Turismo

Melhores passeios de verão: ideias para curtir sozinha, em casal ou família

Se você está prestes a fazer uma viagem, daquelas dos sonhos, a primeira recomendação a fazer é bastante simples – o planejamento. Tenha todo o cuidado para não cometer erros e, por isso, o mais recomendável é evitar as improvisações, embora muitas vezes elas também façam parte de um bom pacote de viagem. Mas, para aproveitar bem os melhores passeios de verão, tenha tudo bem planejado.

Comece por definir o roteiro, o que hoje é facilitado com uma boa busca na internet. E, claro, dependendo das disponibilidades financeiras, comece por definir se esse roteiro será aqui mesmo pelo Brasil ou permitirá uma esticada ao Exterior.

Planejamento e definição do roteiro

Se vai ao Exterior, com certeza você já definiu bem antes essa viagem – afinal, são poucos os que podem dizer ‘amanhã vou jantar em Paris’. E o Exterior tem muito a lhe oferecer.

Pode ser pela América Latina, um passeio nos Estados Unidos, esticada pela Europa, um pouco mais longe, lá pela Ásia onde estão Rússia, Oriente Médio, China ou Japão, ou ainda pela Oceania de Austrália ou Nova Zelândia.

Ufa, já deu até para cansar. Por isso, como há muitos roteiros lá fora, vamos fazer uma incursão aqui mesmo pelo Brasil, identificando alguns dos melhores passeios de verão para uma esticada com a família, o casal, ou, mesmo, sozinha – por quê não?

Afinal, com a família ou sozinha?

Se você ainda não parou para pensar, saiba que o Brasil é um oásis para quem gosta de viajar… e um oásis muito grande, com imensas e maravilhosas paragens onde é possível passar a vida toda viajando, quase sem repetir roteiro.

Tem praias paradisíacas em todas as suas regiões, tem neve, muito sol, montanhas, cânions, corredeiras, cachoeiras, estradas maravilhosas e locais para ficar sem gastar muito.



Nosso país é mesmo abençoado pela natureza.

Por isso, defina logo: vai sozinha, tem um namorado, namorada, marido ou simplesmente uma boa companhia de viagem.

Definido este importante detalhe, escolha a região. É impossível fazer uma esticada por todo o Brasil de uma só tacada.

Veja também:

Do Monte Pascoal a Troncoso

Para definir seus melhores passeios de verão, é imprescindível saber por qual região começar.

No nosso caso, vamos começar pelo Nordeste, entendido como da Bahia para cima. Antes disso, uma observação: se seu caixa anda baixo, procure roteiros aí mesmo na sua região. Pode ter certeza que você encontrará muitas alternativas próximas ao local onde mora. O Brasil é assim.

Na Bahia, vamos logo pelo começo: junto ao Parque Nacional do Monte Pascoal, por onde Pedro Álvarez Cabral desembarcou, há a simpática Ponta do Corumbau, junto á cidade do Prato.

Ali tem praias e lugares de tirar o fôlego. Mas, claro, há lugares mais famosos, como Troncoso, a 50 km de Porto Seguro e onde é possível aproveitar praias de água salgada e água doce. Vida noturna agitada.

Em Diamantina, a Cachoeira da Fumacinha

Se você quer fugir de praias, não deixe de visitar a Chapada da Diamantina. Um dos lugares mais lindos do Brasil, com cachoeiras e muita mata virgem.

Entre tantas, tem a da Fumacinha, imperdível. E se você quer manter a presença da natureza, 900 km a oeste de Salvador está um recanto que não se pode perder: é a pequena cidade de São Desidério, com suas mais de 100 grutas em perfeito estado de conservação.

Um pouco mais ao norte da Bahia, tem duas capitais maravilhosas: Aracajú e, principalmente, Maceió, com praias muito lindas e bons lugares para ficar.

