Decoração

Mesa posta: dicas e fotos para você decorar

Mesa posta

De um café-da-manhã de novela a jantares de cinema, apostar numa linda e organizada mesa posta requer conhecimento e prática. Afinal, quem tem prazer em receber visitas no conforto do lar também precisa adorar pensar em cada um dos detalhes envolvidos.

Essa atitude, além de transmitir consideração, ainda é uma forma carinhosa de surpreender grupos de amigos e demais familiares. Pois uma mesa posta de forma caprichada e decorada faz muita diferença a qualquer hora do dia e em qualquer ocasião.

A mesa posta faz toda ocasião ser especial

Uma mesa posta e decorada faz toda a diferença na hora de receber amigos e familiares. Mesmo se a ocasião for simples, mas você quiser dar aquele toque pessoal, qualquer evento ou data especial pode ter a opção de uma mesa posta à altura da sua necessidade, adequando organização e clima ao charme da decoração e estilo da sua casa.

Mas todo anfitrião precisa acertar nos detalhes e fazer bonito com os convidados, relacionando quais os itens essenciais para compor a mesa posta. E é exatamente isso, os itens essenciais que não podem faltar à sua mesa posta, que você pode conferir a partir de agora neste nosso artigo.

Com várias dicas fundamentais, aprenda a como montá-la, inspirando soluções para momentos como café-da-manhã, almoço e jantar com uma elegância sem igual. Antes de você começar suas elaborações, anote alguns elementos vitais.

  • Guardanapos;
  • Louças;
  • Copos;
  • Talheres;
  • Taças.

O conceito de mesa posta

Ela é uma lista de normas e regras para você organizar, numa mesma mesa, itens como talheres, pratos e copos. Visando receber convidados especiais para determinados eventos e refeições, a mesa posta costuma ser utilizada para ocasiões desde um brunch até reuniões e churrascos.

Afinal, toda mesa arrumada, decorada e bonita sempre deixa qualquer refeição ainda mais saborosa e com mais prazer na sua degustação. Isso faz com que o uso de uma mesa posta dê mais valor e enriquecimento a ocasiões e momentos especiais, contribuindo para a comemoração de diversos tipos de eventos.



Mesmo que o momento seja durante um dia comum, ela transforma a rotina numa convivência especial e convidativa. Outro lado da mesa posta é a vantagem de que uma disposição organizada de louças e talheres ajuda na hora dos convidados se servirem, assim como a retirada das peças utilizadas. Como isso tudo funciona nós vamos esclarecer agora.

Itens essenciais da mesa posta

Podendo ser utilizada para diversos eventos, da manhã ao fim da noite, a mesa posta requer uma lista de itens essenciais, para que cada refeição tenha a praticidade e requinte que garante a degustação de refeições inesquecíveis. Confira abaixo alguns elementos, peças e itens que são vitais para você arrasar ao montar uma mesa posta.

Talheres

Neste quesito, invista logo num faqueiro que seja completo. Isso quer dizer que ele precisa deixar na sua mesa posta peças essenciais, como:

  • Facas e garfos de mesa;
  • Facas e garfos de sobremesa;
  • Colheres de sopa;
  • Colheres de café e chá;
  • Colheres de sobremesa.

Louças para mesa posta

Primordiais e grandes estrelas em qualquer mesa posta, suas louças precisam ter o estilo e a cor das demais peças presentes na decoração. Como dica, elas podem ser brancas e misturadas a demais peças estampadas e coloridas. Lembre-se apenas de que para cada menu, existe uma quantidade ideal de louças.

As taças e os copos

Elementos fundamentais em qualquer situação, claro que lindas taças e copos também precisam compor uma mesa posta de arrasar. Aqui nossa dica é investir em peças próprias para bebidas como água, sucos, vinho e até mesmo espumantes.

Aposte em lisas e transparentes para combinar com tudo, embora seja melhor ter sempre itens guardados para acompanhar os pratos e cardápios para cada evento. Ou seja, sempre leve em consideração quais as bebidas que serão servidas.

