Mezanino é uma palavra de origem italiana: “mezzanino”. Também é usada em francês, mezzanine, e serve para dar nome ao pavimento que fica entre o térreo e o primeiro andar de um edifício.
Nas residências, é uma sacada interna, geralmente localizada na sala. Para deixar seu espaço ainda mais moderno e chique, veja hoje diversas ideias de mezanino decorado. Nele, você pode montar diversos tipos de ambientes: biblioteca, quarto, pátio, escritório, entre outros.
O mezanino é considerado um piso intermediário com resistência para área menor, mas sempre com a intenção de otimizar o espaço, ganhando alguns metros quadrados.
Ao criar um mezanino decorado, a ideia é transformar um novo cômodo ou, simplesmente, ampliar a sensação de circulação. Tudo, é claro, com uma boa dose de charme no décor, seja qual for o estilo.
Uma área de leitura (uma espécie de minibiblioteca) fica incrível com estante cobrindo toda a parede do mezanino decorado. É só colocar livros do chão ao teto e uma bela poltrona para completar o ambiente.
Como você pode notar, o mezanino decorado é ideal para soluções funcionais, além de auxiliar na ventilação e ser um prolongamento do projeto de arquitetura, tornando tudo bonito e agradável.
Uma residência com área reduzida é ainda mais indicada para ter um mezanino decorado, uma vez que ele contribui para aumentar o espaço.
Mezaninos decorados são bastante aproveitados em apartamentos – tanto naqueles com estilo loft quanto nos apês mais clássicos. Uma coisa não muda: o fato de ser empregado para suprir a carência de espaço.
Dependendo da laje do mezanino decorado, ele serve muito bem como home office, sala de estar ou de tevê; local para dormir (com uma cama somente) e até cozinha. A necessidade e a disposição dos ambientes também influenciam a escolha.
Confira mais dicas de como usar e decorar um mezanino
Imagine um loft no melhor estilo nova iorquino, com tijolos, madeira, em preto e branco… Um jeito clean de compor o décor explorando itens atemporais.
Até lareira você pode ter em um mezanino decorado que faz as vezes de sala de estar. A proposta fica ao mesmo tempo minimalista, industrial e aconchegante.
Se o imóvel tem teto solar, nada melhor do que um mezanino decorado como segundo estar, para aproveitar a luz natural ao máximo. Um escritório seria outra opção interessante para o lugar, sendo que os degraus da escada serviriam de abrigo para os livros.
Quando o projeto inclui piso superior com esquadrias de vidro, por exemplo, valoriza a integração das partes através da transparência. O resultado é leveza, harmonia e beleza sem iguais.
Para a ideia é fazer do mezanino decorado um quarto, que tal um estilo cabana dos anos de 1960 com amplas aberturas e claraboia?
Seguindo uma linha mais conectada à natureza, também é interessante usar um mezanino como pátio interior, deixando um teto de vidro retrátil fazer a ligação com o jardim, no telhado.
Mezanino decorado: veja mais sugestões e curiosidades
Sem dúvida, os mezaninos decorados deixam as residências modernas e sofisticadas, seja a estrutura composta por ferro, madeira ou concreto.
Além de ampliar a área útil de casas e apartamentos, os mezaninos trazem vida nova e ambientes diversificados. Uma boa ideia para quem tem pouco espaço e adora receber visitas, ter um cantinho só para estudar, ler ou trabalhar, entre outras finalidades.
Lojas, restaurantes e bares também costumam ter mezaninos decorados para abrigar seus clientes. Para isso, precisam possuir pé-direito médio de 2,70 metros, ou seja, a altura entre o chão e o teto.
Uma última curiosidade: mezanino é ainda o nome dado ao primeiro balcão superior da plateia nos teatros.
E eu espero que as informações de hoje sobre mezanino decorado possam ajudar você a ter um verdadeiro espetáculo de elegância, estilo e conforto aí no seu palco preferido, o seu lar.
Sucesso, e até breve com mais dicas!
Veja também:
- Dicas para decorar sua casa com pouco dinherio
- Dicas para quem vai morar sozinha
- Decoração sustentável é boa para o meio ambiente, e para o bolso!