Beleza Cabelos

Messy Hair: aprenda a fazer o efeito “bagunçado” no cabelo

É comum percebermos que os conceitos de beleza estão mudando cada vez mais com o passar dos anos. Com isso, até o modo de cuidar dos cabelos está ficando diferente.

Por exemplo, se antes deixar o cabelo bem penteado e arrumado, sem um fio sequer fora do lugar, era a regra padrão para não fazer feio no meio da rua ou nas festas e eventos, hoje deixar as madeixas um pouco mais bagunçadinhas e com fios desconexos é uma tendência moderna, sexy e jovial para quem é uma mulher antenada no mundo da moda e beleza.

É o caso do estilo Messy Hair, que você vai conhecer no artigo de hoje e que está fazendo o maior sucesso entre as celebridades e a mulherada ligada nas novidades do momento nos salões de beleza.

Como o próprio nome já diz, – já que “messy hair” significa “cabelo bagunçado”, em tradução livre para o português – usando produtos novos no mercado de cosméticos e técnicas dos melhores fashionistas do mundo, o objetivo é deixar o cabelo “desarrumado” para deixar o look mais moderno.

Apesar de, a princípio, a ideia de deixar as madeixas bagunçadas remeter à falta de cuidados com os fios, não é bem assim que o estilo Messy Hair funciona. Neste caso, o visual desarrumado é pensado e intencional, com o intuito exclusivo de dar um ar mais charmoso e despojado no cabelo de quem o faz.

Quer saber mais sobre o Messy Hair e como fazê-lo no seu cabelo? Então, continue lendo esse artigo até o final e conheça tudo sobre essa tendência no mundo da beleza.

O que é o Messy Hair?

Como você já leu nos parágrafos iniciais desse post, o Messy Hair nada mais é do que uma técnica que tem como principal objetivo deixar o cabelo “bagunçadinho” ou “desarrumado” para dar um aspecto jovem, sexy, despojado e moderno ao visual da mulher. Simples, prático e interessante, ao mesmo tempo, algumas pessoas apelidaram o estilo de “acordei agora”, só que linda e bela!

Para usar essa técnica nos fios, você pode usar tanto produtos para este fim, que já estão presentes em grande variedade no mercado de cosméticos, ou técnicas dos maiores especialistas e cabeleireiros do mundo todo, como você vai poder conhecer no decorrer desse texto.

O Messy Hair pode ser feito em todos os tipos de cabelos – lisos, ondulados, cacheados ou crespos – e tamanhos, estejam eles presos ou soltos. A única dica é abusar da texturização dos fios, com mechas bem amassadas, e aposentar de vez a chapinha com o seu liso polido e perfeito.

O efeito desejado deve ser sempre o de um cabelo natural, do jeito que você acordou, com muita textura, só que intencional, abusando dos produtos e técnicas para deixá-los “bagunçadinhos” e no lugar onde deveriam estar, tudo ao mesmo tempo. Legal, né?!

Quem pode fazer?

Qualquer mulher que esteja disposta a aderir um visual mais moderno e despojado pode fazer o Messy Hair no cabelo, seja este liso, ondulado, cacheado ou crespo e de qualquer tamanho. Como a ideia dessa tendência é deixar o visual o mais natural possível, investindo em bastante texturização nos fios, ela combina com qualquer pessoa.

No entanto, existem alguns tipos de cortes e tamanhos de madeixas para os quais o Messy Hair cai “como uma luva”, como é o caso de cabelos repicados ou em camadas, que garantirão um estilo bagunçado sem fazer muito esforço, isso por conta da ondulação natural que esses cortes já causam no cabelo de forma natural.

Ainda, cabelos curtinhos tendem a ganhar mais textura na hora de aplicar a técnica, uma vez que o comprimento termina na altura dos ombros, o que pode sustentar melhor esse tipo de finalização.

Além disso, quem tem cabelos cacheados ou crespos também poderá apostar no Messy Hair sem precisar usar muita técnica ou produtos para isso, bastando apenas deixar os cabelos secarem ao natural para conseguirem o efeito desejado, como você vai aprender nos próximos parágrafos desse artigo.

