A tattoo indiana como conhecemos hoje é uma adaptação de uma arte milenar muito presente na cultura dos indus. A tatuagem de henna indiana é chamada de mehandi ou mehndi.
Mehandi é o nome popular da planta utilizada para produzir a pasta usada como base para desenhar os ornamentos. Seu nome científico é Lawsonya Inermis. Provavelmente você já ouviu falar nela como henna, que é um nome de origem persa.
A mehndi nasceu como uma arte muito relacionada ao universo feminino. Era algo corriqueiro e sem grande importância. Por isso, não há muitos registros históricos dessa prática. Os indícios mais antigos dessa tradição datam de 6000 a. C. e são atribuídos às regiões onde hoje se encontram a Turquia, Síria e Ilhas Gregas.
E se você acha que a única função da henna é a de enfeitar, está muito enganada! A henna é o cosmético mais antigo de que se tem registros, baby. A pasta à base de mehandi é um antisséptico natural e fortalecedor da pele, unhas e cabelo. Esses benefícios vêm das propriedades dessa planta sagrada que ajuda na produção de queratina nas células.
Significado das Pinturas Mehndi
Seu significado está relacionado ao universo feminino. O que é cíclico, como os ciclos reprodutivos, os ciclos da vida e da lua são relacionados à henna tradicional. Por conta de sua significação cultural, também possui como referência os ritos de passagem, de purificação e celebração da vida, da beleza e a troca de afetos.
Culturalmente, as tatuagens de henna indiana são usadas nos rituais e festas de casamento. As pinturas são realizadas pelas amigas e familiares da noiva um pouco antes do casamento. Neste momento a mulherada aproveita para conversar sobre o casamento e sobre as mudanças que ocorrerão na vida da mulher a partir disso. Mais ou menos como um dia da noiva, só que com muita henna!
Mas os tradicionais desenhos indianos não são exclusividade do casamento. Essa arte faz parte do dia-a-dia das indianas, que o reproduzem sempre, mesmo que em desenhos mais simples e menores.
E atenção: a henna indiana é diferente daquela henna da praia ou da tinta usada para fazer micropigmentação estética, ok? Não use esse tipo de produto para fazer os desenhos indianos sem dominar a técnica, pois pode causar irritação na pele e alergia. O ideal é comprar a henna indiana específica ou contratar um profissional especializado nesse tipo de trabalho.
Aposto que você quer ver como funciona! Olha só a aplicação da henna indiana nesse vídeo:
Haja coordenação motora, né?
Depois que a pasta seca, os resíduos que ficam em relevo saem e fica apenas o pigmento. E a henna indiana não é permanente. Dura cerca de um mês na pele.
Tendências da henna indiana
A henna indiana pode funcionar como um ornamento, como um acessório de moda. Vai muito bem na praia ou até em eventos mais formais. Depende muito de como você vai combinar os elementos.
Por todo o mundo vêm surgindo artistas e profissionais especializados em mehandi que fazem releituras ou seguem o ritual tradicional. Conheça algumas artistas:
1. Siminova Olga
A tatuagem indiana surgiu nos rituais de casamento. Até aí, nada de novidades. Acontece que a artista da Rússia Siminova Olga está trabalhando com o que ela chama de white renna.
A ideia é criar designs delicados e luxuosos com uma tinta branca. O efeito é parecido com o de uma luva de renda com muito mais detalhes. São surpreendentes as criações dessas duas artistas! Quer ver?
2. Nafi Henna
E não é só a russa Siminova Olga que faz henna branca! Tem mais artistas na Indonésia, como a Nafi Henna.
Nafi também aplica pontos de brilho, parecidos com strass. Seus desenhos vão além do branco, na verdade, há muita variedade de cores e muito brilho:
3. Fátima Oulad Thami
A Mão de Fátima ou Hand Of Fatima é uma artista que promete elevar a henna a um estilo de vida. Além de ensinar a criar os desenhos de origem milenar, Fatima também aplica a henna em clientes.
A Henna Academy fica na Alemanha, segundo o site da artista. Fátima e sua equipe tem uma pegada mais tradicional, então, seus desenhos não possuem tantas cores e brilho.
Veja alguns designs:
4. Josje
Josje é a artista da Toko Mehndi. Josje é da Holanda e trabalha exclusivamente com henna orgânica. Seus desenhos são muito delicados e a pigmentação é suave. Confira:
E aí? Gostou das artes mehndi? Compartilhe nas redes sociais esse artigo e escreva sua opinião!
Até mais!