Curiosidades

Melhores livros para jovens transformarem suas vidas

Encontrar os melhores livros para jovens transformarem suas vidas pode parecer uma tarefa simples, mas existe uma grande variedade de livros com conteúdo de extremo valor capaz de mudar completamente a realidade de jovens e adultos.

Cada um conhece sua própria realidade e tem suas crenças, seria um erro entrar em questões filosóficas ou religiosas ou qualquer outro tema extremamente individual.

Por isso escolhemos os melhores livros para jovens transformarem suas vidas através do empreendedorismo e da quebra de certos paradigmas que são ensinados a todos ainda crianças.

Confira!

Mas por que o empreendedorismo?

De nada adianta você encontrar os melhores livros para jovens transformarem suas vidas sem fazer nada para que essa transformação possa acontecer.

Muita gente acredita que basta ler um bom livro, ou fazer um curso caro para que suas vidas se transformem completamente do dia para a noite.

A maneira mais efetiva que um jovem tem de realmente transformar sua vida é através do uso da sua criatividade e da sua capacidade de enxergar oportunidades onde ninguém as encontra.

Sem essa capacidade, esses jovens serão apenas mais números em um mercado de trabalho superlotado de pessoas que realizam atividades que não gostam para construir o sonho de seus empregadores.

Quando um jovem opta pelo caminho do empreendedorismo as chances de que ele possa construir o seu próprio sonho são muito maiores.

Por que é importante estimular os jovens à leitura?

Em tempos onde o acesso a informação é cada vez maior, mais fácil e com filtros cada vez menores, estimular os jovens a desenvolver o hábito da leitura nunca foi tão importante.

O jovem que tem o hábito da leitura consegue mais rapidamente identificar a qualidade de qualquer tipo de conteúdo e definir se aquilo pode lhe agregar algum valor ou não.

Dessa forma ele desenvolve mais rapidamente o discernimento necessário em diversos momentos de sua vida ainda na juventude e mais tarde, na vida adulta.

Além disso, o jovem que tem o hábito de ler com frequência consegue se comunicar com muito mais facilidade, tanto na escrita quanto na fala, além de expandir demais seus horizontes.

Pai rico, pai pobre

Esse é um dos melhores livros para jovens transformarem suas vidas, pois permite a todos entender e mudar a relação que temos com o dinheiro.

A grande maioria das informações que recebemos ainda pequenos e também na juventude tem como objetivo afirmar que o dinheiro é algo ruim, que traz problemas e atrapalha a vida das pessoas.

Em Pai, rico, pai pobre o autor Robert Kiyosaki conta sua história de vida e mostra que não é necessariamente o saldo bancário que define se uma pessoa é rica ou pobre, mas a forma como ela se relaciona com o dinheiro.

O livro mostra como é importante para o jovem pensar sempre no longo prazo, criando formas de renda que lhe permitam sempre se preocupar com outros aspectos importantes da vida, como a relação em família e a qualidade de vida.

Lido ainda na juventude esse livro pode ajudar você a evitar os erros que a grande maioria das pessoas comete durante toda a vida, como por exemplo passar a vida trabalhando em um emprego para, já no fim da vida, ser dispensado e depender de auxílios do estado para sobreviver.

Trabalhe 4 horas por semana

Tim Ferris é um dos gurus mais conhecidos quando o assunto é empreendedorismo.

Nesse livro, Tim fala não exatamente como trabalhar poucas horas por semana, mas como você pode tornar sua rotina muito mais produtiva.

No livro você é exposto a diversas situações que se aplicam a rotina da grande maioria das pessoas que desperdiçam a maior parte do seu tempo achando que estão sendo produtivas, quando na verdade só estão justificando o desperdício de tempo.

Isso pode ser muito vantajoso em tempos onde o trabalho a distância ganha muito espaço a cada dia e a produção começa a ser mais valorizada do que a presença no local de trabalho.

Geração de valor

Se você tem o hábito de consumir vídeos no Youtube é bem provável que já tenha se deparado com pelo menos um vídeo do Flávio Augusto.

Flávio é um exemplo do poder que o empreendedorismo tem de transformar a vida das pessoas.

O jovem, torcedor do Flamengo, começou sua jornada como vendedor de cursos de inglês, e anos depois se tornou o proprietário da escola de idiomas Wise Up, que acabou se tornando um dos maiores grupos de ensino de todo o mundo, com unidades espalhadas por diversos países.

Hoje ele está à frente de negócios variados que incluem as escolas de idiomas e até um time de futebol, o Orlando City, time do brasileiro Kaká nos Estados Unidos.

No seu livro Flávio mostra a importância que gerar valor para todas as pessoas envolvidas em seus negócios teve para que ele pudesse chegar até o topo, e por isso está entre os melhores livros para jovens que querem transformar suas vidas.

Pega a visão

Muitos jovens sabem que o país ainda tem um grande número de pessoas desempregadas que não sabem o que fazer para garantir o seu sustento.

O livro “Pega a Visão” de Rick Chester, que ganhou muita visibilidade depois de publicar um vídeo onde ensina como empreender vendendo água na praia está entre os melhores livros para jovens porque deixa claro para todos que um cenário de crise pode estar repleto de oportunidades para quem estiver disposto a agarrá-las.

Rick conta em várias entrevistas que sempre teve de ser empreendedor para conseguir superar as dificuldades que a própria família enfrentava quando ele ainda era criança.

Por isso seu livro, que traz uma linguagem clara e objetiva para abordar temas que em outros livros são mais rebuscados e complexos, pode ser considerado tanto uma biografia quanto um livro sobre empreendedorismo.

Considerações finais

Com esses livros é possível que você consiga desenvolver uma maneira diferente de enxergar e compreender o mundo à sua volta, deixando de ter um papel passivo para ser o ator principal da sua própria vida.

Depois de expandir sua mente dificilmente você voltará a ser a mesma pessoa.

A lista com os melhores livros para jovens transformarem suas vidas pode ser muito mais extensa, dependendo dos seus objetivos e das suas convicções.

O importante é aprender e colocar as lições em prática para colher bons frutos durante toda a sua vida.

Sobre o autor

Redação Tudo Ela

Site focado em publicar conteúdo atual e interessante sobre o universo feminino. Fazemos curadoria e pesquisamos dicas úteis para o dia-a-dia da mulher moderna. Saiba mais sobre nós.