Maternidade

Ninho para bebê: saiba aqui como fazer e aconchegar seu bebê

Imagine que você estava em um lugar quente e aconchegante, dormindo tranquilamente. Imagine agora que de repente você é tirada de lá para um lugar amplo e extremamente iluminado, frio e diferente. Parece incômodo?

Pois é o que acontece com o bebê quando ele nasce. Por isso que eles precisam de tanto acolhimento nos primeiros meses de vida: eles estão num período de adaptação.

Neste artigo você vai saber como fazer o ninho do bebê e qual a importância dele para melhorar o sono do seu bebê.

Leia mais sobre como acalmar seu bebê.

O acolhimento é a chave para acalmar o bebê:

Quando o bebê está agitado ou com dificuldade para dormir a melhor coisa para fazer é escurecer o ambiente, enrolar o bebê numa manta ou cobertor e embalá-lo no colo. Pode ser com uma música de fundo ou até com a voz da mãe cantando.

Vencido o desafio de conseguir fazer o bebê dormir, resta outro: como fazer com que ele durma por mais tempo?

Como aumentar o tempo de sono do bebê?

Existem algumas dicas para conseguir aumentar o período que o bebê fica dormindo sem interrupções.



A primeira coisa é criar uma rotina, acostumando o bebê a dormir sempre no mesmo horário e também no mesmo ambiente. Isso ajuda o bebê a entender o que está acontecendo e também ajuda o corpo dele a regular o sono. O local do sono deve ser um lugar calmo e com pouca luz.

Outra coisa importante é colocar o bebê para dormir apenas quando ele estiver realmente cansado. Fique atenta aos sinais que ele vai fazer e leve ele ao ambiente de dormir quando ele estiver pronto.

Se ele não estiver cansado, interaja e brinque com ele até que ele se canse. Sempre conversando e tratando ele com carinho, para que se torne algo prazeroso. O bebê é como uma esponja: ele absorve todos os sentimentos ao seu redor. Quanto mais calma e segura você estiver, mais ele também ficará.

Veja também: Sono do bebê: guia imperdível para mães de primeira viagem

O ninho para bebê pode aumentar a qualidade do sono do bebê:

Como qualquer período de adaptação, a mudança precisa ser gradual. Então, para que a adaptação do seu bebê no mundo fora da barriga tenha sucesso, é sempre bom usar todas as técnicas possíveis para fazer com que o ele se sinta confortável.

O ninho para bebês é uma maneira de adaptar o lugar onde o bebê dorme para que ele se sinta envolto em algo macio e aconchegante. Essa técnica ajuda porque quando algo perturba o sono do bebê ele logo sente que está amparado e encaixadinho em algo que o aquece.

Ele pode ser comprado pronto ou montado com um cobertor enrolado.

Veja várias imagens de ninhos para bebê e inspire-se:

Ninho de bebê

Fonte: Ateliê Caprichos da Lila

Onde comprar: https://www.elo7.com.br/caprichosdalila/loja

O que acha de testar essa técnica com seu bebê? Escreva nos comentários!

Para saber mais sobre como acalmar seu bebê, veja este post sobre vínculo materno.

Videos do nosso Canal no Youtube

Sobre o autor

Mariana Mendes

/* ]]> */