João Pessoa, na Paraíba, é deslumbrante, e Recife, em Pernambuco, tem muito mais do que Porto de Galinhas. Não se esqueça que daqui é possível chegar ao arquipélago de Fernando de Noronha, pelo mar ou pelo ar.

O Ceará, de Iracema e Canoa Quebrada

Lá naquela ponta Nordeste do Brasil, estão alguns dos pontos mais extraordinários deste país maravilhoso.

O Rio Grande do Norte é um convite às visitações e, de preferência, para ficar muito tempo. Tem Natal e, logo em seguida, Jenipapo e suas dunas onde é possível passear em jipes e bugues, além de outras maravilhas que será difícil esquecer.

O Ceará também é um convite ao prazer. A começar pela capital, Fortaleza, e suas belas praias de Iracema, do Futuro e Porto das Dunas, cada uma com suas próprias características.

E Canoa Quebrada, 160 km a leste de Fortaleza, com suas dunas e falésias avermelhadas, que proporcionam incríveis e inesquecíveis passeios.

De Jericoacoara até Salinas

A 200 km a oeste de Fortaleza fica a maravilhosa Jericoacoara, também com uma série de dunas e praias de tirar o fôlego. Aqui já existem hotéis que oferecem comodidade de qualidade, a preços variáveis.

E antes de cruzar para o Maranhão, não se esqueça das belezas do delta do Rio Parnaíba, que divide os dois estados. Você pode hospedar-se em Luis Correia, bem junto ao delta, ou na cidade Parnaíba, que possui melhores estruturas.

No Maranhão, São Luis já justifica um tour à parte entre seus melhores passeios de verão. Mas, os encantos da natureza serão encontrados e vividos nos lençóis maranhenses, a cerca de 60 km da capital.

Para completar sua esticada de verão ao Nordeste e Norte, junto ao mar, acabe em Salinas, que fica a 100 km de Belém, no Pará, com excelente infraestrutura hoteleira.

Nas lindas praias catarinenses

Antes das maravilhosas praias do Sul do país, lembre-se do Centro Oeste e Norte do País.

Tem a Chapada do Guimarães, no Mato Grosso, com lindas cachoeiras, a Chapada dos Veadeiros, em Goiás, ou Bonito, no Mato Grosso do Sul. Sem falar no Jalapão, no Tocantins.

Voltando às praias, no Paraná, tem a linda Ilha do Mel e suas praias paradisíacas, com muitas pousadas à disposição.

E, então, adentrar nas lindas praias de Santa Catarina, onde é difícil escolher a melhor. Bem ao Norte, Itapoá, com seu porto e lindas praias; um pouco mais ao Sul, São Francisco, também um porto cercado de praias maravilhosas.

Um país sem fim para visitar

Seguindo até a fronteira com o Rio Grande do Sul, há um suceder de praias maravilhosas, uma ao lado da outra.

Em Itajaí, tem a Praia Brava, para quem adora pegar ondas; em Baln. Camboriú, muitas belezas, vida noturna agitada e a Praia do Pinho, uma das poucas praias de nudismo do país, calidamente acobertada por rochas e mata quase virgem.

E tem a Praia de Palmas, em Gov. Celso Ramos, sem falar em Florianópolis.

Ainda em SC, há a extraordinária Estrada do Rio do Rastro que, a partir de Tubarão, leva diretamente para cânions e a linda Serra, mesmo no verão com temperaturas amenas.

E ainda tem o Rio Grande do Sul, mais ao Sul, para completar seus melhores passeios de verão.

Este país é mesmo maravilhoso.

Sobre o autor

Giovanna Cóppola

Trabalha com web, design, criação, conteúdo, SEO e fotografia. Em 2011 criou a Pandartt e hoje assume a direção da agência, além de colocar a mão na massa em todos os projetos. Paralelamente, tem outros três projetos: Viva com Felicidade, BlogGeek e Mapa dos Bichos. Ama música, cinema, jogos, arte, tecnologia, tatuagens e pandas.

/* ]]> */