Curiosidades

Melhores livros de ficção que todos devem ler

Trata-se de um gênero literário razoavelmente novo, considerando-se a própria história da humanidade. E há uma razão bastante simples para explicar isso: ao tratar de naves espaciais, guerra entre mundos, viagens em longínquos universos, robótica e vida extraterrestre, a literatura sobre ficção científica só avançou na medida em que a própria ciência começou a tratar desses temas. E alguns dos melhores livros de ficção não têm mais do que 200 anos.

Esta é a idade de lançamento, por sinal, de Frankenstein, da inglesa Mary Schelley, que ano passado completou dois séculos desde que teve sua primeira versão, revisada mais duas vezes. E este é, também, considerado o primeiro livro de ficção científica de que se tem notícia.

Os pioneiros do gênero livros de ficção

Curiosamente, outro dos livros precursores da ficção científica é também um livro na linha do terror e do suspense: O Médico e o Monstro, que Robert Louis Stevenson lançou em 1886. Foi um pouco depois, entretanto, com a evolução da ciência e com o desenvolvimento de áreas específicas como física, astronomia, biologia e química, que se abriu o caminho célere à literatura de ficção.

Na metade final do século XIX, surgiram os livros de Júlio Verne e, logo depois, H. G. Wells, definindo com sua genialidade este segmento como importante polo do gênero literário. Além de precursores, foram geniais pela maneira como desenvolveram temas até então totalmente desconhecidos. A revista ‘Amazing Stories’, de 1926, lançada por Hugo Gernsback, também é tida como um marco para esta literatura. Depois desses três, abriu-se o mundo da ficção científica através de livros, revistas, filmes e TV.

Para pensar o hoje, em outra realidade

Embora em alguns momentos possa ser considerada uma fuga à realidade, por tratar de mundos imaginários, a realidade não é bem assim. Autores de destaque como Douglas Adams, Isaac Asimov, Arthur C. Clarke e William Gibson, entre outros, trazem para seus livros realidades que se confrontam com a nossa e nos fazem pensar sobre o tipo de vida que levamos.

Tanto que são autores que receberam alguns dos maiores prêmios literários de destaque e são reconhecidos não apenas como literatos, mas, também, por sua importância acadêmica. Vejamos alguns dos melhores livros de ficção.

A Guerra dos Mundos, de 1898

Um dos primeiros e principais autores do mundo da ficção, Herbert George Wells surpreendeu o mundo de então com suas ideias. Ao colocar extraterrestres mais inteligentes que os humanos invadindo a Londres daquela época, com máquinas e raios até então desconhecidos, começou a transformar-se num dos monstros sagrados desse segmento literário. Livro imperdível.



A Máquina do Tempo, de 1895

Um pouco antes, o próprio H. G. Wells já havia lançado um livro em que propõe, pela primeira vez, as viagens no tempo. Com uma máquina que chega à quarta dimensão, o viajante consegue chegar ao ano 802.701, onde encontra uma civilização que restou dos humanos e vive num mundo maravilhoso. Mas, esta civilização que restou dos humanos é a refeição preferida de uma raça que habita embaixo da superfície da Terra.

O Guia do Mochileiro das Galáxias

Livro atual para os tempos de hoje. Nele, Douglas Adams critica de forma feroz os governos dominados por religiões, burocracia e grandes empresas. O herói Arthur Dent foge da terra com seu amigo Ford Prefect, que é alienígena e vão se deparar com outros mundos, outras situações. Livro também interessante.

Eu, Robô, de Isaac Asimov

Neste livro de 1950, o extraordinário autor russo Isaac Asimov conseguiu associar as leis da robótica ligando a tecnologia ao moral e à ética. Trata-se de uma narrativa de nove contos, em que os fatos se sucedem. Após a proibição do uso de robôs na Terra, chega-se ao conto final com a suspeita de que o governador da Terra é, na verdade, um robô.

1984, do incrível George Orwell

Neste livro também extraordinário, George Orwell entra nas entranhas nefastas da nossa civilização e analisa uma sociedade em que o ser humano já não tem mais capacidade para tomar decisões, pois é comandando por um governo central cruel e totalitário. O Grande Irmão vigia a todos, através de câmeras e manipulação social. Quando o personagem começa a ter pensamentos próprios, precisa fugir para sobreviver.

2001: Uma Odisséia no Espaço

Trata-se do livro escrito por Arthur C. Clarke e só publicado após o lançamento do filme homônimo, de grande sucesso mundial. O filme é de 1968. A descoberta da pedra filosofal na lua intriga a humanidade e uma nave com tripulação própria, sob o comando de uma inteligência artificial, o Hal 9000, é enviada para analisar o enigma. O livro é tão bom quanto o filme de Stanley Kubrick.

Fahrenheit 451, de Ray Bradbury

Muita semelhança ao mundo atual e a fatos da história mundial. Nesse livro de 1953, num estado totalitário, material impresso deve ser queimado, pois foi decidido que literatura é um desperdício e incentivo à infelicidade. Tudo a ver com as queimas de livros feitas pelos nazistas e nos Estados Unidos da era do macarthismo. Para entreter as pessoas, apenas TV e programas sem qualidade, ou passear na praça pública. Lembre-se que o livro foi escrito antes das nossas atuais novelas.

O clássico Vinte Mil Léguas Submarinas

Julio Verne publicou esse livro em 1870 e, até hoje, é um dos principais clássicos da literatura mundial, em todos os gêneros. Numa obra de muito suspense, esse francês conseguiu conduzir uma trama romancista em que a aventura alia-se ao entretenimento para discutir questões de importância que rondavam o conhecimento científico daquele tempo. Obra ainda hoje imperdível para os amantes deste gênero de literatura e que se mantém como um dos melhores livros de ficção do mundo. Já foi transformado em filme, em mais de uma adaptação.

Outros títulos que você não pode perder

  • Androides Sonham com Ovelhas Elétricas? de Philip K. Dick
  • Neuromancer, de William Gibson
  • Snow Crash, de Neal Stephenson
  • O Jogo do Exterminador, de Orson Scott
  • Jogador Nº 1, de Ernest Cline
  • Trilogia Fundação, de Isaac Asimov
  • Fuga Para Parte Alguma, de Jerônymo Monteiro
  • Admirável Mundo Novo, de Aldous Huxley

Sobre o autor

Redação Tudo Ela

Site focado em publicar conteúdo atual e interessante sobre o universo feminino. Fazemos curadoria e pesquisamos dicas úteis para o dia-a-dia da mulher moderna. Saiba mais sobre nós.

/* ]]> */