Exercícios Saúde

Medicine ball: tudo o que você quer saber sobre esse equipamento

Medicine ball

Quem gosta de cuidar do corpo sabe como é bom quando conseguimos encontrar os aparelhos e acessórios certos para ajudar nas atividades diárias. Um deles é a medicine ball!

Hoje no mercado o que não falta são opções, mas alinhá-las à nossa prática de atividade física exige, além da orientação de bons profissionais, que os produtos sejam fabricados tendo em vista a prática na qual serão usados, bem como ser produzidos com total qualidade.

Acidente ocorridos durante a prática de atividades física são muito desconfortáveis, e em alguns casos podem deixar sequelas irreversíveis no nosso corpo, por isso cuidado sempre é pouco na hora de escolher o melhor equipamento para nos acompanhar quando estivermos nos exercitando.

Exemplo de excelente produto e que cada vez mais tem dominado o mercado e ganhado a aceitação de quem trabalha no setor. Você já ouviu falar na medicine ball?

O que é a medicine ball

Ele é um equipamento utilizado para a prática de fitness completo e que pode ser usado em vários tipos de atividades.

Seu uso inicial era feito apenas por fisioterapeutas, em processos de reabilitação e tratamento de lesões. Posteriormente viu-se que ela poderia ser utilizada em várias atividades diferentes, e as atividades onde pode ser usada se ampliam cada vez mais.



Ela é útil para perder peso e se livrar de gorduras indesejada, dar mais força aos músculos, melhorar a coordenação motora, aumentar a mobilidade e flexibilidade e a possibilidade da execução de treinos rotacionais.

É importante ressaltar que ela é uma bola diferente da utilizada em práticas esportivas, como no basquete, futsal, vôlei ou futebol, foi desenvolvida exclusivamente para a prática de exercícios.

Existem vários tipos de medicine ball no mercado. Você poderá encontra-la fabricada com nylon, borracha, couro, ou até mesmo outros materiais, tudo dependerá para que tipo de atividade ela será direcionada.

O peso disponibilizado pelos fabricantes também sofre variações, geralmente varia entre 1 a 10 kilos.

Tudo isso tendo em vista uma melhor adequação aos diferentes tipos de exercícios que podem ser desenvolvidos com ela e o seu condicionamento físico.

Dessa maneira, uma dica valiosa é que você comece usando bolas mais leves, à medida que seu corpo for se adaptando adquira outras mais pesadas.

Pode substituir vários equipamentos da academia. Algumas pessoas usam elas como halteres para malhar os braços.

Saiba quais são os melhores exercícios que podem ser feitos com a sua medicine ball

Abaixo listamos alguns dos exercícios que você poderá praticar utilizando a sua bola.

Exercício de rotação das pernas

Deite-se no chão e olhe para o teto. Depois de ficar nessa posição estenda seus braços e suas pernas para cima, em direção ao teto segurando a medicine ball.

Depois de feito isso leve a bola para a parte de trás da sua cabeça, descendo de maneira alternada as suas pernas.

Exercício com a bola ao chão

É um dos mais populares exercícios realizados por quem já a utiliza em suas atividades físicas.

Coloque a bola no chão e apoie suas duas mãos sobre ela. Estenda seus braços totalmente e faça movimentos como se estivesse realizado uma flexão.

Exercício realizado deitado

Fique em posição deitada no chão e olhe sempre para cima. Estenda seus braços segurando a medicine ball. Nessa posição, faça movimentos para o lado esquerdo e direito, alternadamente e em 180 graus.

Exercício sentado

Sentado no chão e com os joelhos dobrados faça os mesmos movimentos do exercício deitado, também em 180 graus e girando da direita para a esquerda. Recomenda-se que essa atividade seja feita com bolas menores.

Exercício de giro

Com os pés afastados e os braços estendidos para a frente e segurando firme a medicine ball em suas mãos, incline o seu corpo para a frente, jogando-a no chão. A bola irá quicar e você deverá agarrá-la. Esse movimento deverá se repetido.

Exercício de arremesso

Posicione suas pernas com firmeza no chão, estique seus braços e segure a bola com as mãos. Arremesse a bola na parede e a pegue de volta. Esse é um excelente exercício de repetição.

Quais os motivos para usar a medicine balll?

Uma das maiores motivações é que ela é um dos acessórios utilizados para a prática de fitness mais motivadores que existem no mercado, devido às inúmeras formas que você poderá usá-la para treinar.

Ela é uma poderosa ferramenta para potencializar sua musculatura devido seu uso exigir o envolvimento de vários grupos de músculos para que se consiga dominá-la.

Ajuda a fortalecer os membros inferiores e o abdômen, permitindo a execução de vários exercícios que estimulam essas áreas. Com ela podem ser realizados avanços com rotações de bustos, rotações de bustos feitos em pé, individualmente ou com duas pessoas.

Não é raro o uso da Medicine Ball por atletas e esportistas de alto nível em seus treinamentos. Dois aspectos que favorecem seu uso são a versatilidade com a qual pode ser utilizada e o seu lado lúdico, podendo ser incluído na prática de muitos movimentos e diferentes tipos de esportes. Exemplo prático do seu uso é no boxe, no qual pode ser utilizada para capturar golpes feitos na região do estômago.

Ela auxilia na obtenção de mais velocidade e precisão na realização de movimentos.

Quem deseja ganhar potência e explosão deve utilizar essa bola, já que estimula o trabalho em pliometria, que possibilita o armazenamento de energia que será devolvido quando o músculo voltar a se contrair.

Ainda, o uso constante da medicine ball auxilia na promoção de melhor equilíbrio e coordenação motora através do trabalho de instabilidade: criar um movimento que implique em desequilíbrio para estimular que o equilíbrio seja retomado. Esse tipo de trabalho ajuda a estimular músculos que se encontrar em locais mais profundos.

A medicine ball é um produto que veio para revolucionar a prática esportiva.

Videos do nosso Canal no Youtube

Sobre o autor

Redação Tudo Ela

Site focado em publicar conteúdo atual e interessante sobre o universo feminino. Fazemos curadoria e pesquisamos dicas úteis para o dia-a-dia da mulher moderna. Saiba mais sobre nós.

/* ]]> */