Beleza Cabelos

Nomes de cortes de cabelo feminino: os mais famosos e suas origens

Você está pensando em um novo visual para 2019, mas não sabe como explicar o corte que você quer para o seu estilista? Ou você procura pelos seus cortes antes de levá-los ao salão pelo nome da celebridade que o está utilizando? Seja como for, descobrir os nomes de cortes de cabelo feminino torna-se sempre uma tarefa bastante difícil.

Através dos tempos, os estilos acompanham sua época e estão sempre em constante mudança. Os estilos dos cabelos variam de acordo com a carreira, idade, origem étnica e racial, genética, saúde, entre outros fatores. Parece que as pessoas querem o que não têm em termos de textura do cabelo. Cor pode ser alterada, assim como o corte ou o estilo. Olhe-se no espelho e diga se você gosta do seu penteado e o que é dito sobre quem você é hoje.

Trazemos ao longo do texto uma lista de cortes de cabelo femininos para que você conheça os nomes técnicos de cada um, para na próxima visita ao salão de beleza você não tenha nenhum problema na hora de pedir seu corte ao cabeleireiro e também para que você possa ter ideias para um novo visual neste verão.

Conheça os cortes femininos

Buzzcut

Para as mais ousadas, este é o corte mais curto de todos. Um corte que ficou popular entre os homens estudantes e artistas nos anos 80 e 90, hoje também é aderido pelas mulheres. Chamado também de “corte militar”, ele consiste em raspar a cabeça toda igualmente.



A cantora Sinéad O’Connor era famosa por adotar esse estilo em uma época em que esse corte não era muito comum entre as mulheres.

Undercut

Um corte de origem inglesa que surgiu na década de 80 no cenário punk da época, voltou em grande estilo nos últimos anos. Cada vez mais difundido entre as mulheres, esse corte consiste em raspar apenas a parte de baixo dos cabelos na linha da orelha.

Atualmente muitas mulheres aderem a esse corte diferente pois usar ele solto, além de ser discreto, diminui o volume dos cabelos.

Sidecut

Surgiu acompanhado do estilo undercut, no mesmo cenário punk inglês dos anos 80. Entretanto sempre foi um corte muito mais masculino. Apenas nos últimos anos é que as mulheres têm optado por esse corte diferente.

Seja qual for o tamanho dos cabelos ou o tipo de fio, raspar apenas as laterais da cabeça combina com qualquer mulher. Também é muito comum hoje em dia raspar apenas uma das laterais da cabeça. A cantora Rihanna adota esses cortes de longa data, passando tanto pelo undercut quanto o sidecut.

Pixiecut

Nomes de corte de cabelo feminino sempre foram diferentes por aqui. Popularmente conhecido no Brasil como “corte Joãozinho” o pixiecut está na moda desde os anos 50 e é um corte muito mais delicado que os anteriores, com os lados e a nuca muito curtos mas sem chegar a raspar.

Consegue-se esse corte com a técnica de pente e tesoura sem usar navalha. A área superior é deixada alguns centímetros a mais do que as laterais e pode ser variada com o topo mais longo.

Em várias oportunidades artistas adotam esse corte como mudança de imagem. Desde quando surgiu, o corte renova a imagem. A atriz Débora Falabela é famosa por usar esse corte desde que surgiu na TV, usando o estilo que surgiu em 1953 com Elizabeth Taylor, quando a atriz deu glamour e fama ao corte entre as mulheres.

Corte Bob

Um clássico que nunca deixou os holofotes. Esse corte data de 1920 e especula-se que foi criado acidentalmente pela famosa estilista Gabrielle “Coco” Chanel, quando estava se arrumando e o secador estourou queimando parte dos seus cabelos. Com pressa ela cortou os fios rente à nuca.

Esse corte é popular até hoje como um dos cabelos curtos mais agradáveis e versáteis entre as mulheres. É caracterizado por ter a nuca raspada gradiente para cima e os lados mais longos na diagonal.

Long Bob

Na mesma linha do Bob (mais longa na frente e mais curta no pescoço), mas com comprimentos maiores. É praticamente uma visão mais modernizada do corte, dando uma repaginada para o século XXI.

Sucesso absoluto entre as mulheres, o corte cai perfeitamente em todas as texturas de cabelo garantindo mais movimento e estilo. A atriz Cleo Pires é famosa por utilizar esse corte há algum tempo.

Shag hair

O estilo com mechas em camadas e fios desconexos que surgiu nas décadas de 70 e se estendeu até a década de 90 voltou repaginado nos últimos anos.

