Frutas Nutrição

As várias espécies de Murici e seus principais benefícios

Murici

Muitas vezes acabamos ignorando algumas frutas e vegetais simplesmente porque eles não fazem parte do nosso repertório cultural, ou seja, moramos em outros locais ou apenas não temos o costume de consumir tais alimentos. Um grande exemplo disso é o murici, fruta que é totalmente brasileira e acaba sendo esquecida pela maioria de nós.

Se você já ouviu falar dessa fruta, provavelmente sabe que ela pertence à mesma família das acerolas, mas o que você certamente não sabe é que suas propriedades e benefícios oferecidos não são idênticos e podem contribuir positivamente ao nosso organismo de diversas formas.

Quer conhecer um pouco mais do murici? Continue lendo essa matéria! Ao final, é quase certo que você queira inserir o alimento em seu cardápio diário sem nem pensar duas vezes.

Características principais

A árvore do murici cresce de seis a dezesseis metros em comparação a outras árvores da mesma localidade e costuma florescer entre Janeiro e Março, apresentando flores em forma de delicados e singelos cachos amarelos.

O fruto, por outro lado, se mostra principalmente no outono e também em forma de cachos, é surpreendentemente pequeno, muito macio quando amadurecido e o sabor único é adocicado na medida certa para o paladar de qualquer um.

A palavra é originada do tupi e seu significado diz respeito a sua altura, já que quer dizer “árvore pequena”. Sua região de origem não é a Amazônia, como muitos costumam pensar.

O murici é nativo da região nordestina, considerando que a árvore foi descoberta na região serrana deste estado. Contudo, pode ser encontrada em várias outras regiões como São Paulo, Alagoas, Paraná, Distrito Federal, Tocantins e Mato Grosso do Sul, por exemplo.

Além disso tudo, é muito usada como ornamento devido a sua beleza excêntrica. Florescendo e frutificando durante todo o ano, o muricizeiro conquista qualquer um que se atreva a chegar perto de seu tronco.

Também é válido ressaltar que uma característica muito marcante desta fruta é o fato dela ser usada como alimento pela população mais carente das regiões em que cresce. Isto porque ao misturar sua polpa com farinha, tem-se uma refeição calórica e nutritiva com todos os valores diários presentes no prato.

Diversos nomes, várias espécies

É bem comum que as pessoas encontrem mais de um nome para a fruta apresentada, isto porque não existe uma só árvore de murici. Suas mais de duzentas espécies apresentam características próprias quanto a coloração e folhagem, variando também o tamanho e, levemente, o sabor deste alimento pouco conhecido.

Conheça agora alguns nomes frequentemente atribuídos ao murici:

  • Mirici
  • Muricizinho
  • Orelha de burro
  • Douradinha falsa
  • Orelha de veado
  • Amarelo
  • Branco
  • Vermelho
  • De flor branca
  • De flor vermelha
  • Da chapada
  • Da mata
  • Da serra
  • Das capoeiras
  • Do campo
  • Do brejo
  • Da praia

Os benefícios do murici para a nossa saúde

Já foi dito anteriormente que esta fruta apresenta vários benefícios que farão com que você a coloque na sua dieta o mais rápido possível. Afinal, não basta alguma coisa simplesmente ser saborosa. Muitas vezes, deve oferecer algo de positivo para nosso organismo ou pele.

Por sorte, o murici agrada a gregos e troianos e suas propriedades são extensas o bastante para cuidar do nosso interior e exterior ao mesmo tempo.

Melhora a circulação

No que diz respeito aos vasos sanguíneos, esse alimento é extremamente poderoso. Uma pequena porção diária dele pode ajudar a evitar o colesterol alto e ataques cardíacos, ajudando no bom funcionamento de todo o nosso corpo apenas com uma pequena mudança alimentar.

Bom humor é a chave

Já ouviu falar que uma pessoa bem-humorada e cheia de energia tem muitos amigos, é bem mais feliz e emana uma boa energia? Pois bem. Isto tudo é fruto da norepinefrina, que ajuda no funcionamento de nosso cérebro e melhora nosso humor completamente.

Um elemento que colabora para a produção mais ativa desse hormônio em nosso organismo é justamente a vitamina C presente no murici.

Aliado na luta contra o câncer e resfriado

Mais uma vez, a vitamina C é uma grande combatente contra doenças diversas, chegando a tratar inúmeras doenças, que vão desde a cura de um simples resfriado, passam pelo tratamento de dores e corrimentos até o tratamento do câncer, sobretudo, o de pele, uma vez que o presente alimento tem forte ação antioxidante.

Previne diabetes

Por conta de seu alto valor nutricional, o murici apresenta fibras que orientam para uma melhor digestão dos alimentos no geral. Isto, por sua vez, melhora o modo como a glicose é absorvida, sendo feita de forma gradual e evitando os picos excessivos de insulina.

Trata a anemia

Essa doença se dá pela falta de um mineral importante ao nosso sangue: o ferro. Assim sendo, a presente fruta repõe de forma eficaz o componente faltante que acarreta em uma doença muito séria nos dias atuais.

Este não é o único tratamento existente para a reposição dos glóbulos vermelhos, porém, tudo aquilo que vem da natureza acaba sendo a melhor opção, principalmente no que diz respeito ao nosso organismo.

Emagrecer de forma saudável

Além da vitamina C, o murici tem em seus componentes a presença da vitamina K e do complexo B, o que ajuda nosso metabolismo a trabalhar com mais rapidez, queimando calorias de forma menos lenta e absorvendo de maneira eficiente nutrientes essenciais, bem como os carboidratos e proteínas.

Ao eliminar a gordura corporal que não é necessária, o corpo fica mais definido e é uma ótima dica para quem deseja mudar o quadro alimentar para poder emagrecer sem o apoio de remédios.

Ossos fortes

Outro mineral importante está presente na composição da fruta. O fósforo ajuda a fortalecer nossos ossos e dentes, o que nos dá força e evita doenças como a osteoporose quando ficarmos mais velhos.

Estética

O antioxidante presente no murici contribui para retardar os efeitos do envelhecimento na pele, evitando o aparecimento de rugas e pés de galinhas.

Vale ressaltar que ele pode ser muito bom para os adolescentes também, pois é um ótimo aliado no tratamento contra a acne e na proteção do couro cabeludo, protegendo os fios e deixando-os bem mais brilhantes e sedosos.

Considerações finais

Você percebeu como uma pequena fruta pode ser poderosa?

O murici é ótimo para pessoas que desejam mudar a rotina alimentar e, de quebra, melhorar a saúde. Então, não perca mais tempo e corra para comprar uma porção dessa iguaria e experimentar novos sabores.

Sobre o autor

Redação Tudo Ela

Site focado em publicar conteúdo atual e interessante sobre o universo feminino. Fazemos curadoria e pesquisamos dicas úteis para o dia-a-dia da mulher moderna. Saiba mais sobre nós.