Beleza Cabelos

Método UCPE para retirar umectação dos cabelos: veja como fazer

Para falarmos de método UCPE é preciso explicar o processo que leva a se necessitar de tal método com o intento de cabelos com aspecto mais natural e revitalizado.

O que faz o método UCPE ser requisitado é o processo de hidratamento capilar conhecido como umectação.

Neste post do TudoEla vamos explicar o que significa essa sopa de letrinhas do método UCPE, quais os seus benefícios, porque pé necessário, como aplicá-lo e do que se trata esse raios de umectação, caso não saiba.

Conheça e tire suas dúvidas sobre método UCPE e umectação a seguir.

Confira!

A umectação

É o nome do tratamento capilar que tem como objetivo revitalizar, dar brilho a cabelos ressecados, especialmente cacheados e crespos.

O que faz a umectação se diferenciar de outras técnicas com objetivo igual ou semelhante é o tipo de produto utilizado.

Enquanto os métodos tradicionais se valem de produtos industrializados, com componentes químicos na fórmula, o tratamento da umectação é inteiramente baseado em óleo 100% vegetal.

O processo é o seguinte:

  1. Aplicar todo o óleo na cabeça (seca ou molhada);
  2. Massagear bem;
  3. Esperar agir por algumas horas;
  4. Enxaguar.

Detalhe que, se preferir, você pode dormir com o óleo na cabeça, mas utilizando uma toquinha, claro.

E qual o problema?

O problema, como era de se esperar, é que o cabelo fica muito oleoso, é difícil de tirar, e se você for precipitada ou usar um produto de limpeza muito agressivo, pode retirar a substância de modo com que seus fios não se beneficiem como deveriam das propriedades do óleo, acarretando em desperdício de produto e de tempo.

É para evitar tal transtorno que o método UCPE foi pensado e por isso muito recorrido para lidar com a questão.

Mas o que significa método UCPE?

Apesar do nome assustar a primeira vista, não é nada de outro mundo para se entender, basta ter conhecimento sobre o que se refere cada letra da abreviatura.

Então, memorize. Método:

  • U: umectar;
  • C: condicionar;
  • P: pausar;
  • E: Enxaguar.

Como explicado, tal método visa facilitar a retirada do óleo da umectação de forma mais prática e sem causar prejuízos no que se refere aos benefícios almejados ao se submeter a tal tratamento.

Cada letra se refere a uma das fases que compõem todo o processo de retirada eficiente do óleo promovido pelo método. Sem passar por todas essas fases não é possível concluí-lo.

Vamos explicar o funcionamento de cada fase e o que deve fazer para executá-las bem.

Siga na leitura.

Umectar

É o processo normal de umectação. Você coloca o óleo 100% vegetal na cabeça, lembrando que pode ser seco ou molhado, conforme sua preferência, e depois massagear bem o óleo no cabelo.

Depois da massagem, deixe o líquido descansando por pelo menos duas horas.

Mas como citado antes, também há a escolha de se dormir com a solução aplicada no cabelo. Para isso, faça uso da boa e velha toquinha.

Importante salientar que esse período de descanso, o modo como aguarda, faz diferença no resultado final. Para entender qual modo melhor apresenta resultados no seu caso só testando cada um para chegar a uma conclusão.

Condicionar

Essa fase é o momento crucial do método UCPE, pois é o momento de retirada do óleo. As pessoas que não seguem o método UCPE costuma usar shampoo para fazer a limpeza, mas tal produto contém substâncias que promovem a higienização muito profunda, agressiva, o que não é o mais indicado.

No método UCPE usa-se condicionadores livres de derivados de petróleo e silicones, substâncias nocivas. A uma série de produtos com essa característica, para não nos estendermos demais vale consultar o rótulo das embalagens na hora da compra do produto ou pedir orientações para os profissionais da área.

Nessa fase, aplica-se o condicionador nas mechas e na raiz do cabelo, em abundância. O resultado é um cabelo que não ficará tão oleoso e nem perderá toda a ação do óleo.

Há quem não goste de passar o condicionar no couro cabeludo por ter uma raiz muito oleosa.

Nesse caso, a solução para quando for fazer uma umectação no couro cabeludo é recorrer ao uso de shampoo que atenda o requisito de excluir algumas substâncias, como o shampoo micelar (NOTA Revisão: inserir link de texto produzido sobre anteriormente), mas se for fazer umectação apenas nas pontas, use o condicionador.

Pausar

Prosseguindo com as fases do método UCPE, a etapa da pausa é aquela depois de aplicado o condicionador, ou produto similar, no cabelo, pós-umectação com óleo 100% vegetal.

O segredo aqui é ficar com o condicionador na cabeça um pouco mais do que o habitual, de 15 a 20 minutinhos. É interessante aguardar esse período de ação do produto nos fios umectados com óleo com o cabelo enrolado, um coque baixo.

Enxaguar

Aqui a fase mais fácil do método UCPE, o fim da espera. Enxague completamente o cabelo com um bom banho debaixo do chuveiro de modo a retirar completamente o produto que escolhera da cabeça.

Considerações finais

O método UCPE é uma técnica de extração de óleo eficiente ocasionada pelo tratamento de umectação.

O objetivo da umectação é revitalizar e devolver o brilho de cabelos ressecados, especialmente os crespos e cacheados, fazendo uso somente de óleo 100% vegetal.

Mas tal substância, naturalmente, proporciona aspecto muito “pegajoso”, o que dificulta a extração, e se retirada antes do tempo, normalmente 2 horas de aguardo da ação do produto nos fios, ou com um shampoo inadequado, a ação do óleo no cabelo pode ser extraída de todo, o que significa desperdício de recurso e de tempo.

O método UCPE elimina esse problema ao retirar o óleo de forma eficaz e sem prejudicar o tratamento de umectação. Para isso utiliza-se condicionador sem derivados de petróleo ou silicone.

A sigla do método UCPE representa cada fase da técnica. São elas:

  • U: umectar;
  • C: condicionar;
  • P: pausar;
  • E: enxaguar.

É recomendado usar touca, caso prefira aguardar a ação da umectação dormindo a noite e enrolar o cabelo em um coque baixo ao esperar os 15 ou 20 minutos do condicionador nos fios.

Gostou do conteúdo? Leia mais de nossa sessão de cabelos.

Sobre o autor

Redação Tudo Ela

Site focado em publicar conteúdo atual e interessante sobre o universo feminino. Fazemos curadoria e pesquisamos dicas úteis para o dia-a-dia da mulher moderna. Saiba mais sobre nós.