Curiosidades Datas Comemorativas

Melhores festas de Carnaval do Brasil

A expectativa é que mais de 3 milhões de foliões participem do carnaval este ano, e enquanto as comemorações no Rio de Janeiro são as mais conhecidas, há muitas outras cidades no Brasil para visitar que fazem festas igualmente enormes em locais igualmente lindos. Se você planeja participar das melhores festas de carnaval do Brasil que acontecem entre dia 1° a 9 de março em 2019, então carregue suas caipirinhas, vista seu traje de lantejoulas e venha conhecer mais sobre as festas de carnaval mais quentes do Brasil.

Carnaval de Salvador na Bahia

Salvador, a capital da Bahia, tem diariamente cerca de 2 milhões de participantes das festas de carnaval e foi citada no Guinness Book, o Livro dos Recordes, como a maior festa de rua do mundo. A Bahia é considerada o estado musical do Brasil com uma rica mistura de gêneros e ritmos como axé, pagode e samba. As pessoas cantam e tocam instrumentos musicais típicos como o berimbau, agogos e atabaques, e o carnaval é dominado pelos trios elétricos.

O Carnaval em Salvador começa com um intrincado baile de máscaras chamado “Baile dos Mascarados” e um evento onde o prefeito entrega as chaves da cidade ao designado “Rei do Carnaval”. Esta cerimônia significa que a cidade pertence aos foliões no carnaval.

Os visitantes podem se envolver em atividades locais e celebrações escolhendo um bairro para participar dos desfiles de Carnaval. O único requisito para entrar em um bloco é comprar um abadá para participar e acompanhar os trios elétricos pelo circuito da cidade. Se os turistas preferem participar como espectadores do Carnaval, eles podem observar os desfiles comprando acesso a um camarote. Esses locais são muitas vezes acompanhadas de música ao vivo, comida e bebidas, bem à vontade com uma vista linda das pessoas dançando pelas ruas. Outra opção é participar dos blocos independentes da cidade, onde não há custo para participar do carnaval.

O Carnaval de Salvador de 2019 começa oficialmente na sexta-feira, 1° de março e continua até terça-feira, 5 de março.

Festa em Diamantina de Minas Gerais

O carnaval em Diamantina, uma pequena cidade colonial em Minas Gerais, tem a particularidade de ocorrer entre suas ruas estreitas repletas de mansões antigas, remanescentes da rica história dessa cidade de 400 habitantes. Aqui a festa parece nunca terminar ao longo de seus cinco dias de folia, dia e noite. De dia, os blocos de rua levam as pessoas a dançar pelos paralelepípedos e, à noite, os grupos de batucada continuam a festa. A celebração acontece na Praça do Mercado Municipal, com mais de 15.000 pessoas participando da festa diariamente.



Festas históricas em Fortaleza no Ceará

Apesar de recente quando comparado as outras festas de carnaval do nordeste, em Fortaleza, capital do estado do Ceará, a festa tem ritmos variados de música como o frevo, as marchinhas, o forró e o maracatu, longe da hegemonia do samba. O que mais se destaca são os grupos de maracatu e bailes na Praia de Iracema e na Avenida Domingos Olímpio, os locais mais importantes do carnaval de Fortaleza.

Festa que vem crescendo em São Paulo

Semelhante ao Rio de Janeiro, São Paulo tem uma competição entre diferentes escolas de samba durante seu carnaval, que começa na sexta e sábado, um dia antes do Rio de Janeiro, no Sambódromo do Anhembi.

O Sambódromo do Anhembi é o maior espaço para eventos ao ar livre em São Paulo e foi projetado pelo grande arquiteto brasileiro Oscar Niemeyer. É aqui que as principais escolas de samba se reúnem para competir pelo título do campeonato de carnaval. Algumas das mais conhecidas e principais escolas de samba que competem incluem Nenê de Vila Matilde, Gaviões da Fiel, Vai-Vai, Camisa Verde Branco e Unidos do Peruche.

Os frequentadores do festival podem esperar ver muitas influências e danças culturais afro-brasileiras como parte das festividades, bem como blocos diários pelas ruas da cidade, que nos últimos anos têm crescido exponencialmente levando mais de 9 milhões de pessoas em 2018.

Tradição de Olinda e Recife

O carnaval em Olinda e Recife é uma experiência única. Recife tem seu próprio símbolo de carnaval: o “Galo da Madrugada”, e milhões de foliões seguem este boneco festivo e folclórico pelo Forte das Cinco Pontas até o porto durante o tradicional desfile de sábado, dançando o frevo de rua, o ritmo musical regional de carnaval.

Para os brasileiros, Recife é uma das melhores festas de carnaval para participar, e a população da cidade aumenta drasticamente para mais de 2 milhões de pessoas em comemoração ao festival. A cerimônia de abertura do carnaval no Recife é iniciada com uma cerimônia de formatura no bairro da Rua da Moeda.

A vizinha de Recife, Olinda, também tem dançarinos de carnaval saltando com guarda-chuvas para a música de frevo. O festival de cinco dias, começando com o típico desfile de marionetes gigantes conhecidos como mamulengos, é ideal para quem procura uma celebração menor e mais acessível do que o carnaval de Recife.

Carnaval em Manaus

Manaus está localizada no coração da floresta amazônica, e devido à sua localização, tem uma cultura única, e seu carnaval é apenas um exemplo das tradições distintas da cidade.

A criação da festa “Carnaboi” junta-se à celebração do carnaval com as tradições do festival local do Boi Bumba, criando a festa de carnaval mais famosa da Amazônia. O Carnaval de Manaus mantém os costumes das celebrações realizadas no início do século XX, com seu grande desfile de trajes tradicionais, trazendo novos costumes ao centro histórico da cidade todos os anos.

O mais famoso carnaval, o Rio de Janeiro

Por muitos anos, o Carnaval no Rio de Janeiro tem sido notoriamente conhecido por seu desfile de samba, que acontecerá de 1º a 4 de março com um desfile especial de campeões no sábado, 9 de março.

O que muitos viajantes podem não sabem antes de planejar sua viagem é que a diversão não termina aí, o festival tem desfiles de samba adicionais, bailes de carnaval, desfiles de crianças, festas de bairro, muitos blocos de rua, e outros eventos que são igualmente divertidos.

Para muitos foliões, o carnaval no Rio realmente começa e termina com os “blocos de rua”, ou festas de rua individuais nos bairros. Durante esse tempo, os moradores do Rio saem para a rua para dançar e cantar atrás dos trios elétricos de suas bandas favoritas. Cheios de criatividade e humor, esses blocos criam uma alegria energética na cidade e, o melhor de tudo, são gratuitos e abertos ao público.

Sobre o autor

Redação Tudo Ela

Site focado em publicar conteúdo atual e interessante sobre o universo feminino. Fazemos curadoria e pesquisamos dicas úteis para o dia-a-dia da mulher moderna. Saiba mais sobre nós.

/* ]]> */