Exercícios Saúde

Melhores exercícios físicos para fazer na piscina

Exercícios para fazer na piscina

Cair na água para treinar traz inúmeros benefícios, entre eles a possibilidade de perder peso sem impactar as articulações. Pensando na sua qualidade de vida, hoje eu trago uma seleção com os melhores exercícios físicos para fazer na piscina.

Confesso que não foi nada fácil escolher, pois são muitos – e cada um tem características próprias. Mas, no geral, cheguei a uma lista que serve para pessoas de praticamente todas as idades. Devidamente liberadas por seus médicos, claro!

Lembrando que, normalmente, as atividades físicas na piscina são indicadas para pessoas da terceira idade, além de ajudar na recuperação em pós-operatório, na manutenção do bem-estar de pacientes com necessidades especiais e, ainda, no tratamento contra obesidade.

No entanto, nenhuma informação aqui substitui o aconselhamento médico. Só ele pode dizer qual a melhor alternativa, de acordo com cada caso. Recado dado, vamos às dicas! Confira:

  • Hidroginástica com caneleiras adaptadas – ajuda a definir as pernas. É um exemplo típico de que as atividades aquáticas trabalham os músculos, auxiliam no emagrecimento, sem grandes impactos nas estruturas e com menores riscos de lesões na musculatura.
  • Caminhada – é a sugestão para quem procura uma atividade leve, mesmo que ela ainda exija força do músculo. Mas a chance de lesão é reduzida.
  • Corrida – para quem busca algo mais intenso dentro d’água, a corrida é perfeita. Bastam alguns minutos correndo de uma borda a outra tentando elevar os joelhos na altura dos quadris para aproveitar a modalidade.

E mais: existe uma variação chamada Deep Running, que é a corrida em piscina profunda. Com um detalhe: o aluno não toca o fundo, pois usa um cinto ou colete flutuador.

A atividade é mais vigorosa, exige força no abdômen para manter a estabilidade do corpo e promove a resistência de braços e pernas. Há quem utilize a Deep Running para substituir ou complementar a corrida no solo.

  • Natação – as boas e velhas braçadas continuam sendo aliadas da saúde e boa forma. A natação é ótima em diversos sentidos. Só para resumir: melhora o fôlego, alivia o estresse, tonifica o corpo e, principalmente, define os membros superiores.

Você só precisa praticar a natação de duas a três vezes por semana em intensidade moderada para conseguir tudo isso e muito mais.

Existem atividades que são top em queimar calorias e desenvolver a massa muscular. Se a sua academia dispõe das modalidades abaixo, aproveite!

  • Aquafit – é uma corrida na piscina, mas ao contrário da Deep Running, aqui é na esteira. Isso mesmo! E com água pela cintura, explorando inclinações e intensidades variadas do equipamento.

É uma dica para fortalecer os membros inferiores e o aparelho cardiovascular. O gasto calórico na Aquafit é até 140% maior por causa da resistência da água durante o exercício, porém, com 45% menos impacto do que uma esteira tradicional. Bom demais!

  • Biribol – nada mais é do que voleibol dentro d´água. Na verdade, com água na altura da cintura. É divertido, mas propõe grande gasto calórico e trabalho muscular, especialmente das pernas.

É repleto de saltos, deslocamentos, com baixo impacto sobre os joelhos. Os membros superiores são estimulados por meio de bloqueios, passes e muitos outros movimentos. Tudo muito descontraído. De um jeito que você nem vê o tempo passar…

  • Water bike – consiste em pedalar dentro da piscina usando um equipamento sem assento. Ele é instalado na borda e proporciona atividade aeróbica de alta intensidade, trabalhando pedalada, remada e até movimentos de step.

O aluno fica na vertical e imerso em maior profundidade. Bem diferente do modelo tradicional de aula de bike.

Alguns dos melhores exercícios físicos para fazer na piscina estão aí! Consulte seu médico e veja o que pode fazer para ter saúde, disposição e diversão na sua rotina. Quem sabe não era isso que faltava para você curtir atividade física como nunca…

Pense bem, e até breve!

LISTA VIP!
Nossas Dicas no seu Email
Seja a primeira a saber das nossas últimas dicas. Coloque seu email abaixo e receba nossos posts:
Cadastrar!
close-link
/* ]]> */