Como fazer o Messy Hair? Veja passo a passo

Agora que você já sabe o que é o Messy Hair e quem pode aderir à essa nova tendência para dar um up no visual das madeixas, chegou a hora de você aprender como fazer o Messy Hair em casa, obter o mesmo efeito do salão de beleza e ficar com o look tão moderno e bonito como o das famosas!

Para isso, você vai entender como a técnica e produtos deverão ser aplicados em cada tipo de cabelo e acompanhar dicas de como deixar os seus fios com ar de bagunçado, mas sem parecer que estão mal cuidados. Vamos lá?

Passo 1: Lave bem os cabelos, seque-os com a ajuda de uma toalha para retirar o excesso de umidade dos fios.

Passo 2: Depois, divida os cabelos em quatro partes iguais, sendo duas laterais e duas na parte de trás da cabeça, e aplique uma mousse.

Passo 3: Comece a secar cada uma das partes com o secador, sem escovar (alisar) o cabelo. Nesta etapa, se o seu cabelo é cacheado, você também pode usar um difusor.

Passo 4: Em seguida, depois de repetir o processo em todas as partes divididas, separe o cabelo em mechas finas e enrole cada uma delas com a ajuda de uma escova.

Passo 5: A dica é enrolá-las enquanto o cabelo ainda estiver quente por causa do secador, momento em que você deverá aproveitar também para criar o efeito “bagunçadinho” no cabelo.

Passo 6: Amasse bem cada mecha com as mãos, em direção à raiz, e solte. Finalize aplicando um spray fixador no cabelo para manter a texturização por mais tempo ao longo do dia.

Cabelos lisos

Quem tem cabelos lisos pode apostar no Messy Hair criando algumas ondulações nas mechas. Para isso, você deverá aplicar um pouco de leave-in nos fios e fazer dois coques no cabelo (um de cada lado da cabeça ou um em cima e outro embaixo) antes de dormir.

No dia seguinte, ao acordar, basta soltar os dois coques e pentear o cabelo com os dedos, já modelando e texturizando da forma que mais te agradar na frente do espelho.

Outra forma de conseguir o estilo “bagunçadinho” é investir em um babyliss, fazendo ondas aleatórias em algumas mechas do cabelo, o que vai garantir que elas se misturem às mechas lisas e deem o efeito desejado.

Cabelos ondulados, cacheados ou crespos

Mulheres com cabelos ondulados, cacheados ou crespos são as que se adaptam melhor ao Messy Hair, já que possuem “ondas” ou cachos naturais e que podem ser facilmente texturizados para garantir um ainda melhor efeito bagunçado ou desarrumado, que é o que pede o estilo.

A dica, nestes casos, é lavar e hidratar bem os cabelos e secá-los bem com a ajuda de uma toalha (de preferência, de microfibra). Em seguida, aplique um creme para pentear ou leave-in em toda a extensão dos fios e vá amassando-os em direção à raiz para estilizar bem o cabelo, do modo que preferir.

Feito isso, é só deixar os cabelos secarem naturalmente e, depois de secos, ir bagunçando os fios com os dedos. Fica incrível!

Dicas especiais para fazer o Messy Hair

Como você leu acima, cada tipo de cabelo pede um tipo de produto e texturização diferente para conseguir aderir ao estilo Messy Hair. No entanto, existem algumas dicas especiais que podem servir para qualquer um desses casos.

Um bom exemplo é o melhor período em que a técnica e produtos devem ser aplicados no cabelo, que deve ser sempre um dia após a lavagem dos fios. Isso porque o nosso couro cabeludo possui uma oleosidade natural que, logo após a higienização, começa a ser distribuída da raiz ao comprimento e pontas dos cabelos, conforme os dias vão passando.

É esse sebo natural o responsável por dar brilho e encorpar os fios, o que você aproveitar para fazer uma texturização e causar o efeito “bagunçadinho” que pede o Messy Hair. Neste caso, se a sua raiz for muito oleosa e criar um aspecto pesado que você não gosta, basta aplicar um shampoo a seco para ajudar a “desgrudar” os fios da cabeça.

Veja algumas fotos para se inspirar!

/* ]]> */