Datas Comemorativas Receitas

Mesa de Natal: 5 ideias para sua decoração

O TudoEla vem aproveitando essa época tão especial do ano para publicar uma série de posts sobre o Natal, é post sobre árvore de Natal, de Painel de Natal, iluminação de Natal, mas na noite de ceia de nada adiantará o esmero em enfeitar a árvore, em fazer painéis, em caprichar na iluminação se não se dedicar de igual forma para preparar a mesa de Natal.

Para ser bem sucedida em criar a atmosfera adequada na noite tão tradicional e esperada do dia 24 de dezembro, a mesa de Natal deve se destacar. Primeiro porque é em volta dela que se passará boa parte do tempo ou do tempo mais saboroso. Segundo que provavelmente será o objeto passível de decoração natalina que ocupará maior espaço no local da ceia. Terceiro que por ser o ambiente das refeições é necessário que transmita conforto.

Ou seja, a mesa de Natal é o item basilar na data de celebração do feriado em que mais se consome calorias do ano, segundo o Instituto de Análises Empíricas Baseadas em Nenhum Dado Concreto (IAEBND).

É perdoável uma árvore discreta, uma iluminação modesta ou ausência de painéis, mas a mesa de Natal ao menos tem que receber tratamento especial.

Este post vai apresentar algumas ideias, sugestões, dicas para montar uma mesa de Natal de primeira, inclusive para você que sempre se esforça nesta parte da decoração natalina, mas que anda sem ideias do que incrementar de novo, de como sair da mesmice de todos os anos.

Veja a seguir nossas dicas de decoração de mesa de Natal.



Confira!

A toalha

Há a opção de você não usar toalha na mesa de Natal, mas tradicionalmente se utiliza e por se um tecido que irá cobrir toda a extensão do objeto merece atenção especial para engendrar uma decoração agradável e impactante.

O que deve ter em vista é que você forçosamente deverá fazer uma combinação de cores, pois é muito difícil que tenha pratos, copos, vasilhas no mesmo tom da toalha da mesa e nem ficaria interessante visualmente se tivesse. Você deverá compor um visual harmônico entre toalhas, louça e arranjos.

A dica para as iniciantes, as que ficarão encarregadas de preparar a decoração da mesa de Natal pela primeira vez, é apostar em toalhas lisas, sem estampas, de cor única, pois  diminui os riscos de uma composição por demais carregada, com excesso de informações e cores. Ficará mais fácil escolher a louça a ser utilizada, a que melhor combina com a matiz do tecido.

Se optar pelas toalhas estampadas, a recomendação é escolher as com detalhes mais discretos, figuras pequenas e que estejam na mesma paleta de cores, ainda que em tons diferentes, pois do contrário encontrar combinações que interajam perfeitamente com o estilo será tarefa penosa e que necessitará de um bom tempo para testes.

As cores

As combinações harmônicas de cores para a mesa de Natal e que se encaixam no clima da data célebre são as seguintes:

  • Vermelho e verde;
  • Vermelho e branco;
  • Vermelho e dourado;
  • Branco e prata;
  • Branco e dourado;
  • Amarelo e dourado;
  • Verde e dourado;
  • Roxo e dourado.

Louça

Quanto a louça da mesa de Natal a recomendação é parecida com a da toalha para facilitar o trabalho, especialmente para as iniciantes.

Os tons lisos e neutros são os mais indicados e fáceis para se fazer composições que harmonizem com o tom da toalha escolhida, pois esses tons neutros combinam com tudo, praticamente.

Mas não é necessário se prender as cores clean. Você pode introduzir variações, para incrementar com as peças lisas, desde que tenham detalhes natalinos. Nesse caso, dê preferência as mais discretas, com ilustrações pequenas ou bordas coloridas.

Arranjos e acessórios

A hora de colocar arranjos e acessórios na mesa de Natal é a ocasião em que deve dar mais espaço para a criatividade.

Os talheres, por exemplo, em vez de simplesmente espalhá-los pela mesa, como todos os anos, que tal surpreender e inseri-los em meias de lã tematizadas? Aliás, se tiver habilidades com tricô, pode inventar outras peças pequenas que combinem com a época de Natal: gorros, casaquinhos de Papai Noel, calças etc. Deixe a imaginação rolar.

Um arranjo fácil e barato de se fazer é com velas. Velas combinam com o clima luminoso dessa época do ano, instala uma atmosfera aconchegante e romântica. Pegue pequenos potes de vidro, encha-os de água e deixe a vela flutuando por cima. Para finalizar o arranjo, envolva o topo do pote com um laço.

