Curiosidades

Os 10 melhores filmes de terror de todos os tempos

O medo pode causar sensações estranhas em nosso corpo. Afinal, ele é resultado de um dos nossos instintos de sobrevivência que é ativado quando nos deparamos com um potencial perigo para nossas vidas. O resultado disso é uma descarga de adrenalina em nosso coração que gera tensão e potencializa nossos sentidos. Talvez, é isso que faz os melhores filmes de terror serem tão marcantes para os amantes do cinema.

Se você é uma daquelas mulheres destemidas e que adora passar algumas horas em frente a televisão ou dentro de uma sala de cinema cheia de tensão no ar, a lista a seguir com os melhores filmes de todos os tempos deste gênero vai te deixar bem animada para ver (ou rever) essas obras primas da sétima arte.

Então, apague a luz e venha com a gente conferir os melhores filmes de terror de todos os tempos segundo a conceituadíssima Rotten Tomatoes, site norte-americano especializado em cinema.

10 – Frankenstein (1931)

Frankestein é um clássico da literatura e do cinema. O nome do filme é homônimo do cientista louco protagonista do filme. Ao lado de Fritz, seu auxiliar que é um anão corcunda, ele rouba partes de corpos mortos e o costura para criar um único homem.  O que Henry Frankestein (Colin Clive) jamais poderia imaginar seriam as consequências de dar vida ao monstro da trama.

O filme é revolucionário e um clássico do cinema. Isso porque pela primeira vez o público se deparou com um monstro que não possuía tanto terror gráfico, mas que apelava para o terror psicológico no telespectador.

9 – O Bebê de Rosemary (1968)

Aqui temos mais um filme do estilo terror psicológico. A trama é montada em cima de um jovem casal que se muda para um apartamento em Nova Iorque. O prédio é habitado por pessoas estranhas, incluindo os dois vizinhos que acabam entrando profundamente na vida do casal.

Um dia, Rosemary tem um pesadelo com coisas macabras e ao acordar descobre que esta grávida. A notícia não alegra a moça, que acredita que carrega em seu ventre o filho do Diabo. Ela passa a ter alucinações e desconfia que seu marido e os vizinhos possam estar envolvidos em rituais obscuros que envolvem ela em dar a luz ao demônio.

8 – O Babadook (2014)

Uma criança de seis anos com sérios problemas comportamentais, uma mãe que viveu experiências que a deixaram estranha e um ser sobrenatural que habita na mesma casa, essa é a fórmula que faz O Babadook entrar na nossa lista de melhores filmes de terror de todos os tempos.

Não espere ver sangue jorrando na tela, mas sim um clima de tensão e suspense que vai do começo ao final da película e que vai fazer você prender a respiração em muitos momentos.

7 – A Noiva de Frankestein (1935)

A história de Henry Frankestein não se encerra ao final do primeiro filme. Quando todos pensavam que ele e sua criatura estavam mortos, ambos retornam, mas desta vez o cientista decide que não fará mais experimentos demoníacos.

Tudo isso muda quando sua esposa é raptada por outro cientista maluco e ele precisa criar uma mulher para ser companheira do monstro na tentativa de salvar a sua amada. Um pouco menos assustador que o filme original, A Noiva de Frankestein tem como trunfo um aprofundamento das personagens e uma mudança comportamental dos protagonistas da história.

6 – Repulsa ao Sexo (1965)

Assim como O Bebê de Rosemary, Repulsa ao Sexo é dirigido por Roman Polanski e se passa no fechado ambiente de um apartamento. Desta vez, a protagonista é Carol Ledoux, uma moça com sérios problemas internos, incluindo a aversão aos desejos sexuais.

Quando sua irmã, que divide a casa com ela, vai viajar, Carol fica sozinha e inicia uma batalha contra uma profunda depressão, que faz com que a moça passe a ter alucinações dos mais diversos tipos. Em meio a tudo isso, Carol ainda tenta resistir ao assédio de um rapaz que está determinado em leva-la a um encontro.

5 – King Kong (1933)

Se hoje a história de King Kong já é conhecida e pode não assustar mais ninguém, em 1933 isso era bem diferente. Utilizando técnicas muito sofisticadas para a época, como o stop motion, o filme é uma obra prima, principalmente no que diz respeito a suspense.

O símio que mata sem dó e remorso enquanto tenta encontrar o amor de sua vida é um clássico do cinema e apesar de não ser tão fiel ao gênero, é sim um dos melhores filmes de terror da história, tanto que ganhou adaptações e continuações durante esses anos.

4 – Nosferatu (1922)

Nosferatu é considerado um dos filmes mais importantes já feitos no cinema. O filme é bizarro e surreal, quase uma adaptação de Drácula, livro clássico lançado alguns anos antes – o filme saiu posteriormente, em 1931.

Rodado em preto e branco, o filme encontra na maquiagem, figurino e ambientação os elementos principais que o fazem ser um dos ícones deste gênero tão popular pelo mundo.

3 – Psicose (1960)

Quem nunca viu a famosa cena do chuveiro em Psicose precisa correr urgentemente para assistir a esse filme. Afinal, nele, o diretor Alfred Hitchcock revoluciona o cinema ao fazer algo que nunca ninguém havia feito.

O clima de suspense antes e depois do assassinato de Marion Crane é magnífico e o desfecho do filme, quando descobrimos quem é o assassino da moça, também merece grande destaque na obra.

2 – O Gabinete do Doutor Caligari (1920)

Para os amantes do cinema, é unanimidade dizer que O Gabinete do Doutor Caligari é um dos melhores filmes de terror já filmados na história. A película foi pioneira em muitos aspectos que se tornaram populares e que definiram o conceito de expressionismo alemão.

A trama conta a história do doutor Caligari, que chega a um vilarejo para apresentar o seu show que envolve o sonambulismo de Cesare, que há 23 anos está adormecido e sendo reanimado pelo artista. Coincidentemente, a chegada da dupla marca o início de uma série de assassinatos e as desconfianças de que Caligaria está por trás disso começam a aparecer.

1 – Corra! (2017)

Corra! tinha tudo para ser um fiasco. Afinal, foi dirigido por Jordan Peele, rapaz especialista no humor. Muito pelo contrário, o filme não só foi considerado por muitos como o melhor de 2017, como também um dos melhores filmes de terror da história.

A trama mistura os elementos tradicionais do terror aliados com o racismo como o seu ponto central. Chris é negro e namora Rose, uma garota branca e de família rica. Após meses namorando, chega o momento de o rapaz conhecer seus sogros.

O que era para ser um fim de semana agradável se torna um festival de esquisitices e de acontecimentos sombrios envolvendo a família de Rose.

Mais dicas e Sugestões de Filmes:

Sobre o autor

Redação Tudo Ela

Site focado em publicar conteúdo atual e interessante sobre o universo feminino. Fazemos curadoria e pesquisamos dicas úteis para o dia-a-dia da mulher moderna. Saiba mais sobre nós.