Cabelos

Mechas marmorizadas: você faria? Veja algumas fotos e dicas!

A despeito de a preferência brasileira ainda ser pelos cabelos loiros, assim que o verão se vai, a busca por fios que não sejam tão claros começa a aumentar. Nesse contexto, as mechas marmorizadas ganham muito destaque.

Essa técnica é a ideal para as mulheres que querem iluminar suas madeixas sem, para isso, investir em um look loiríssimo. Pensando nisso, apresentamos, ao longo deste artigo, tudo o que você precisa saber para se manter antenada a mais essa incrível tendência. Boa leitura!

O que são as mechas marmorizadas?

As mechas marmorizadas são obtidas a partir da técnica de marmorização, método que consiste em aplicar coloração para, em seguida, utilizar a própria tinta que foi aplicada para efetuar a matização dos fios já clareados, conferindo maior rapidez ao processo e uma economia significativa na quantidade (e nos valores) dos produtos usados.

Como funciona essa técnica?

Essa técnica tem um funcionamento bem simples: o profissional aplica a cor desejada nos fios, podendo ser em áreas localizadas, em todo o cabelo ou apenas na raiz. A seguir, com a cor já aplicada, é realizada a marmorização por meio do clareamento dos fios com o auxílio do papel-alumínio.



Logo que se atinge o clareamento desejado, os papéis são retirados das mechas e os fios passam a ser massageados por cerca de 10 minutos. Esses passos são necessários para garantir que a tinta aplica realmente matize as mechas.

Depois, os produtos adequados são empregados na hidratação e na lavagem, a fim de realizar a devida fixação e assegurar a durabilidade dos tons. De modo geral, não há diferenças técnicas entre as mechas marmorizadas e as demais: o segredo reside na realização simultânea das técnicas de mechas e de cor.



Quais são os tons mais indicados para combinar com as mechas marmorizadas?

Conforme mencionado, os tons mais claros estão sempre em alta e, portanto, podem ser combinados de diversas formas, como mechas em 3D, sombré hair e ombré hair.

A gradação de tons claros e loiros tem valorizado sobremaneira o trabalho nos melhores salões da atualidade, gerando praticidade e beleza nos momentos de fazer retoques – que, aliás, são mais escassos nas mechas marmorizadas.

View this post on Instagram

#mechasmarmorizadas! #loirosvip

A post shared by Leticiasantos Espaço Vip ⭐️ (@leticiasantos_espacovip) on

Quais cuidados devem ser observados pelos profissionais?

Entre os cuidados que devem ser observados durante a aplicação da técnica de marmorização, encontra-se a necessidade de saber, com exatidão, o que se quer realizar.

A técnica de marmorização se reduz a evitar que as mechas que estão sendo clareadas sejam apertadas sobre a coloração aplicada no processo de execução, a fim de impedir que os cabelos fiquem manchados. Se o profissional da sua escolha seguir esse procedimento, não haverá erros.

Quais cuidados você deve observar com as suas mechas marmorizadas?

Se você resolveu que fará mechas marmorizadas, gostará de saber que os cuidados necessários para assegurar bons resultados começam com a escolha de um profissional competente e de confiança para realizar esse procedimento.

Além disso, até mesmo os cabelos que apresentam níveis mínimos de química precisam de produtos (condicionadores e shampoos) e cuidados específicos.

Tenha em mente que, após clarear os fios, você deverá seguir uma rotina semanal de hidratações. Logo, o mais indicado é usar ampolas e máscaras que propiciem um tratamento profundo de reconstrução. Na prática, todo cuidado é pouco, pois fios nutridos e hidratados são os verdadeiros responsáveis por uma cor mais brilhante e duradoura.

Confira, a partir de agora, algumas dicas que preparamos para ajudar você a cuidar das suas lindas mechas marmorizadas.

Evite água quente

Todas gostamos de tomar um banho quente no meio da noite, não é? Todavia, ao lavar o seu cabelo com mechas marmorizadas, é altamente recomendável utilizar água fria ou, no máximo, em temperatura ambiente.

Uma vez que a água quente abre todos os fios, ela os deixa mais frágeis e aumenta as chances de quebra durante o banho. Como se não bastasse, a água quente remove, também, as camadas protetoras naturais dos cabelos, deixando-os mais oleosos.

À medida que os fios que foram descoloridos são menos resistentes que os demais, os danos tendem a ser ainda maiores sobre eles.

Tenha cuidado ao ir para a piscina

A possibilidade de que os fios se tornem esverdeados é um risco que todas as loiras correm ao entrarem na piscina. Isso se deve à alta concentração de cloro na água.

Uma vez que não há tratamentos preventivos para esse tipo de dano, é imprescindível que você faça, antes de entrar na piscina, um coque bem apertado para reduzir o contato do cabelo com o cloro ou utilize uma touca impermeável (ideal para praticantes de natação).

View this post on Instagram

Loiro do dia #mechasmarmorizadas 💇🏼😍🌼😘

A post shared by Indra Omena (@indra_omena) on

Ao sair da piscina, faça uma hidratação para evitar que os fios se ressequem por mais tempo: utilize shampoo neutro para lavá-los e use uma máscara hidratante.

Evite, nos dias de piscina, usar chapinha ou secador, pois os seus cabelos precisarão de tempo para se recuperar de eventuais danos e “respirar”. Lembre-se, também, de usar bons protetores solares sempre que for a locais quentes, como uma praia ou clube de campo.

Os protetores solares mantêm o cabelo protegido do excesso de calor e evita que os fios percam suas propriedades naturais devido ao efeito nocivo das condições climáticas em dias quentes.

Retoque as suas mechas marmorizadas somente no salão

Você não deve, de modo algum, tentar retocar os fios em sua própria casa ou “dar um jeitinho” para que eles pareçam mais claros. Apesar dessa recomendação, ainda existem muitas mulheres que desejam retocar os fios claros de qualquer jeito em suas casas e, nesse afã, acabam jogando água oxigenada nas mechas marmorizadas.

A consequência é que, além de obter um tom laranja com um medonho aspecto de queimado, existem grandes chances de que os cabelos enfraqueçam irreversivelmente neste processo e acabe quebrando por inteiro.

Lembre-se de que, todas as vezes que você precisar de uma manutenção ou notar o desbotamento da coloração, a melhor saída é procurar o profissional que fez as suas mechas marmorizadas na primeira vez.

Certamente, ele saberá com precisão qual é o processo e quais são os produtos mais indicados para você, assegurando, dessa forma, resultados perfeitos e a manutenção da beleza de suas mechas marmorizadas!

Sobre o autor

Redação Tudo Ela

Site focado em publicar conteúdo atual e interessante sobre o universo feminino. Fazemos curadoria e pesquisamos dicas úteis para o dia-a-dia da mulher moderna. Saiba mais sobre nós.