Casa Organização

Morar sozinha: o que comprar? Lista de prioridades!

E depois de muito batalhar você conseguiu alcançar um antigo sonhomorar sozinha, sair da casa dos pais.

Parabéns, isso pode parecer algo corriqueiro, mas nos últimos anos tal mudança tem sido um desafio insuperável para muitos jovens em razão da crise que, além de adiar os planos de uma saída do lar materno, obrigou que muitos tivessem que abrir mão do aluguel e retornar para o ninho de infância.

Portanto, já deve intuir que a mudança é excitante, mas não deixa de ser um desafio, será preciso ser diligente para manter as contas em dia e conseguir tornar sua independência sólida. Diligência e sacrifícios, especialmente nos primeiros meses, a não ser que vá morar sozinha após receber uma herança polpuda ou após conquistar o primeiro milhão, mas certamente não é o caso da maioria.

Os sacrifícios de morar sozinha logo de cara é o abrir mão de várias facilidades proporcionadas pelos móveis que já estava acostumada a usufruir na casa dos pais. Considerando que terá que mobilhar sua nova casa do zero e precisará se alimentar todos os dias, é improvável que terá orçamento suficiente para bancar de imediato tamanho investimento. Pois tenha em mente, não é nada barato. Especialmente linha branca.

O planejamento mais sensato ao começar morar sozinha é se concentrar no essencial, naquilo que não poderá deixar faltar para sobreviver e assegurar qualidade de vida minimamente decente. Talvez já tenha uma noção geral do que adquirir ou levar de imediato para morar sozinha, mas acredite: certos detalhes só descobrimos a real importância vivendo na prática. É interessante que dê uma apreciada nas nossas dicas sobre o que comprar ao morar sozinha, pois pode estar ignorando um aspecto de vital relevância para essa nova jornada que inicia na sua vida.

Então não deixe de conferir as nossas dicas do que comprar ao se morar sozinha.

Continue na leitura.

O que comprar ao se morar sozinha?

Como já externado anteriormente, o melhor planejamento para quem não tem capital suficiente para bancar de imediato um superinvestimento que supra todas as necessidades de conforto é se concentrar no essencial, dividir em etapas, subir degrau por degrau. Isso pode demorar até alguns anos, mas tenha certeza: dá um orgulho que não tem preço ver sua casa pelada ganhando companhia gradualmente, ficando mais cheinha, indiscutivelmente com a sua cara. É uma lembrança permanente de seu esforço e de sua competência para conseguir morar sozinha.

Vamos dividir essas dicas do que comprar ao se morar sozinha em blocos, ou melhor, em cômodos.

Quarto

Claro que não é preciso nem dizer que o dinheiro para sua alimentação diária tem que estar garantido ao se pensar em melhorias no seu cafofo recém-adquirido ou alugado certo? Ótimo! Seu pensamento ao morar sozinha nos primeiros meses deve ser: o que é necessário para que tenha totais condições de desempenhar bem no seu trampo e assim obter capital?

Alimentação garantida e boas noites de descanso.

Mais do que nunca precisará de energia para dar um upgrade na sua casa e se você ficar pescando ou babando o dia inteirinho, provavelmente não demorará muito para integrar as estatísticas de jovens que tiveram que voltar para a casa dos pais.

Para uma boa noite de descanso é fundamental que se estire em local confortável para ressonar e óbvio que o melhor lugar é em uma cama. Verdade que pode contornar esse investimento servindo-se apenas de um colchão, mas não é a mesma experiência de uma boa e nova cama.

O modelo mais indicado para se adquirir ao morar sozinha é a cama box, especialmente se for uma daquelas com baú, pois poderá guardar as roupas de cama, o que diminuiu um pouco a necessidade do guarda roupa.

Cama box, cabideiro  e improvisar um “varal” onde possa pendurar suas roupas com cabide são algumas dicas para viver inicialmente sem um guarda roupa adequado. Mas esse item é importante em adquirir o quanto antes, se não na primeira leva de prioridades, com certeza deverá estar incluído na segunda.

Cozinha

Voltamos a questão da alimentação ao se morar sozinha. Você pode até achar que vai conseguir levar numa boa viver de enlatados e fast food, talvez seu tipo de comida preferida, mas, na boa, as primeiras semanas ou meses pode não pegar nada pra você, mas com o tempo, certamente irá sentir falta de uma geladeira e de um fogão.

Ninguém aguentar comer a mesma coisa todo santo dia, seu corpo simplesmente vai rejeitar ver um hambúrguer mais uma vez. Acresce que não ter uma geladeira, lhe obriga a ir ao mercado todo dia, haja tempo e força de vontade para resistir a tentação de ofertas para o consumo de bobagens. E nisso lá vai o seu dinheiro indo pro ralo a conta gotas.

O micro-ondas pode quebrar o galho quanto a falta de fogão, porém se é daquelas que gosta de fazer a sua própria comida, o eletrodoméstico tem que fazer parte de suas prioridades iniciais.

Lavanderia

Se está alimentada e descansada são requisitos primordiais para se morar sozinha e aguentar o batente na luta de fazer sua casa acontecer pra valer mesmo, a questão da aparência é de igual relevância. Que impressão causará estando com aspecto sujo e mal cheiroso? E a sua vida social? Há o detalhe também que não ter uma máquina de lavar implica higienizar toda a sua roupa e cobertas de cama a fórceps, isto é, na mão, que nem a sua vó fazia. Haja trabalho, disposição e tempo!

Sério, uma máquina de lavar vai te poupar muito trampo e sacrifício.

É caro? É caro. Mais vale cada centavo. Duvida? Experimenta ficar um mês sem uma e depois nos conta a experiência.

Considerações finais

Morar sozinha é um sonho antigo alimentado por muitos jovens, mas que requer planejamento, diligência, economia, pequenos sacrifícios nos primeiros meses para que esse sonho não se torne um pesadelo e uma derrota na sua vida. Apresentamos algumas dicas do que não pode faltar na sua lista de prioridades para suportar as agruras da vida independente financeiramente em seu estágio inicial:

  • Geladeira e fogão: alimentação adequada é fundamental para encarar a rotina de trampo;
  • Cama: ter boas noites de sono é igualmente importante;
  • Máquina de lavar roupa: garante uma boa aparência e te poupa de muito trabalho.

Gostou do conteúdo?

Então curta, compartilhe, avalie.

Seu apoio é muito importante para nós.

Leia mais de nossa sessão de casa.

8 dicas para ter unhas impecáveis!


/* ]]> */