Decoração

Móveis modulados: dicas, vantagens e desvantagens

Tanto os móveis modulados quanto os planejados têm o objetivo de aproveitar da melhor forma cada cantinho de um cômodo. A diferença basicamente está no tempo de espera e no preço de execução do projeto.

Modulados são perfeitos quando a ideia é ter funcionalidade, otimização de espaço e economia de 30% a 90%. Em alguns casos, são consideravelmente mais baratos. Um dos motivos é sua produção em massa, devido a padrões e tamanhos estabelecidos.

Para entender melhor como são os móveis modulados, é preciso dizer ainda que os planejados são mais famosos e, por serem mais caros, ganham fama de muito melhores.

O que muita gente não sabe é que ambos são feitos utilizando módulos pré-fabricados de várias medidas. Encaixados, eles formam a mobília. Porém, os planejados recebem peças no acabamento. Tudo para não sobrar espaço na parede.

Resultado: os detalhes dos planejados acabam deixando o projeto mais demorado – e mais caro também. No entanto, a matéria-prima utilizada é a mesma nas duas modalidades.

Se você está pensando em redecorar sua casa e fica em dúvida quando ouve falar em móveis modulados, agora já sabe a diferença entre eles e os planejados.

Entenda melhor o que são os móveis modulados

cozinha-modulada-9



A mobília em módulos permite que o morador monte a decoração de acordo com o espaço que dispõe. Ok, até aí, não chega a ser uma novidade em relação aos planejados.

Sem dúvida, um ponto importante é o preço; o outro é a versatilidade. Os móveis modulares que vemos nas lojas podem ser mais vantajosos porque com eles você pode escolher o número de módulos, os formatos deles e, ainda, a disposição das prateleiras internas.

E mais: o design das portas e dos puxadores também são personalizados, tornando estes móveis completamente adaptáveis a uma boa quantidade de espaço disponível.

A grande desvantagem, no entanto, está no fato de os módulos terem tamanho pré-determinados. Ou seja, pode ser que não encaixem assim tão bem no local, especialmente quando é uma cozinha planejada por um profissional.

As limitações nas dimensões dos móveis modulados não são as únicas dificuldades. Normalmente, eles possuem menos opções de cores e acabamentos. A boa notícia é que a indústria moveleira vem evoluindo neste sentido. Que bom, não é mesmo?

Mesmo assim, os modulados ainda proporcionam infinitas possibilidades, uma vez que as peças são independentes. Com isso, há muita liberdade para criar uma série de produtos para compor os módulos da melhor maneira possível e seguindo as necessidades do cliente.

Dicas para seguir antes de comprar armários modulados

1. Tire as medidas exatas do seu ambiente, levando em conta a localização de janelas, portas, interruptores e tomadas.

2. Especificamente na cozinha, não esqueça a posição da pia, da torneira e o ponto de gás. É importante ainda saber por onde passam as tubulações, para não correr risco de danificar os canos ao instalar móveis modulares nas paredes.

3. As dimensões de eletrodomésticos e alguns eletroportáteis (TV ou micro-ondas) também devem ser anotadas. Caso precise trocar algum deles, adquira o aparelho primeiro, para depois planejar a compra dos armários.

4. Não se deixe levar somente pela beleza dos móveis modulados. Tenha em mente suas necessidades, tais como os utensílios de cozinha para guardar.

No caso dos quartos, considere roupas e sapatos. Há marcas que oferecem gavetas profundas, que ajudam a organizar e complementam o kit de armários.

casal_branco-cerezo

Agora, é só colocar em prática o que aprendeu hoje sobre móveis modulados e deixar seu lar mais bonito e organizado, com orçamento acessível – ainda mais em tempos de crise econômica.

Boa sorte na escolha e execução do projeto com móveis modulados! Até o próximo post com mais dicas…

Veja também:

Videos do nosso Canal no Youtube

Sobre o autor

Fatima

/* ]]> */