Saúde

Menstruação atrasada: entenda quais são as causas

Menstruacao-atrasada

Poucas coisas desesperam tanto uma mulher quanto o atraso na menstruação. Quando isso acontece, inúmeras coisas passam pela cabeça, dando espaço para a ansiedade e preocupação.

Geralmente, a grande preocupação quando a menstruação atrasa é o medo da gravidez, porque, querendo ou não, esse é o primeiro pensamento que vem à mente quando nossa amiga mensal demora a chegar.

Mas, precisamos ter em mente que vários fatores fazem com que a menstruação demore a vir ou nem venha. Diante disso, separamos aqui algumas informações importantes que vão te ajudar a entender os atrasos na sua menstruação:

Gravidez

Quando a menstruação atrasa, é nela que pensamos: a temida gravidez. Além da falta de menstruação, você precisa observar outros sintomas para saber se esse é realmente o motivo da sua menstruação estar atrasada. Sintomas como enxaqueca, enjoo, seios doloridos e inchaço abdominal podem ser gravidez. Mas, para um diagnóstico preciso, faça o exame de sangue.

Lembrando que há casos em que a mulher engravida e continua menstruando normalmente. Portanto, a consulta com um ginecologista é indispensável.

Leia também: Como engravidar rápido? Confira 20 perguntas e respostas

Troca de anticoncepcional

Os anticoncepcionais têm grande influência em como o organismo feminino reage. Por exemplo, se você está habituada com um medicamento e o troca por outro, além da rejeição do seu corpo em relação aquele novo medicamento, a sua menstruação pode atrasar também.



Uso da pílula do dia seguinte

Se sua menstruação é regulada e você não utiliza nenhum método contraceptivo, o uso da pílula do dia seguinte pode atrapalhar o seu ciclo menstrual, visto que esse medicamento é uma “bomba” de hormônios e, quando ingerido, bagunça todo o ciclo.

Estresse

A correria do dia-a-dia com trabalho, estudos, casa e filhos para cuidar não é nada fácil e estressa bastante as mulheres. Esse pode ser um dos motivos do atraso da menstruação. A ansiedade também é uma grande inimiga dos ciclos regulados. Quando a menstruação atrasa, a tendência é ficar preocupada e, assim, atrapalhar ainda mais. Mas, geralmente é um atraso bobo.

Problemas uterinos

menstruacao-atrasada-causas

Problemas uterinos, como ovários policísticos, são, em sua grande maioria, os maiores responsáveis pelos atrasos na menstruação. Além de desregular o ciclo menstrual, ele surge após um aumento nos níveis hormonais, trazendo consigo os crescimentos de pelos no rosto, atraso menstrual, o aumento de cistos nos ovários e, em casos mais graves, miomas no útero.

Por isso, é importante que você tenha sempre o acompanhamento de um médico ginecologista.

Hormônios desregulados

Tudo o que funciona no nosso corpo depende de como estão os nossos hormônios. Ou seja, se há algo fora dos eixos, o nosso organismo sente e nos “avisa”. Uma maneira de avisar que algo está errado é o atraso na menstruação. Se ela está atrasada há dias e você já constatou que não é gravidez, procure um médico para que ele te examine e te oriente.

Amenorreia Primária

Acontece com o atraso da menarca, ou seja, a primeira menstruação. Ela pode acontecer com adolescentes com idade entre 11 e 16 anos e com baixo peso corporal. Para que o ciclo reprodutivo seja estimulado e a produção hormonal fique em dia, é necessário que o organismo tenha gordura para ativar esses hormônios.

Amenorreia Secundária

Acontece com mulheres que têm o ciclo regulado e que, sem um motivo aparente, a menstruação deixa de vir por três meses ou mais. Isso normalmente acontece com mulheres de baixo peso e que praticam atividade física de modo intenso. Geralmente atletas de fisiculturismo, ginastas, bailarinas e arremessadoras de peso sofrem mais com a amenorreia secundária.

Mesmo com todas essas informações, aconselhamos você a procurar um médico em caso de atraso menstrual.

Videos do nosso Canal no Youtube

Sobre o autor

Pedro Henrique Ferreira Mendes

/* ]]> */