Beleza Cabelos

Conheça as melhores vitaminas para cuidar dos cabelos

O cabelo é, sem sombra de dúvidas, uma das regiões do corpo que nós mulheres mais nos preocupamos e gostamos de cuidar. Afinal, em quesitos de beleza, as nossas madeixas são como um cartão de visita para quem acaba de nos conhecer, já que são as primeiras a serem vistas quando somos apresentadas à outras pessoas.

E, vale dizer que cuidar dos cabelos de forma correta não é uma tarefa fácil. Apesar de existirem atualmente vários procedimentos e produtos químicos que ajudam a dar mais brilho e maciez aos fios, é preciso entender também que essa parte do nosso corpo necessita de nutrientes para se manter saudável e bonita.

Para quem ainda não sabe, o fio capilar é formado, principalmente, por uma proteína chamada queratina, que, por sua vez, é formulada a partir de aminoácidos. A maior parte destes últimos é produzida pelo nosso próprio organismo. No entanto, alguns outros, chamados de aminoácidos essenciais, só podem ser obtidos por meio de uma boa alimentação, rica em vitaminas e minerais.

Por isso, é importante estabelecer uma rotina alimentar balanceada para que não falte nenhuma vitamina ao nosso corpo e, em especial, aos cabelos, já que são os últimos itens do corpo a recebê-la. Ou seja, as suas madeixas podem sim ser as mais prejudicadas com uma má alimentação.

Quer ter cabelos menos opacos e quebradiços? Quer acabar de vez com a queda e promover o crescimento rápido e saudável dos fios? Então, continue lendo esse artigo até o final e saiba quais são as melhores vitaminas para os cabelos e em que alimentos encontrá-las.

vitaminas-para-cabelo

Vitamina A (retinol)

É um dos nutrientes mais reconhecidos por seus efeitos benéficos à saúde dos cabelos. A vitamina A tem excelente ação contra a queda e quebra dos fios, deixando-os mais hidratados ao ajudar na produção do chamado sebo saudável (oleosidade natural) no couro cabeludo.

A vitamina também auxilia no combate aos radicais livres, que são os maiores responsáveis por causar a queda dos cabelos. Ao inserir vitamina A em sua alimentação, o resultado é de fios menos opacos e quebradiços, além de mais sedosos. Ainda, se você tem problemas com caspas, esta pode ser a melhor vitamina para acabar com o problema.

O nutriente pode ser encontrado em alimentos como fígado, ovos, peixes oleosos, cenoura, mamão, manga, agrião, pimentão, tomate, espinafre, batata doce, abóbora, damasco, couve, entre outros.

Vale ressaltar que o consumo exagerado de vitamina A pode ser altamente prejudicial aos cabelos, podendo provocar o chamado “efeito rebote”, que nada mais é do que o efeito contrário do resultado que ela promete.

Vitaminas do Complexo B

De uma forma geral, todas as vitaminas do Complexo B são extremamente importantes para a saúde dos cabelos. Elas podem ajudar tanto no crescimento dos fios quanto na saúde do couro cabeludo. Veja as mais importantes e que não podem faltar na sua alimentação:

Vitamina B3 (Niacina)

É responsável por melhorar a circulação sanguínea no couro cabeludo. Pode ser encontrada em alimentos como gérmen de trigo, frango, peixes e peru.

Vitamina B5 (Ácido Pantotênico)

É uma das mais importantes vitaminas para auxiliar no crescimento e evitar a queda do cabelo, principalmente aquela causada pelo avanço da idade. Isso porque o nutriente ajuda a fortalecer os folículos capilares e as suas células, fazendo com que elas funcionem de forma adequada e, portanto, evitem danos aos fios e ao couro cabeludo.

Ao eliminar a pele morta da raiz capilar, a vitamina B5 também faz com que os cabelos cresçam em maior velocidade e com mais vida. É possível encontrar o nutriente em alimentos como fígado, cereais integrais, gema de ovo, rim, aveia, frango, castanha-do-Pará, quiabo, banana, espinafre, iogurte, salmão, entre outros.

