Remédios Saúde

Nistatina: Indicações e efeitos colaterais

Mycostatin Nistatina

Em meio a tantos medicamentos que existem na atualidade, muita gente acaba sem saber ao certo pra que serve cada um. Mas como na verdade, cabe ao profissional da saúde o conhecimento adequado para indicar o produto ideal aos pacientes, é comum que nem todo mundo se preocupe em buscar informações mais detalhadas.

Para quem espera conhecer um pouco mais sobre os medicamentos, no entanto, apresentamos aqui em nosso site uma série de artigos informativos sobre diferentes tipos de remédios. E nesse artigo em particular, por exemplo, falaremos um pouco sobre a Nistatina, um produto muito comentado nos últimos anos.

Nistatina: o que é e para que serve

Também conhecida como Mycostatin, a Nistatina é um medicamento antifúngico, geralmente encontrado em todo Brasil em farmácias e drogarias. Na prática, isso significa que ele é direcionado ao tratamento de problemas causados por fungos, sendo indicado especialmente, no entanto, a problemas como a candidíase oral e vaginal.

Um detalhe importante é que, segundo informações, o produto pode ser encontrado em farmácias com outros nomes, tais como Candistatin, Canditrat, Inofungin ou Nistatec, por exemplo. Em todo caso, no entanto, a prescrição é feita por profissional da saúde quando observado a necessidade no tratamento medicamentoso à candidíase oral ou vaginal.

Indicações

O medicamento pode ser encontrado em forma de solução oral ou creme, e além dos casos de candidíase já mencionados, ele pode ser receitado por médicos para o tratamento de problemas como candidíase no trato digestivo superior, que é normal em pacientes com problemas de saúde que demandam uso prolongado de antibióticos.

O uso em outras questões relacionadas também não é totalmente descartado, mas as informações mais precisas nesse sentido constam na bula ou podem ser obtidas junto ao médico, que vale ressaltar novamente, precisa ser consultado antes do consumo de qualquer medicamento. No caso da Nistatina, o modo de uso, bem como o período recomendado para o tratamento, também será indicado pelo profissional.

O preço da Nistatina

A Nistatina pode ser comercializada em diferentes formatos, podendo, portanto, ter preços distintos. Em todo caso, porém, a média de preços costuma ficar entre R$ 20,00 e R$ 30,00, podendo variar um pouco para mais ou para menos.



Efeitos colaterais e contraindicações da Nistatina

Como qualquer medicamento, o uso da Nistatina pode trazer eventualmente alguns efeitos colaterais. Segundo informações, a lista de consequências decorrentes do uso do remédio, pode incluir náusea, vômito, diarreia e dor abdominal, podendo ainda causar coceira e queimação no caso da aplicação vaginal.

Em relação às ocasiões em que o uso não é recomendado, sabe-se que há a contraindicação no caso de gravidez risco A para uso vaginal, sendo o medicamento ainda desaconselhado para uso oral.

Informações importantes sobre este artigo

Esclarecemos que o presente artigo possui caráter meramente informativo, baseado em conteúdo disponível em websites com textos relacionados ao produto aqui tratado. Informações oficiais a respeito do medicamento, devem ser buscadas diretamente na bula ou com profissional de saúde qualificado. E lembre-se: o uso de medicamentos só deve ser procedido mediante orientação médica.

Tudo Ela alerta

Videos do nosso Canal no Youtube

Sobre o autor

Henrique

/* ]]> */