Casa Decoração

Dicas para quem vai morar sozinha

Dicas para quem vai morar sozinha

Morar sozinha é um passo importante, de liberdade, mas também de muita responsabilidade. Confira dicas para tornar a experiência o mais agradável possível:

Vá com calma nas compras de móveis e enxoval

Uma coisa de cada vez, de acordo com a necessidade que for surgindo. Não é boa ideia sair gastando tudo e mais um pouco. Veja o que é essencial e adquira o restante depois. Analise seu estilo de vida para definir o que comprar primeiro.

Veja também – Lista de compras básica: o que não pode faltar no seu carrinho

Por exemplo: quem faz refeições em casa precisará logo de fogão, geladeira e demais utensílios; quem come na rua, pode optar por uma geladeira mais compacta e talvez até dispensar o fogão. O micro-ondas é capaz de substituir as tarefas dele no caso de quem não cozinha.

No quarto, não podem faltar a cama e um local para guardar as roupas, é claro.

Tente pensar racionalmente se você realmente precisa daquilo naquele momento ou se pode esperar por uma promoção.

Telefone fixo: ter ou não ter, eis a questão…

Ele está perdendo espaço para os celulares. Mas se você quer mesmo uma linha fixa, pesquise os valores das ligações, compare os preços; não deixe sua conta de celular virar um problemão no final do mês.

Faça um planejamento

Quem nunca precisou controlar gastos e contas pode achar difícil no começo. O ideal é fazer uma lista de todos os gastos fixos do novo lar (água, luz, gás, aluguel, condomínio etc.). Planilhas eletrônicas podem ajudar!

Economize dinheiro

Ao morar sozinha, você logo descobrirá que situações inesperadas acontecem. Pode ser um chuveiro queimado, uma infiltração surpresa, um vazamento, máquina de lavar quebrada… A dica é guardar pelo menos 10% da sua renda mensal para imprevistos.

Dicas para quem vai morar sozinha

Lembre-se que agora todas as responsabilidades são suas. E, além de solução para os probleminhas domésticos, a reserva financeira é o segredo para comprar algo de alto valor sem precisar ficar endividada.

Evite parcelas intermináveis

É tentador dividir as compras em inúmeras vezes. Porém, prestações longas podem fazer você perder o controle das finanças. Use o cartão de crédito com sabedoria, isto é, compre apenas o que pode pagar.

A faxina

O indicado é fazer você mesma a limpeza, um pouco por dia ou no final de semana. Se não tiver tempo, o jeito é chamar uma diarista para dar conta do serviço, em princípio uma vez por semana.

Máquina de lavar

Sem dúvida, é um item muito importante para quem mora sozinha. Se tiver condições de investir em um modelo que lava e seca, perfeito!

Tomadas e fios de telefone

Tenha estes itens em vários lugares do novo lar, para facilitar possíveis mudanças de móveis no futuro sem dor de cabeça.

Recebendo visitas

É bom ter ao menos uma mesa e um sofá. Caso o orçamento inicial esteja apertado no começo da nova vida, use pufes.

Outra dica para quem vai morar sozinha é ter na sala um rack, pois ele ocupa menos espaço e ainda permite organizar vários objetos.

Leia também:  Cozinhas Pequenas: Dicas de decoração

Menos é mais!

No banheiro, deixe o menor número de objetos em cima da pia. Dê preferência aos que são utilizados diariamente (escova de dentes, pasta e sabonete).

Estas são dicas básicas para quem vai morar sozinha. Manter uma casa custa uma quantia considerável. Afinal, existe o valor do aluguel ou compra e imóvel, o IPTU, o condomínio; gastos com alimentação, água, luz, telefone, limpeza, cuidados pessoais…

A lista é grande, mas, no final das contas, a independência também tem muitas vantagens. É só saber aproveitar o momento!

Boa sorte, e até breve!

Sobre o autor

Fatima