Maternidade Saúde

Método Billings: conheça esta técnica natural para engravidar

O Método Billings é um método de identificação do período fértil por meio do muco cervical. Essa técnica é muito útil para as tentantes, que querem muito ser mães. Pode ser usada também para as mulheres que querem usar métodos naturais para evitar a gravidez.

Com este método você poderá monitorar as fases do seu ciclo menstrual por meio da lubrificação vaginal. Se usado em conjunto com outras formas naturais de fertilização, as chances de engravidar podem aumentar significativamente.

Para conhecer mais dois tipos de fertilização natural, veja:

Neste artigo, você conhecerá mais sobre este método e terá uma noção maior de como utilizá-lo para identificar seu período fértil com mais facilidade.

Como funciona o Método Billings?

O método de observação do muco vaginal é uma forma de monitorar a saúde do sistema reprodutor e pode ser usado tanto para evitar a fecundação quanto para conseguir engravidar. Pode parecer muito difícil, mas na prática, as respostas do seu corpo aos hormônios do ciclo menstrual são fáceis de identificar.

Neste vídeo, você verá um resumo completo sobre como acontecem essas variações do muco cervical durante o seu ciclo menstrual:

As características do muco que a vagina produz dão pistas sobre a fertilidade. Nos dias em que o cervix ou o colo do útero está obstruído pela secreção, a vagina ficará menos lubrificada. Um pouco antes da ovulação, os hormônios fazem com que a secreção vaginal aumente e se torne mais fluida para facilitar a fecundação do óvulo.

Como identificar as características do muco vaginal?

Veja como acontece, em geral, a evolução do muco vaginal:

  1. Fase pré-ovulação: após a menstruação você perceberá um padrão de secreção mais seca por cerca de três dias. O muco pode aparecer logo após o último dia da menstruação, principalmente nas mulheres em que o sangramento dura mais dias e o ciclo menstrual é mais curto;
  2. Fase da ovulação: o muco, que antes era mais esbranquiçado e pegajoso se torna mais elástico e lubrificante, parecido com a clara do ovo. É possível puxá-lo num fio, como na quarta imagem da sequência acima. Essa lubrificação indica o início do período fértil que dura cerca de 4 dias.
  3. Fase pós-ovulação: Após esses dias, a sensação de secura retorna e o muco se torna espesso novamente. Essa fase de infertilidade dura cerca de duas semanas. A vagina permanecerá dessa forma até a vinda da menstruação, caso não tenha ocorrido a fecundação.

Como fazer o monitoramento pelo Método Billings?

Muita gente confunde o Método Billings com a famosa tabelinha. Na realidade, a tabela e outras formas de contracepção natural podem ser usadas em conjunto. Hoje já existem muitos aplicativos de celular que tornam o monitoramento do ciclo menstrual muito mais prático e fácil.

Confira aqui uma lista destes Apps:

Caso você ainda tenha dúvidas sobre como monitorar o muco vaginal, existem profissionais instrutores do Método Billings que podem prestar uma consultoria que ajudará você a aprender cada detalhe deste conhecimento. Há ainda livros sobre o assunto, assim como grupos nas redes sociais com dicas e ajuda de mulheres que usam o método.

Último Vídeo do Nosso Canal


LISTA VIP!
Nossas Dicas no seu Email
Seja a primeira a saber das nossas últimas dicas. Coloque seu email abaixo e receba nossos posts:
Cadastrar!
Apenas 1 email por semana. Conteúdo Exclusivo!
close-link
/* ]]> */