Os nomes de cortes de cabelo feminino geralmente são americanizados pois as tendências surgem por lá. O termo vem da palavra “desgrenhado, que é uma das suas características, juntamente com o volume fornecido pela quantidade de camadas.

O modelo favorito desse corte é o comprimento médio com os fios tocando os ombros. O corte fica perfeito tanto com franjas curtas quanto longas. O estilo é ideal para mulheres com fios mais finos dando maior dimensão de movimento.

Wob hair

É o corte ideal para cabelos ondulados. Com uma base quadrada e na altura da mandíbula inferior, é a meio caminho entre o shag hair e o cabelo médio e sua principal característica é a textura ondulada.

Deixar as pontas para fora e retas, deixa corte mais descolado. Aqui quanto menos certinho e montado for, melhor. Ideal para quem tem um cabelo com pouco volume.

Um corte que tornou-se popular a partir de uma atualização dos cortes Bob e Long Bob, que foi febre entre as famosas entre os anos de 2010 e 2015. Personalidades como Beyoncé e Taylor Swift foram tendência por muito tempo.

Blunt cut

O modelo que combina elegância com minimalismo possui também um toque de modernidade. Oposto aos cortes em camadas, consiste em manter as bases retas. O modelo se encaixa em qualquer tamanho, em qualquer tipo de fio e pode ser usado com franja.

Trata-se de uma repaginada de alguns dos famosos cortes de cabelo como Long Bob e Chanel.

Considerações finais

Na sua próxima visita ao salão de beleza não deixe de procurar os nomes de corte de cabelo feminino certos para fazer o penteado do jeitinho que você procura. As artistas mais famosas do mundo são uma ótima fonte de inspiração nesses casos.

Galeria de fotos

View this post on Instagram

– Antes de uma mudança externa, sempre há uma mudança INTERNA! (Que na minha opinião é a mais libertadora ❤️) A uns anos atrás, eu jamais teria coragem de fazer uma mudança assim no meu cabelo. O máximo que eu já fiz, foi pintar de colorido, mas hoje eu vivo MINHAS vontades! E AINDA BEM QUE MUDEI!  Essa é a intenção! Mudar, Evoluir, me Transformar! Demorei muito pra internalizar isso em mim, mas nunca é tarde.Quem fica parado no tempo é relógio quebrado ! As pessoas tem mania de rotular os outros e colocá-los em uma “caixinha”. Tem mania de julgar personalidade e caráter pela roupa, cabelo, pelo jeito que anda! Mas não olham para o próprio umbigo. Sendo que NADA DISSO define uma pessoa. O que define, é o que ela carrega DO LADO DE DENTRO! Coisa que quem vive no lado “raso da vida” não consegue enxergar! Eu passei muito tempo me privando de realmente fazer o que eu queria, de ser como tinha vontade de ser, com medo do que iam pensar ou falar de mim. Já perdi muitas oportunidades por causa da timidez, e pra quem não sabe, a timidez é o medo do julgamento do outro sobre nós. E tudo isso só me trouxe uma coisa: a sensação de não estar controlando minha própria vida, mas sim passando essa função pra qualquer outra pessoa que não fosse eu mesma. Mas depois de muitos conflitos internos, muitos pensamentos e muito tempo refletindo sobre a minha vida, cheguei a conclusão de que NINGUÉM tem o direito de opinar no que eu faço ou deixo de fazer, a menos que EU dê essa liberdade ! Caso contrário, se a opinião não foi pedida, não deve ser dada. É simples assim ! Então, meu “conselho” é: FAÇA O QUE QUISER DA SUA VIDA! Desde que isso não vá te prejudicar e nem prejudicar a ninguém. NINGUÉM tem poder sobre vc,a não ser vc mesmo e ngm pode viver sua vida por você! VOCÊ é quem tem as rédeas da sua vida. As decisões são SUAS, E PRONTO. Vai ser feliz pq a vida não espera! Enfim, essa pode ser uma Yasmin "diferente" do que as pessoas próximas a mim estão acostumadas a ver, e é assim que estou feliz, e a mudança interna não vai parar por aqui. Descobri minha liberdade e irei viver ela da melhor maneira possível. Intensidade é meu sobrenome a partir de hoje! PAZ 🙏🏾✨

A post shared by VOCÊ É INCRÍVEL TÁ?! ✨ (@y4s.miin) on

View this post on Instagram

utálom a nyarat de most mégis hiányzik kicsit🤔

A post shared by Lívi (@zajlivi) on

View this post on Instagram

#nomakeup #selfie #shorthair #pixiecut

A post shared by solvita (@solvitamelke) on

Videos do nosso Canal no Youtube

/* ]]> */