Beleza Pele

Microagulhamento: funcionamento e benefícios

Se você já viu aparelhos de microagulhamento, com dezenas de agulhas cirúrgicas alinhadas, pode ter levado um susto. Para quem não sabe sua utilidade, o equipamento parece um daqueles instrumentos de tortura medievais em um releitura moderna e dolorosa.

A ideia de rodar uma série de agulhas sobre a pele do rosto para criar dezenas de pequenos buracos pode parecer absurda. Na prática, possui uma grande utilidade e qualidade estética.

O processo de microagulhamento permite que ingredientes de cremes penetrem melhor na pele, além de melhorar sua aparência e textura. Mais do que seu valor estético, a técnica que já aplicada por diversos dermatologistas, o que a torna bastante segura e confiável.

Saiba tudo sobre o microagulhamento, seus efeitos e tipos:


O que é o microagulhamento?

O termo microagulhamento é utilizado para caracterizar o processo que envolve o uso de pequenas agulhas acopladas em série em um único dispositivo. Há diferentes modelos e tipos de dispositivos de micro-agulhamento – cada um com seu método.

Há versões manuais e motorizadas dos dispositivos. Na prática, todos os dispositivos baseiam-se no mesmo princípio científico: um cilindro com as agulhas alinhas que é passado sobre a pele, gerando micro lesões imperceptíveis.

Tipos de microagulhamento

estrias


Há diversos tipos de dispositivos de microagulhamento, que podem ser utilizados de acordo com o resultado desejado.

O mais conhecido entre estes tipos são chamados de Dermarollers. O dermaroller parece um pequeno rolo de pintura. Possui um cilindro rotativo, coberto com centenas de agulhas minúsculas virada para o lado externo do cilindro. Para manusear o dispositivo, há um cabo – semelhante a qualquer dispositivo de rolo.

Segurando o cabo, basta rolar o cilindro com as agulhas sobre a pele do rosto, fazendo um pouco de pressão. Assim, gera-se centenas, ou milhares de micro furos pelo caminho, facilitando a aplicação de cremes e medicamentos.

Outro dispositivo conhecido são as chamadas Dermapens. Como o próprio nome indica, estes dispositivos parecem canetas comuns. A diferença é que, na ponta, há uma cabeça circular, onde estão dispostas as agulhas. As agulhas e a esfera são motorizadas. Ao invés de funcionar através de um movimento circular, a dermapen utiliza a ação motorizada para empurrar e retrair as agulhas.

As Dermastamps, por sua vez, são menos populares, mas bastante eficientes. Elas podem ser manuais ou motorizadas, e mesclam o movimento de incisão e retração das dermapens com o alcance de uma área menor por vez.

Ela funciona com um movimento mecânica semelhante ao de um carimbo. Isso quer dizer que deve-se posicionar o dispositivo e aplicar a pressão (caso seja manual), para que haja a perfuração de grandes áreas por aplicação.

Benefícios do microagulhamento

maquiagem-mulheres-maduras

Há, basicamente, três tipos de usos principais com benefícios comprovados do microagulhamento. Estes benefícios são a diminuição de cicatrizes, o estímulo de produção de colágeno e o aumento da absorção de produtos para a pele.

No que diz respeito à redução de cicatrizes na pele, já há um grande consenso de que o microagulhamento funciona adequadamente. Os resultados já são confirmados para os três tipos de dispositivos. Por isso, o tratamento costuma ser aplicado até mesmo em clínicas de dermatologia.

Há, ainda, estudos recentes que indicam o funcionamento do microagulhamento no combate à celulite. Neste sentido, é difícil demonstrar algum resultado que realmente comprove sua eficiência, considerando a pequena quantidade de pesquisas desenvolvidas a respeito do assunto.

As maiores dúvidas dizem respeito ao local da formação da celulite. O microagulhamento atinge áreas extremamente superficiais da pele, não atingindo o ponto de formação da celulite. Por isso, desconfie sempre que o microagulhamento for prometido como solução para estas marcas na perna.

Quanto aos outros dois usos – estímulo de produção de colágeno e maior absorção de nutrientes pela pele – os resultados são bastante seguros. Embora a qualidade do benefício possa variar de pessoa para pessoa, o microagulhamento tende a ser um procedimento barato e simples, o que o torna uma ótima opção em relação ao custo-benefício.

Veja também:

Sobre o autor

pedrohenriqueferreiramendes@gmail.com