Beleza Cabelos

Mechas texanas: conheça a técnica que ilumina o cabelo “por baixo dos fios”

Não dá pra falar em mudar o visual sem falar em loirice, concorda? É por isso que já existem no mercado beauté inúmeras técnicas para fazer mechas loiras e dar aquela repaginada que a gente busca no cabelo, principalmente quando o assunto é iluminar os fios. Depois das californianas, ombré hair, babylights e balayage, uma novidade que acaba de chegar ao Brasil pode ser a opção ideal para quem quer ficar loira, mas ainda morena. Oi? Não entendeu nadinha? Calma, que eu te explico, menina! Eu estou falando das mechas texanas

Consideradas uma versão evoluída do ombré hair, as nuances mais discretas clareiam o cabelo por baixo dos fios, em forma de degradê. A técnica é indicada para quem quer se tornar uma morena iluminada, ou seja, nem loira e nem morena, mas apenas iluminando o visual sutilmente. Além de garantir um look mais moderno e despojado, as mechas texanas prometem ser a mais nova boa pedida nos salões de beleza para clarear o cabelo sem criar um contraste muito radical na frente do espelho.

Quer saber como fazer mechas texanas e conferir as melhores dicas para cuidar dos seus fios iluminados? Então, continue de olho nos próximos parágrafos desse artigo que eu te mostro tudo. Vamos lá?!

O que são as mechas texanas?

As mechas texanas nada mais são que uma técnica de clarear o cabelo a partir da parte interna das madeixas e com efeito degradê, oferecendo uma iluminação mais suave ao visual. Apesar de serem consideradas uma nova versão do ombré hair, a grande diferença entre essas duas técnicas é que esta última clareia os fios a partir do comprimento e pontas na parte externa do cabelo, enquanto as texanas são executadas na parte interna dele.

No mais, as nuances começam na altura do nariz e utiliza até quatro tons mesclados até chegar às pontas, formando um degradê. A proposta deste estilo é proporcionar um sombreado despojado a partir da altura dos ombros, com efeito de fios “beijados pelo sol”. Por ficarem por baixo das madeixas, as mechas texanas oferecem um aspecto mais natural e sutil ao visual, sendo a aposta perfeita para quem quer fazer uma transformação mais discreta na aparência.

Quem pode apostar?



Além de lindas e modernas, a boa notícia é que as mechas texanas também são bastante democráticas, o que significa que elas podem ser feitas por qualquer mulher que queira clarear as madeixas de forma mais suave, deixando o visual iluminado mais discreto. Em geral, elas podem ser ideais para morenas que querem ficar meio loiras e meio morenas, a famosa morena iluminada.

Por outro lado, mulheres com cabelos loiros também podem investir nessa novidade, desde que escolha os quatro tons certos para harmonizar com a cor base dos fios. Na dúvida, a dica é conversar com um cabeleireiro de sua confiança, de preferência, especialista em colorimetria capilar, para avaliar o seu caso e indicar os melhores tons para fazer as suas mechas texanas.

Cabelos escuros costumam ficar lindos em tonalidades de caramelo, enquanto os cabelos claros podem apostar em tons de dourado. No mais, segundo os hairstylists do momento, o segredo para ter mechas texanas de sucesso é não escolher tons muito distantes um do outro e nem da cor base do cabelo ou da pele, para evitar criar contrastes no visual.

E não se esqueça que o corte de cabelo também pode fazer a diferença no resultado final. Para destacar ainda mais as suas mechas texanas, a dica é apostar em arranjos repicados ou em camadas. Para estilizar, as ondas largas nos fios podem sobressaltar as mechas, deixando o visual ainda mais bonito e despojado.

