Sexo

Não consigo gozar: o que pode ser?

Está tendo problemas para conseguir gozar? Já parou para pensar de onde pode estar vindo este problema e como resolver? Preocupações, insegurança, problemas de saúde, excessos. Tudo isso pode gerar este problema tanto para homens quanto para mulheres.

Para entender o por que isso ocorre e como reverter essa situação, é preciso entender como funciona o momento do gozo para ambos. Afinal, existem diferenças que podem confundir os menos experientes ou que não possuem muito conhecimento sobre sexo.

A falta de conhecimento pode ser um dos motivos de você achar que não está gozando, mas também pode haver um real problema por trás disso – como citamos acima algumas das possibilidades do impedimento para atingir o clímax no ato sexual.

Vamos entender o real motivo de não estar conseguindo gozar? Não deixe de conferir o conteúdo até o final para não perder nenhuma informação importante no processo, afinal, o assunto pode até mesmo ser levado à um médico. Vamos lá?

Não consigo gozar: o que pode ser?

Antes de mais nada, vamos entrar em alguns pontos importantes. Em alguns casos, o problema pode nem estar em gozar, mas em entender como esse processo funciona para ambos os sexos. Afinal, existem diferenças que devem ser consideradas.

O que significa gozar para homens e mulheres?

Muitas vezes o ato de gozar é confundido com a ejaculação, que é muito mais comum entre os homens – apesar de também existir a ejaculação feminina, ela é mais rara de acontecer.

A ejaculação é uma simples liberação dos fluidos no momento em que ocorre o orgasmo. Ou seja, é uma consequência de quando gozamos. O que muitos pensam é que quando não há ejaculação é porque o parceiro ou parceira não chegou ao ponto máximo de prazer, o que não é bem assim que acontece.

Uma pessoa, principalmente as mulheres, podem gozar sem haver uma liberação de fluidos em grande quantidade. No caso delas, ainda pode ser confundido com a simples lubrificação na hora do sexo.

Ou seja, gozar para homens e mulheres é a mesma coisa – significa que eles chegaram ao ponto máximo de prazer, ao clímax. Já a ejaculação pode haver diferenças pela forma como é expelida e pela quantidade.

O que pode fazer com que uma pessoa não consiga gozar?

Como citamos brevemente no início deste post, existem vários fatores que podem impedir que isso aconteça. Vamos entender alguns deles, a seguir.

Insegurança

Quando estamos inseguros com algo, principalmente na hora do sexo, ficamos tensos e isso pode atrapalhar o relachamento de nossos músculos – o que impedirá que você consiga aproveitar o momento e consiga chegar ao clímax.

Essa insegurança pode surgir por conta de vários motivos, como não conhecer o seu corpo, não saber o que te dá mais prazer na relação, não ter tido outras relações sexuais antes, dentre vários outros que podem surgir de pessoa para pessoa.

O importante neste momento é falar sobre o assunto com o seu parceiro, para que juntos possam superar essa insegurança e ter um momento prazeroso para ambos.

Principalmente para as mulheres, falar sobre sexo pode ser visto como um tabu – por conta de uma pressão que a sociedade coloca em que a mulher não deve falar sobre sexo para não parecer vulgar. Mas, saiba que é a falta de educação sexual que pode acabar gerando péssimas relações, doenças, gravidez e outras consequências.

Consumo excessivo de álcool e medicamentos

Você sabia que o álcool e alguns medicamentos em excesso podem atrapalhar este momento de prazer? 

Apesar de algumas poucas doses poderem ajudar no desejo sexual, o consumo em excesso pode acabar fazendo com que você não consiga chegar no clímax e estragar a experiência para o seu parceiro ou parceira também.

Esse é um dos motivos pelo qual você pode estar tendo dificuldade em gozar ou ejacular. Então, preste atenção se você consumiu altas doses de álcool antes de ter suas últimas relações sexuais para identificar se esse é ou não o seu problema.

Preocupações na cabeça

Uma relação sexual requer total atenção no momento, tendo seu corpo e mente focados no que está acontecendo. Quando estamos desfocados, preocupados com coisas do trabalho, do dia a dia, etc, acabamos não aproveitando.

Essas preocupações geram tensão, impedem que você esteja ali presente e acaba gerando uma péssima relação e a falta do prazer final.

É preciso estar relaxado para que uma boa relação aconteça, afinal, é esse relaxamento que te ajudará a sentir todas as sensações e aproveitar o clímax no final.

Atualmente, o que mais vemos é homens e mulheres muito focados no trabalho e preocupados com o que pode vir a acontecer neste meio. Por isso tantas relações acabam sendo danificadas. 

Se possível deixe o seu trabalho no trabalho e invista em momentos de relaxamento à dois antes de terem relações sexuais.

Um vinho (em poucas quantidades, ok?) pode auxiliar nesse relaxamento, uma boa conversa sobre coisas simples e que não tenham relação com o dia de trabalho ou qualquer outra obrigação, brincadeiras e uma boa preliminar poderão ajudar nesse processo. Veja aqui algumas dicas de como harmonizar vinhos.

Como você leu nesse post, há diversos motivos para que você não esteja conseguindo chegar ao orgasmo. Caso você esteja passado por esse problema e queira entender mais sobre o assunto, clique aqui e veja nossa matéria sobre Anorgasmia feminina

Conclusão

Você sabia que existiam tantos motivos para não conseguir gozar? Apesar de assustar, isso pode ser mais comum do que você poderia imaginar.

Cuidar da saúde, mental e física, é sempre uma ótima solução para boa parte dos problemas. O mesmo vale para as questões sexuais, afinal, nosso corpo é uma parte importante na hora do sexo, não é?

Comece a analisar o que você tem feito antes de ter relações sexuais, quantas vezes você tem relações na semana ou no mês e se sua mente está com muitas preocupações ultimamente.

Atenção: é sempre importante consultar um médico em casos de saúde, o mesmo equivale neste assunto. Se possível procure um profissional para realizar exames e descobrir os reais motivos deste impedimento. 

Em alguns casos, não conseguir gozar pode ser algo causado por problemas de saúde relacionados com o sistema reprodutor do homem e da mulher.

Para concluir, não se esqueça de se realizar um sexo seguro.

Veja também:

Sobre o autor

debora