A toalha de mesa posta

Mais uma peça vital ao criar uma mesa posta de alto nível é você apresentar um conjunto de toalhas de mesa que combinem com os demais acessórios da decoração. Em relação ao jogo americano, a dica é optar por modelos que sejam mais adequados às suas necessidades. Mesmo porque eles sejam mais práticos do que o uso de toalhas e ainda ajudam os convidados a organizar seu próprio espaço.

Guardanapos

Para este item, aposte apenas em guardanapos de tecido, dando um toque mais charmoso e elegante. A dica de ouro aqui é que eles estejam combinando com os anéis que os prendem.

A decoração

Uma mesa posta requer uma decoração rica em elementos, como vasos, arranjos florais, castiçais e velas, compondo um cenário pensado e todo especial. Se você investir ainda em demais peças, apenas cuidado para que nenhum objeto bloqueie ou atrapalhe a visão e a conversa dos seus convidados.

Ocasiões ideais para a mesa posta

Com a sua mesa pronta já toda idealizada na sua cabeça, venha conferir conosco alguns eventos e ocasiões para você colocá-la em prática. São três os principais momentos para curtir sua nova decoração: almoço, jantar e café-da-manhã.

Almoços e jantares

Fique atenta, pois a disposição de cada item pode variar de acordo com o evento e até mesmo do cardápio. Em todo caso, como regra geral, indicamos você a manter os garfos à esquerda, assim como as facas, as colheres e copos à direita, como numa diagonal.

Os guardanapos ficam sempre ao lado dos garfos, geralmente sobre os pratos ou mesmo à esquerda. Caso seu menu inclua sobremesas, coloque os talheres sempre acima dos pratos.

Mesa posta para café-da-manhã

Pode até mesmo ser uma mesa para chá, pois aqui o importante é que você precisa deixar a xícara sempre acompanhada da colher e do pires, como se o conjunto fosse um jogo. Em relação à disposição dos elementos, anote a dica de colocar sempre os garfos do lado esquerdo, as facas no direito (sempre com o serrilhado voltado para as louças) e as colheres ao lado das facas.

Aqui, taças e copos ficam à direita, acima da colher e faca, assim como os guardanapos devem ficar ao lado dos garfos, sobre o prato de sobremesa ou à esquerda. Em relação às xícaras, elas devem estar sempre dispostas viradas para cima.

Galeria de fotos

View this post on Instagram

Bom dia, Nosso #tbt de hoje é essa mesa linda floral com tons de marsala e o nosso queridinho Tiffany, e para completar nossa composição algumas peças cobre. Você gostou, peça o seu… Siga nos pelas redes sociais insta melhorlugardecor em nossa página no face @melhorlugardecor ou pelo e-mail contato@melhorlugardecor.com.br ou se preferir pelo Direct, enviamos para todos Brasil, aceitamos todos cartões de crédito. #melhorlugardecor #prazeremreceber #amoramesa #aexpericiadamesa #famíliasrestauradaspeloespíritosanto #novidadesamesa #feitoamaoecomamorparavoce #haumpropositonamesa #decoracaodemesa #recebercomcharme #peçaseu #mesalinda #mesadesign #decoração #tabledecor #caminhodemesa #mesadecorada #jogosamericanos #trilhosdemesa #guardanapos #portaguardanapos #toalhasdemesa #almofadas #mesaposta #designdeinteriores #homedecor #instadecor #mesapronta #mesadecorada

A post shared by Melhor Lugar Decor (@melhorlugardecor) on

Compartilhe!

Videos do nosso Canal no Youtube

Sobre o autor

Redação Tudo Ela

Site focado em publicar conteúdo atual e interessante sobre o universo feminino. Fazemos curadoria e pesquisamos dicas úteis para o dia-a-dia da mulher moderna. Saiba mais sobre nós.

/* ]]> */