Casa Organização

Método KonMari de arrumação: como funciona? Quais os benefícios?

Organizar a casa é um desafio que o método KonMari de arrumação promete ajudar a vencer com muita eficiência e de maneira definitiva.

O método, criado pela organizadora e consultora japonesa Marie Kondo, surgiu no Japão e rapidamente ganhou o mundo por causa de sua eficácia e de sua abordagem diferente da arrumação e do desapego.

Marie Kondo já escreveu quatro livros sobre organização e juntos eles venderam milhões de cópias. Ela ainda atua como organizadora e a fila de espera para ser atendido por ela é imensa, mas seus clientes juram que vale a pena esperar.

O método KonMari de arrumação começa organizando sua casa e termina organizando sua vida. Através dele as pessoas aprendem a organizar não apenas suas coisas mas também seus sentimentos.

Vamos te contar tudinho do jeito mais resumido que a gente conseguir e você vai entender que a base da arrumação é a alegria.

Quem é a criadora do método KonMari de arrumação?

Marie Kondo conta em seu livro “A Mágica da Arrumação” que desde pequena era obcecada por organizar as coisas – ela mesma usa a palavra obcecada.



Sua brincadeira predileta era organizar brinquedos, livros, lápis, canetinhas e outros materiais escolares, sapatos, objetos pessoais, utensílios de cozinha… enfim, a pequena Marie já gostava de organizar tudo que estivesse ao seu alcance.

Embora não tenha sido sua primeira opção quando ela cresceu e precisou escolher um caminho profissional, não custou para que ela logo se tornasse organizadora profissional.

Ela atendia – e atende – seus clientes usando uma metodologia peculiar, criada por ela mesma, então logo essa metodologia virou livro. E é um dos livros sobre organização mais vendidos no mundo todo.

De acordo com a famosa lista da revista Time, ela é uma das cem pessoas mais influentes do mundo. Sente o poder dessa mocinha!

O método KonMari de arrumação ganhou esse nome como uma abreviação do nome de sua criadora.

Agora que conhecemos um pouco dessa japonesinha super organizada e criativa, hora de entender mais sobre o método KonMari de arrumação.

Como funciona o método KonMari de arrumação?

O principal fundamento do método KonMari de arrumação é olhar seus pertences um a um e se perguntar “isso me faz feliz?”.

Calma, não é assim tão simples. Mas você vai ver que não é tão complicado.

Para o método KonMari de arrumação, a sua casa e o seu estado de espírito estão intimamente ligados – se sua casa estiver bagunçada, seus sentimentos estarão bagunçados e vice-versa. Então comece a arrumar pelo mais fácil: a casa.

A Marie Kondo não acredita em arrumação por etapas, para ela precisa ser tudo de uma vez só, naquele esquema de tirar o bandaid rápido para doer menos.

A criadora do método tem uma carinha doce e meiga, mas o método é tiro, porrada e bomba! Não tem moleza nem brecha nem exceção!

A primeira coisa que ela ensina é que você não vai organizar sua casa por espaços e sim por categorias.

Primeiro as roupas. De acordo com o método KonMari de arrumação, é a categoria mais fácil para você entender como o método funciona e começar a colocá-lo em prática.

Você precisa pegar todas as suas roupas e colocar em cima da sua cama ou do sofá. Absolutamente TODAS. Tire do armário, da arara, das gavetas, do varal e até do cesto de roupa suja – a gente jura que ela diz exatamente isso!

Então você deve pegar peça por peça e olhar com atenção. Você usou aquela peça no último ano? Esse é seu primeiro questionamento. E em seguida você deve se perguntar “vestir essa roupa me faz feliz?”.

Isso mesmo! Se você se sente feliz usando aquela roupa, guarde. Se você não se sente feliz usando aquela roupa, separe para doar. Parece esquisito, a gente sabe. Mas a gente jura para você que assim que você começar isso vai fazer sentido.

A maioria das pessoas que já seguiu o método conta que se sente estranho no começo, mas que depois a técnica começa a fluir e cerca de ¾ das roupas acabam indo para o monte das doações – aconteceu aqui com a gente também!

Depois você vai fazer o mesmo com sapatos, bijous, makes, livros, documentos, enfim, com absolutamente todos os seus objetos. Por categoria.

Uma dica importante do método KonMari de arrumação é que você deve fazer esse processo sozinha. Tanto para se sentir mais à vontade com as suas coisas como para que ninguém fique te pedindo nada.

E se você não mora com seus pais, não vale pegar as coisas que você separou para doação e levar para a casa deles.

Fazer isso é o mesmo que varrer a sujeira para debaixo do tapete. Você não vai realmente se livrar das coisas que não usa mais e ainda vai bagunçar a casa dos seus pais. Duplamente jogo sujo.

Parece difícil separar um dia todo para a arrumação? Tente um sábado ou domingo. Depois que você começar vai se animar.

O próximo passo é reorganizar o que ficou. Repense onde cada item deve ficar guardado. O método KonMari de arrumação te ensina até a dobrar as roupas da melhor forma.

É difícil deixar ir aquela peça que já te fez feliz ou que você não usa mais mas te trás boas recordações, a gente sabe!

O método KonMari de arrumação te ajuda a lidar com isso também. Usando uma técnica que lembra o budismo, observe aquela peça com gratidão. Literalmente agradeça a ela pelas alegrias que ela te trouxe e a liberte de seu apego.

Deixe ir o velho para abrir espaço para o novo. Muitas pessoas contam que levaram essa prática para a vida e não se arrependeram.

O método KonMari de arrumação pode parecer radical demais, mas conforme você o coloca em prática, se sente mais leve e percebe que muitas vezes você precisa de algo radical para ajeitar de vez suas coisas e sua vida.

Vale a pena procurar a Marie Kondo nas redes sociais. Ela costuma mostrar fotos inspiradoras de antes e depois de seus clientes e dar muitas dicas de como aplicar o método KonMari de arrumação. A gente acha que você não vai se arrepender!

Videos do nosso Canal no Youtube

/* ]]> */