Estética Pele

Mesoterapia: tudo sobre a técnica que aplica medicamentos na pele

Mesoterapia é uma técnica que vem sendo bastante utilizada principalmente em tratamentos estéticos onde se busca um resultado mais efetivo do que o obtido nos tratamentos tradicionais e menos invasivos, como o uso de cremes e massagens, por exemplo.

O procedimento que começou a ser realizado ainda nos anos 90 se tornou moda entre os aficionados por tratamentos estéticos, o que acabou fazendo com que a mesoterapia para fins puramente estéticos fosse proibida no Brasil.

Agora você vai saber mais sobre a mesoterapia, como ela é feita, os profissionais que estão habilitados a realizar o procedimento e as complicações que podem surgir após algumas sessões.

O que é mesoterapia?

A mesoterapia é uma técnica francesa que tem como principal objetivo conseguir resultados mais efetivos nos tratamentos estéticos através da aplicação dos medicamentos diretamente no local que será tratado.

Os medicamentos utilizados para tratar diversos problemas podem ser aplicados na derme, epiderme ou mesmo nos músculos, dependendo do objetivo do tratamento.

Como a mesoterapia é feita?

Para a aplicação dos medicamentos necessários para que seja realizado o tratamento são utilizadas agulhas que podem ter entre 1 e 2 milímetros de diâmetro.

A profundidade da aplicação pode ser de 3 a 8 milímetros, já que quanto mais profundamente as substâncias forem aplicadas maior será a área por onde elas se espalharão, aumentando as chances de resultados satisfatórios no tratamento.



A mesoterapia pode ser utilizada tanto para tratamento de gordura localizada quanto para problemas musculares.

No primeiro caso, as substâncias medicamentosas são aplicadas diretamente nas células de gordura.

Essa forma de aplicação torna essas células mais fluídas, fazendo com que o fígado consiga absorver essas células e realizando seu trabalho de metaboliza-las para depois elimina-las através da urina e das fezes.

Quando existe um problema de ordem muscular a mesoterapia faz a aplicação dos medicamentos diretamente nos músculos a serem tratados.

No tratamento de problemas musculares as substâncias aplicadas são, na grande maioria dos casos, anti-inflamatórios, anestésicos ou relaxantes musculares.

Como a mesoterapia trata diretamente o foco do problema as quantidades de substâncias aplicadas são reduzidas, o que permite que o tratamento seja realizado apenas em regiões pequenas.

Aparelhos utilizados na mesoterapia

Além das agulhas que mencionamos no tópico anterior algumas clínicas utilizam aparelhos mais avançados na mesoterapia.

Esses aparelhos são conhecidos como pistolas de mesoterapia.

O seu uso permite que os medicamentos sejam injetados eletronicamente em vários pontos do corpo simultaneamente, aumentando o volume e a profundidade das aplicações.

Como nesse aparelho apenas as agulhas utilizadas são descartáveis, a esterilização do equipamento é muito mais difícil, o que acaba inviabilizando sua utilização.

Quando a mesoterapia é indicada?

Basicamente a mesoterapia é indicada para pessoas que desejam tratar problemas específicos de estrias brancas, celulite, gordura localizada e até mesmo calvície.

  • Estrias brancas: substâncias como o ácido hialurônico, buflomedil e asiaticosídeo podem ter excelentes resultados, principalmente quando aplicadas em estrias mais finas.
  • Celulite: A L-carnitina e o silício orgânico melhoram a atuação do organismo sobre as toxinas que se acumulam formando a celulite.
  • Gordura localizada: o tratamento pode ser feito com a aplicação de compostos formados por cafeína, tiratricol e desoxicolato, aplicado nos locais específicos, como coxas, pernas e braços, por exemplo.

Pessoas que estejam sofrendo com a queda de cabelos também podem utilizar a mesoterapia em seus tratamentos, independente das causas do problema.

As causas da queda de cabelo podem ser tratadas tanto com a injeção de produtos específicos ou misturas que podem ajudar a diminuir ou até mesmo acabar de vez com problemas como a calvície e a falta de vitaminas, por exemplo.

Quantas sessões são necessárias os resultados ficarem visíveis?

A duração de cada sessão de mesoterapia costuma ter uma duração de mais ou menos 30 minutos.

O numero total de sessões necessárias para que os resultados do tratamento comecem a ser vistos vai depender do tipo de problema que está sendo tratado, além da orientação médica.

Em média os tratamentos feitos com ajuda da mesoterapia têm entre 5 e 10 sessões, e os resultados, em alguns casos, já podem se tornar visíveis em 3 sessões, dependendo do caso.

Contraindicações e efeitos colaterais

Além de ser comum que o paciente sinta dores coceira, inchaço e note a presença de hematomas na região onde foi feito o procedimento.

Também podem surgir outros problemas como:

O principal risco de complicação decorrente da mesoterapia é infecção causada por microbactérias, que podem surgir devido à falta de assepsia adequada do material utilizado ou pela utilização de substâncias contaminadas.

A mesoterapia é contraindicada para pessoas que estejam com doenças de pele na região onde será feito o procedimento, além de pessoas alérgicas as substâncias que serão injetadas.

Pessoas que tenham doenças autoimunes e mulheres gravidas também não devem se submeter a mesoterapia.

Qualquer pessoa pode fazer a mesoterapia

Para que o procedimento seja realizado corretamente e seus resultados sejam satisfatórios é necessário que o profissional possua um bom conhecimento da anatomia humana.

Isso torna a mesoterapia um procedimento bastante complexo, inclusive envolvendo casos onde ocorrem complicações.

Por isso esse procedimento só deve ser realizado por profissionais capacitados, como dermatologistas, fisioterapeutas especialistas e cirurgiões plásticos.

Existe alguma preparação antes de uma sessão de mesoterapia?

A preparação para uma sessão de mesoterapia não tem muitas exigências, o que é uma vantagem.

A principal recomendação para quem vai fazer uma sessão de mesoterapia é que a pele esteja totalmente limpa, sem cremes ou qualquer outro tipo que possa tornar o sangue mais fluido no momento da aplicação ou nos dias anteriores a sessão.

Considerações finais

Mesoterapia é um procedimento que pode trazer excelentes resultados para quem opta por esse tipo de técnica.

Problemas como celulite e gordura localizada possuem tratamentos focados em mesoterapia que produzem resultados extremamente satisfatórios.

Por se tratar de um procedimento complexo e sujeito a complicações, a mesoterapia só pode ser realizada por profissionais realmente qualificados para aplicar a técnica sem expor seus pacientes a riscos desnecessários.

Então, se você já tem um profissional de confiança capacitado para fazer a mesoterapia e não tem nenhuma contraindicação, é hora de agendar sua primeira sessão.

Se você já realizou algum tratamento utilizando a mesoterapia conte pra gente como foi a sua experiência, aqui nos comentários.

Videos do nosso Canal no Youtube

Sobre o autor

Redação Tudo Ela

Site focado em publicar conteúdo atual e interessante sobre o universo feminino. Fazemos curadoria e pesquisamos dicas úteis para o dia-a-dia da mulher moderna. Saiba mais sobre nós.

/* ]]> */