Saúde

Qual o melhor colágeno? Veja algumas avaliações

Qual o melhor colágeno?

Descobrir qual o melhor colágeno é um assunto de extrema relevância para quem se preocupa com a saúde de sua pele, seus ossos, ligamentos e articulações. Afinal de contas, sua pele é composta de 75% de colágeno. No entanto, quando você ultrapassa os vinte e cinco anos de idade, a redução da síntese de colágeno cai para uma taxa anual de 1,5%. Ou seja, após os quarenta e cinco anos de idade, o cálculo sugere que seus níveis de colágeno tendem a cair estimadamente 30%.

Sem dúvida, a maioria da procura por suplementos de colágeno está relacionado a termos estéticos. Afinal, ninguém pode negar que eles são como uma varinha de condão para o anti-envelhecimento. No entanto, os visíveis efeitos do colapso não surgem somente na forma de pele seca, linhas finas e rugas.

De fato, ele costuma também se materializar na forma de doenças físicas, uma vez que o colágeno faz as vezes de uma “liga” que mantêm ossos, articulações e ligamentos “colados”. Por isso, o colágeno ideal não diz respeito apenas a termos estéticos. Muitos outros pontos devem ser levados em consideração ao eleger o produto mais adequado para você, levando em conta sua finalidade.

Ficou curioso para saber mais e fazer a melhor escolha para sua saúde e estética? Antes de analisar os melhores colágenos para você, vamos aprender o que é colágeno, onde ele é encontrado e quais são seus benefícios. A seguir, você confere todos esses tópicos e sana suas dúvidas a respeito do assunto. Confira!


O que, afinal de contas, é colágeno?

O colágeno é a principal proteína estrutural dos tecidos conjuntivos, como ossos, pele, cartilagens e tendões. Os peptídeos de colágeno são os elementos quebrados da cadeia proteica mais longa. Sendo, portanto, mais biodisponíveis e absorvíveis pelos seres humanos nesta forma. De fato, é levantada a hipótese de que, se os humanos ingerirem colágeno de fontes externas, beneficiarão e otimizarão sua saúde, atendendo às necessidades fisiológicas impostas pelo envelhecimento e pelo exercício.

Os suplementos de colágeno são feitos a partir da extração do colágeno dos tecidos conjuntivos de animais, como vacas, peixes e galinhas. Estes suplementos podem ser tomados em pó e em cápsulas, bem como adicionados a alimentos como barras proteicas. Como o colágeno compõe 80% da nossa pele, os suplementos de colágeno têm sido considerados uma ferramenta para melhorar e manter a saúde da pele, bem como a saúde das articulações, a saúde gastrointestinal e saúde óssea.


Onde o colágeno é encontrado?

O colágeno é encontrado nos cabelos, pele, unhas, ligamentos, cartilagens, tendões, ossos e nas paredes dos vasos sanguíneos – todos considerados como “tecido conjuntivo” no corpo. Ou seja, o colágeno é responsável por aproximadamente 90% do peso que compõe a camada média da pele, chamada “derme”. A camada dérmica da pele fornece o andaime para o tecido, e é por isso que, quando a derme é desidratada, repetidamente superexposta à luz solar ou danificada de alguma forma, a sua aparência é afetada e o andaime sofre de várias maneiras.

O colágeno com o qual suplementamos é encontrado no tecido conjuntivo de peixes e animais, principalmente na pele, ossos e escamas. Além disso, o caldo ósseo tradicionalmente produzido (que extrai a medula e o colágeno dos ossos, ligamentos e tendões à medida que você os ferve) é uma opção popular (e nutritiva) há anos. Mas afinal, quais os benefícios do colágeno ideal? Para o quê, no fim das contas, o colágeno ideal deve ser bom?

Qual o melhor colágeno?

Quais os principais benefícios do colágeno?

De fato, adicionar colágeno à sua dieta agrega benefícios aos ossos, às articulações, às unhas e aos cabelos. Além, claro, de todos os benefícios mencionado à pele. Em suma, a hidroxiprolina é o aminoácido mais eficaz na criação de colágeno. Assim, o colágeno marinho hidrolisado contém uma concentração mais alta desse aminoácido, além de outros tipos de colágeno.

Esta noção foi apoiada por um estudo que mostrou que as mulheres que tomaram o suplemento dietético de colágeno tiveram uma melhora significativa na diminuição da aparência de seus poros e pontos de hiperpigmentação após seis meses. Afinal, o colágeno tipo 1 é a forma mais abundante de colágeno em nossa pele. Contudo, os níveis se esgotam rapidamente como resultado do processo de envelhecimento natural.

Por esse motivo, faz todo sentido que fornecer ao corpo uma fonte nutricional de colágeno tipo 1 biodisponível permita a reposição dos estoques de colágeno na derme e ajude a aumentar o andaime natural da pele (ou seja, sua força e estrutura).

Como funciona a ingestão de colágeno?

Em suma, a corrente sanguínea absorve os nutrientes de modo mais rápido do que quaisquer medicamentos tópicos. Uma vez absorvidos pelo corpo, os peptídeos do colágeno promovem estímulos aos fibroblastos da sua pele. Induzindo, assim, o colágeno a tornar-se mais ativo.

Qual o melhor colágeno?

Aqui vão algumas dicas para escolher o colágeno mais adequado para você. Primeiramente, é necessário definir o propósito. Isto é, aquilo que você quer melhorar com o uso de colágeno. Em outras palavras, você deve decidir se o foco será nos músculos, nas articulações, na pele ou na reposição de proteínas.

Os colágenos cujos benefícios são  comprovados pela ciência são, respectivamente, Bodybalance e Verisol.

Verisol

Se seu objetivo é turbinar a beleza e saúde dos cabelos, unhas e pele, a melhor opção é o Verisol. Afinal de contas, ele tem foco na saúde de cabelos, unhas e pele, com um resultado notável em um espaço de tempo de oito semanas.

A dica de colágeno é o Collagen Vhita, que além de ter Verisol na sua composição, com peptídeos bioativos específicos para a pele, é totalmente puro.

Bodybalance

O Bodybalance é indicado para maior resistência muscular e força. Afinal de contas, seu foco está no tratamento e prevenção de sarcopenia, além do ganho de massa muscular. O melhor colágeno nessa linha é o Body Vhita, um suplemento que conta em sua fórmula peptídeo biotivo com colágeno do tipo hidrolisado. Ou seja, o suplemento é destinado a aumentar o ganho e potência de massa muscular, além de um melhor desempenho de resistência e força.

close-link