Beleza Unhas

Micose de unhas: o que é e como tratá-la?

Assuntos

O que é?

Micose nas unhas, ou onicomicose, é um problema relativamente comum. Além do incômodo da própria micose, a sua aparição causa inquietação nos mais vaidosos, pois afeta diretamente a estética das mãos e dos pés.

Conhecer o problema é a melhor maneira de lidar com ele, quando aparece. Com a micose de unha não é diferente.
O problema é causado por um fungo microscópico que pode ser dermatófito, levedura ou bolor.

São mais frequentemente vistos nas unhas dos pés, visto que a umidade proporciona melhor ambiente para que o fungo se prolifere. Os sintomas são fáceis de serem reconhecidos.

Normalmente, a cor das unhas varia, ganhando um aspecto mais amarelado e é comum que a unha aumente de espessura e até descole levemente. Sendo de fácil visualização, o diagnóstico também costuma ser certeiro. Deve-se, apenas, estar atento à melhor forma de tratamento em cada caso.

Tratamento

Para tratar, a medicina disponibiliza algumas opções. O uso tópico, como esmalte de unhas próprios para micoses, é bastante comum e recomendado. No entanto, é mais eficaz quando a raiz da unha não for atingida. Ocorre que o tratamento não é rápido: é necessário um período que varia de seis meses a dezoito meses para alcançar resultado.

Ainda, há o tratamento por via oral, com comprimidos. Normalmente, a opção por este método é feita quando a micose está em estado mais avançado.

É possível, também, combinar ambos os tratamentos acima. Para tanto, a avaliação de um profissional é essencial para a escolha do melhor tratamento. Para casos mais sérios, pode ser necessário até mesmo cirurgias e uso de ácidos.

Como prevenir?

unhas-curtas

Embora haja diversas formas de tratar, para que não haja incômodos, a prevenção ainda é o melhor caminho. Sendo assim, é importante estar com as unhas bem cuidadas, não curtas demais, para não retirar a proteção natural, nem muito longas, para que não acumule impurezas. Boa higiene é essencial para afastar o aparecimento de fungos.

Sapatos e meias que permitam que os pés respirem são importantes, pois diminui a umidade nos pés. Deve-se evitar andar descalços em ambientes muito úmidos, como piscinas e duchas, especialmente em locais públicos.

Em salões de beleza, lembre-se sempre de levar seu próprio material ou certifique-se de que as profissionais esterilizam os instrumentos a cada uso.

Desta forma, é importante ficar atento aos cuidados corretos para diminuir os riscos risco de ser contaminado por fungos causadores da micose de unha.

Gostou das dicas?! Compartilhe!

Até a próxima!

/* ]]> */