Como fazer mechas texanas? Veja passo a passo

Depois de conhecer mais sobre as mechas texanas, aposto que você deve ter ficado curiosa para saber como aderir à técnica no seu cabelo, estou certa? Pois bem! A primeira coisa que você precisa saber é que esse tipo de mecha precisa ser feita em um salão de beleza, já que apenas um profissional de beleza tem a experiência e conhecimento necessários para saber onde o cabelo deve ser mais ou menos colorido ou descolorido, oferecendo o resultado desejado.

No entanto, se você já tem habilidade em pintar o cabelo, pode arriscar e fazer as suas mechas em casa. A seguir, você vai conferir como fazer mechas texanas passo a passo:

Você vai precisar de:

  • Papel alumínio;

  • Pó descolorante;

  • Pente (para ajudar a desfiar as mechas);

  • Água oxigenada (40 volumes);

  • Tinta para cabelo (loiro claro).

Como fazer:

Passo 1: O primeiro passo para fazer as suas mechas texanas é dividir o cabelo em quatro partes, como se você fosse fazer uma escova.

Passo 2: Em seguida, em um recipiente de plástico, prepare a mistura de uma colher (sopa) da tintura para cabelo com duas tampinhas de água oxigenada. Mexa bem.

Passo 3: Agora, comece a pintar o cabelo, seguindo a seguinte ordem: mechas acima da nuca, mechas no meio da cabeça, mechas das duas laterais e, por último, as mechas da franja. Antes de pintar, dê uma desfiada nelas para ajudar a minimizar o efeito clareador da mistura.

Passo 4: Vá aplicando a mistura mecha por mecha, sutilmente, subindo na direção das pontas à raiz. Porém, quando atingir mais ou menos a distância de quatro dedos da raiz, você deve parar.

Passo 5: Depois de aplicar a mistura em toda essa parte, envolva as mechas com o papel alumínio para ajudar a potencializar a cor.

Passo 6: Deixe ela agir no cabelo por cerca de 5 minutos.

Passo 7: Repita o procedimento em todas as partes que você dividiu o cabelo.

Passo 8: Em seguida, é hora de aplicar a tintura por cima, seguindo as instruções descritas na caixa. Deixe ela agir por cerca de 7 minutos ou pelo tempo indicado na embalagem e enxágue.

Passo 9: Para finalizar, lave o cabelo com um shampoo de sua preferência, aplicando o produto duas vezes. Enxágue e aplique uma máscara hidratante.

Passo 10: Enxágue novamente e finalize os fios como de costume. Prontinho!

Como cuidar?

Apesar de mais discretas, as mechas texanas também são feitas a partir de químicas fortes, o que significa que serão necessários alguns cuidados após o procedimento. O primeiro deles é a hidratação, que você faz logo depois da coloração, e que deverá continuar fazendo ao no decorrer da rotina de cuidados com os fios.

Veja também: Como hidratar o cabelo corretamente? Confira passo a passo

O ideal é hidratar o seu novo cabelo iluminado, pelo menos, uma vez na semana, com máscaras hidratantes específicas para cabelos quimicamente tratados, assim como o shampoo, condicionador, leave-in e outros produtos essenciais para cuidar das madeixas. Além disso, também é necessário investir em um bom cronograma capilar (com as etapas de hidratação, nutrição e reconstrução) para deixar a saúde da fibra capilar sempre em dia.

Se você sentir que os cabelos ficaram muito ressecados e quebradiços após fazer as mechas, pode apostar na cauterização capilar para recuperar os seus fios. No mais, a dica é evitar exposição solar excessiva, mar e piscina, já que estes podem acelerar o desbotamento da cor. Para quem sofrer com o efeito “gema de ovo” nas mechas, a dica é ter sempre um shampoo desamarelador ou matizador como aliado para neutralizar o amarelo das madeixas.

E aí? Gostou de conhecer mais sobre as mechas texanas? Você já fez ou tem vontade de fazê-las no seu cabelo? Compartilhe!

Até a próxima!

Videos do nosso Canal no Youtube

Sobre o autor

Raiane

/* ]]> */