Vitamina B6 (Piridoxina)

É uma vitamina excelente para manter a cor natural do cabelo. Ela pode ser encontrada em alimentos como fermento, gérmen de trigo, soja, entre outros.

Vitamina B7 (Biotina)

É uma excelente agente no combate à queda dos fios e à caspa. Além disso, ao inserir esse nutriente na sua alimentação, é possível promover o crescimento mais rápido e saudável do cabelo. Ele pode ser ingerido a partir de alimentos como aveia, sementes de girassol e arroz integral.

Vitamina B8 (Inositol)

Este nutriente ajuda na prevenção e combate à queda dos cabelos, inclusive ocasionadas pela calvície. Além disso, ele ajuda no crescimento capilar de forma eficiente. Você pode encontrar o nutriente em alimentos como rim, cereais integrais, levedo e, principalmente, no fígado.

Vitamina B12 (Cobalamina)

Essa vitamina é essencial para melhorar a saúde do sangue no sistema nervoso. Portanto, mesmo que indiretamente, ela pode evitar a perda dos cabelos. É possível encontrá-la em alimentos como ovos, carnes, aves e peixes.

Vitamina C (Ácido Ascórbico)

Por ser uma excelente fonte de antioxidantes, a vitamina C pode ajudar no combate aos radicais livres, que são responsáveis por danificá-los e torná-los fracos e frágeis, e na produção de colágeno, uma proteína essencial para a saúde dos cabelos. Você pode encontrá-la em alimentos como frutas cítricas, vegetais verdes folhosos e frutas vermelhas, manga, pimentão amarelo, laranja, morango, laranja, mamão, tomate, goiaba vermelha, brócolis, melão, kiwi, entre outros.

vitamina-para-cabelo

Vitamina D

Este nutriente é um dos mais importantes para evitar a queda dos cabelos, atuando como um agente recuperador da estrutura capilar e deixando-a menos fina e fraca. Para obter essa vitamina é preciso consumir suplementos à base dela ou se expor à luz solar.

Ainda, você pode comer alimentos ricos nesse nutriente, como suco de laranja, ovos, salmão, atum, fígado, cogumelos, leite, entre outros.

Vitamina E

Por ajudar no combate aos radicais e promover uma melhor circulação de sangue no couro cabeludo e uma regeneração celular, a vitamina E é uma excelente aliada para cuidar da saúde dos cabelos. Ao incluir o nutriente em sua alimentação, os resultados serão de menos queda e quebra dos fios, além de um crescimento rápido e mais saudável.

Além disso, também é possível evitar cabelos brancos que possam nascer precocemente. A vitamina E pode ser encontrada em alimentos como cereais integrais, gema do ovo, óleos vegetais, gorduras que envolvem as carnes, avelãs, soja, amêndoas, abacate, couve, amendoim, semente de girassol, acelga, pistache, castanha-do-Pará, mamão, entre outros.

Vitamina H (Biotina)

Consumir essa vitamina é essencial para evitar a queda e ressecamento do cabelo, além da descamação do couro cabeludo. Você pode encontrá-la em alimentos como rim, gema de ovo, leite e fígado.

Ácido Fólico

Esta vitamina é considerada uma das mais importantes para cuidar dos cabelos. Ela auxilia na formação das células vermelhas de sangue, na manutenção da saúde do sistema nervoso central e, ainda, de novas células.

Por isso, pode ser ideal para o crescimento saudável dos cabelos. É possível encontrar o nutriente em alimentos como soja, frango, cereais, nozes, entre outros.

Ácido para-aminobenzóico (PABA)

Se você quer recuperar a cor original dos seus cabelos, esta vitamina pode ser a solução. Além disso, ela também pode auxiliar no combate à queda e enfraquecimento dos fios, fazendo com que eles cresçam mais fortes e saudáveis.

Você pode encontrar essa vitamina em alimentos como rim, cereais integrais, levedo e, principalmente, fígado.

/* ]]> */