Um prato de bolo é outro item que é possível de fazer um arranjo estiloso de maneira rápida e econômica:

  • Sobre o prato, coloque uma guirlanda e a cubra com flores vermelhas, outra variação interessante é decorá-la com bolinhas de Natal;
  • Introduza uma vela dentro de um vaso de vidro;
  • E coloque o vaso sobre o prato, a guirlanda e as flores.

Em uma mesa de Natal, também não podem ficar de fora castiçais, guardanapos e portas-guardanapo.

Não se empolgue

Você está montado sua mesa de Natal e vendo que está ficando uma beleza! E para alimentar a euforia continua a colocar mais detalhes, mais pratos, mais copos, talheres, luzes, renas, a Alcione com uma maça na boca tentando cantar “Então é Natal” em loop.

Calma, respira.

Por mais bonita que esteja ficando sua mesa de Natal, ela não pode ficar caótica, inviável para as pessoas se acomodarem e cearem tranquilamente sem se preocupar em derrubar algum enfeite, doce ou a Alcione.

View this post on Instagram

O Natal é uma data muito importante que celebra a harmonia e união, seja entre a família ou os amigos. É uma época para estar cercada pelas pessoas que você ama, celebrar, confraternizar e trocar lembranças e presentes. E para um momento especial como este, a decoração do ambiente e a escolha dos pratos  necessita de muita atenção para criar um ambiente perfeito. 🎅🤶🎄🍽 📝Dicas: 📌Crie uma paleta de cores para a sua mesa e decore com diversos elementos nestas cores:  velas, arranjo de flores, enfeites de natal, garrafas de vidro, pinhas, folhagens… 📌Experimente também criar uma mesa de apoio para colocar os pratos e travessas da sua ceia. 📌A apresentação dos pratos também fazem toda a diferença na decoração da mesa.

A post shared by Fernanda Prado Eventos (@fernandapradoeventos) on

A mesa de Natal, além de bela e adequada ao clima,  precisa ser funcional.

Considerações finais

A mesa de Natal é o principal item de decoração na noite da ceia, é o objeto que ocupa o maior espaço, o local em que se passará a maior parte do tempo, ou os melhores momentos.

Para uma mesa de Natal bem sucedida demos algumas dicas para a escolha de cores e itens decorativos.

Cores:

  • Vermelho e verde;
  • Vermelho e branco;
  • Vermelho e dourado;
  • Branco e prata;
  • Branco e dourado;
  • Amarelo e dourado;
  • Verde e dourado;
  • Roxo e dourado.

Toalha:

As lisas de cor única são as mais fáceis para trabalhar a decoração.

As de estampa necessita que sejam discretas e com padrões de detalhes natalinos pequenos.

Louça:

O mesmo vale para a louça. As lisas e de cores neutras combinam com quase tudo. É possível incluir outros modelos com detalhes natalinos, desde que estes sejam discretos.

View this post on Instagram

Mais um cantinho especial da nossa mesa posta de Natal do Evento Natal Kids da @salvadorkidsproducoes. Realizado na @casapitchuco . Não ficou lindo? @teaespaparty Orçamento pelo WhatsApp 71 99192-3545 ou pelo 📩 contatoteapartyeventos@gmail.com. Decoração e Assessoria: @teaespaparty Bolo: @lary.palma Doces: @mundodobrigadeiro.ssa . . #festadecor #festapersonalizada #festainfantilsalvador #blogdefesta #instafestas #miniblogueirinha #instablogersr #sobreserreall #brasilportag #fashionbloginstalover #midiainfluencers #novembr02018 #festadeprincipe #mesapostadenatal #festaemcasa #festainfantil #festainfatilsalvador #mesadenataldecorada #convideosamigos #bloggerkids #bloggerkidsba #miniblogger #festadecor #decoracaodenatal #festadenatal #decoracaodefestainfantil #festainfantilssa #clubedefestas #decoracaofestainfantil #instakids

A post shared by Tea & Spa Party (@teaespaparty) on

Arranjos e acessórios:

Demos algumas dicas de disposição e apresentação de talheres, além de arranjos caseiros fáceis e econômicos para se fazer.

Gostou do conteúdo?

Então curta, compartilhe, avalie.

Sua opinião é muito importante para nós.

Leia mais de nossa sessão de decoração.

 

Videos do nosso Canal no Youtube

Sobre o autor

Redação Tudo Ela

Site focado em publicar conteúdo atual e interessante sobre o universo feminino. Fazemos curadoria e pesquisamos dicas úteis para o dia-a-dia da mulher moderna. Saiba mais sobre nós.

/* ]]> */