fios para dar um efeito ainda mais natural ao visual.
Veja algumas fotos para se inspirar!
Mechas tiger eye hair (“Cabelo olho de tigre”)
Consiste em uma técnica de iluminar o cabelo a partir de nuances que lembram a cor dos olhos de um tigre. Daí, o nome “”tiger eye hair“, que em tradução literal para o português quer dizer “cabelo de olho de tigre“. Várias famosas já apostaram nesse tipo de mechas loiras para esbanjar beleza nos palcos ou telinhas, como é o caso da musas Jessica Alba e Jennifer Lopez.
Para aderir ao estilo tiger eye hair, basta clarear as madeixas sutilmente, apostando em reflexos em tons de caramelo, marrom, cobre e dourado, para dar o efeito semelhante à cor dos olhos do felino nos fios. A técnica é recomendada para mulheres com cabelos escuros e que desejam iluminar o visual, mas sem precisar apostar em algo muito radical. No caso, essas cores mais quentes darão às madeixas mais luminosidade a partir de um fundo de contraste e profundidade, além de deixar os fios com aparência mais natural.
Veja algumas fotos para se inspirar!
Mechas caramelo
Mais uma da série de nuances que já entregam o seu nome, as mechas caramelo também são feitas a partir de tons de loiro mais fechados, que lembram a cor desse saboroso doce. Assim como a técnica anterior, esta aqui também pode ser a aposta perfeita de morenas com cabelos escuros, que podem apostar na trend sem deixar o visual muito chamativo, especialmente no verão.
Apesar de lindas, as mechas “caramelizadas” não são tão democráticas, devido às cores mais quentes, o que quer dizer que eles podem ser feitas apenas por pessoas com peles rosadas ou avermelhadas, de preferência. Em mulheres com essas características, esse tipo de mecha loira costuma deixar o look mais jovem e iluminado.
Veja algumas fotos para se inspirar!
Mechas contour
Lembra da técnica de contorno de maquiagem, que muitas mulheres utilizam para realçar alguns traços do rosto e afinar outros? Pois bem! Esse é o mesmo segredo da técnica de clarear o cabelo conhecida como mechas contour. Seguindo a mesma ideia, as mechas criadas pelo diretor artístico do famoso salão de Londres Charles Worthington, Marc Trinder, esse tipo de mecha ganhou a Europa e, mais recentemente, virou tendência no Brasil para clarear o cabelo das vaidosas nas temporadas de verão.
Apostando em tons claros e escuros para criar luz e sombras em determinados pontos do rosto, a fim de disfarçar alguns traços e evidenciar outros, as mechas contour são perfeitas para personalizar o loiro dos fios de acordo com o formato de cada rosto, além de tirar a atenção de imperfeições ou traços que a mulher queira mostrar ou esconder.
Aproveite para conferir algumas fotos e se inspirar!
Como fazer mechas loiras?
A forma de fazer as mechas loiras vai depender da técnica que você escolher para clarear o cabelo. Em geral, as toucas com furinhos servem para fazer as mechas mais finas, como as luzes, BabyLights e Invisible Lights, por exemplo.
Já para fazer os demais estilos de mechas loiras, podem ser utilizadas várias técnicas, dentre elas a descoloração ou coloração com papel alumínio, na qual são colocados papelotes envolvendo cada mecha. Ou, ainda, aquela em que o cabeleireiro escolhe aleatoriamente as mechas à mão livre, a fim de resultar em um efeito bem natural nos fios loiros, como a balayage, por exemplo.
Enfim, o modo de fazer cada um dos tipos de mechas loiras vai depender do estilo que você escolher. A dica é conversar com o seu cabeleireiro de confiança para uma orientação melhor sobre o melhor procedimento para o seu cabelo alcançar o tão sonhado tom de loiro.
Como escolher o tom ideal para o meu cabelo?
Depois de escolher qual será a técnica utilizada para fazer as suas mechas loiras, a dica é escolher o tom ideal para o seu cabelo e cor de pele. A ideia é deixar o look o mais natural possível, tornando o cabelo e a pele sempre harmônicos.
Apesar de ser uma questão de gosto, os maiores especialistas de todo o mundo apostam em algumas dicas essenciais para alcançar um visual bonito. Veja algumas delas:
Pele clara
De acordo com especialistas, mulheres com a pele clara devem optar por tons de loiro acinzentado, uma vez que essa costuma ser a tonalidade da raiz capilar de quem nasce com fios claros de verdade. Se quiser fugir do padrão, a dica é investir em tons de dourado, caramelo e mel para dar maior efeito de cabelo queimado do sol.
Pele morena
Nada melhor do que um tom de loiro dourado para combinar com mulheres com pele morena ou até mesmo orientais. Isso porque a tonalidade ilumina o visual e deixa o cabelo e pele harmônicos, de forma mais natural.
Combinado com a cor dos cabelos escuros, as mechas de loiro dourado fornecem nuances aos fios, deixando as madeixas iluminadas e naturais.
Pele negra
Para especialistas, o tom de loiro ideal para mulheres com a pele negra é o mel. Isso porque ele harmoniza bem com a tonalidade da pele e dos cabelos castanhos e pretos – cores comuns de cabelo dessas mulheres – deixa o look mais natural. Mas, é claro que, se a ideia for ousar no estilo com as mechas loiras, como já fez a diva pop Beyoncé, abuse dos tons claros à vontade.
Cuidados
Todo mundo sabe que cabelos descoloridos ou tingidos tendem a ser mais danificados do que os cabelos virgens. Isso por causa da agressão das substâncias químicas presentes nos produtos descolorantes, que fragilizam a fibra capilar e deixam os fios com aspecto ressecado e quebradiço.
Por este motivo, os cuidados diários com as mechas loiras devem ser redobrados, de modo a cuidar da saúde dos cabelos e, é claro, manter a cor por mais tempo. Veja alguns deles:
- Lave os cabelos com produtos específicos para cabelos descoloridos (shampoos, condicionadores, leave-in, creme para pentear, etc.);
- Hidrate os cabelos semanalmente ou, pelo menos, a cada 15 dias;
- Evite lavar os cabelos em água quente;
- Faça umectações (nutrições) semanalmente com óleos capilares nos cabelos;
- Evite usar com frequência secador, chapinha ou babyliss;
- Evite mar ou piscina com freqüência;
- Evite exposição solar excessiva.
Gostou das dicas? Compartilhe!
Até a próxima!