Maternidade Saúde

Saiba aqui: moeda no umbigo do bebê funciona?

Uma das preocupações das mães de bebês recém-nascidos é o umbigo saltado. Muitas mulheres recebem uma indicação, por palpites e conselhos, para colocar uma moeda no umbigo do bebê. Mas será que isso funciona?

Veja neste artigo se colocar a moeda no umbigo do bebê funciona ou não. Veja também se a faixa ou cinta funciona e como evitar que o umbigo do bebê fique saltado.

Veja também: Teoria da Extero Gestação: 10 dicas essenciais para acalmar o bebê nos primeiros meses.

O que causa o umbigo saltado?

Antes de mais nada: fique calma. O umbigo saltado não é algo que prejudica a saúde do bebê. Mesmo assim, é comum que haja uma preocupação estética.

A cada 10 recém-nascidos, cerca de 2 podem apresentar o umbigo saltado. Segundo especialistas, o que podem fazer com que o umbigo fique para fora é a força que o bebê faz.

Por isso, evite:

  • deixar o bebê chorando por longos períodos;
  • que ele faça muita força, em casos de bebês ressecados,  fazendo massagens e exercícios com o bebê.

Para evitar que o bebê fique chorando por muito tempo, use técnicas para acalmar o bebê, regule o sono do pequeno e esteja sempre atenta aos cuidados com o umbigo do recém-nascido.



Para evitar que o bebê fique ressecado, o melhor a se fazer é promover o aleitamento materno.

Mas, caso você não amamente se bebê no peito, pode também usar o probiótico ColiKids para auxiliar no equilíbrio da flora intestinal e prevenir a prisão de ventre.

Moeda no umbigo do bebê funciona?

Na verdade, colocar uma moeda do umbigo do bebê proporciona um risco para a saúde dele.

A moeda pode contaminar o coto umbilical, que deve receber cuidados constantes nos primeiros dias de vida, e causar problemas graves, como as complicações da onfalite.

O principal risco dessa contaminação do umbigo do bebê é porque as bactérias podem entrar na corrente sanguínea do bebê e levar a infecção para qualquer ponto do corpo do bebê.

É um risco muito grande, ainda mais para uma prática que não possui comprovação científica.

Pode usar cinta ou faixa?

A faixa ou cinta para evitar que o umbigo do bebê fique saltado possui um outro problema.

Para o coto umbilical secar e cair naturalmente, ele precisa ficar fresco, coberto apenas pela roupa do bebê. Não é recomendado que se deixe a aba da fralda sobre o coto.

Deixar uma faixa sobre a barriga do bebê enquanto o coto está secando, além de comprometer a cicatrização do umbigo, ainda pode causar incômodo no bebê.

O melhor a se fazer é higienizar muito bem a área e garantir que não haja contaminação e o coto seque naturalmente.

Saiba mais: Cuidados com o umbigo do bebê: saiba evitar infecções no bebê.

Sobre o autor

Mariana Mendes

/* ]]> */