Pele

Notas de perfumes: topo (cabeça), coração (meio) e base (fundo)

Notas de perfumes são como notas musicais. Cada um de nós tem sua preferência.

Entretanto, para que o perfume seja considerado uma melodia para o olfato, é necessário mesclar as notas certas. E enquanto as notas musicais são sete, as combinações de notas de perfume somam milhões!

Mas o que são notas de perfumes, afinal?

Notas de perfumes

Com combinações tão variadas e inebriantes, seria injusto para o consumidor se contentar com uma mísera essência por perfume.

Pensando nisso, as indústrias de perfumes investiram na tecnologia das notas de perfumes. A técnica classifica as notas a partir do conhecimento especializado sobre evaporação, influência e efeito de uma camada sobre a outra.

O resultado proporciona ao consumir o privilégio de experimentar três notas na pele durante três momentos diferentes.

A harmonia é ideal para dar protagonismo a cada uma delas. Para que o resultado seja equilibrado, é essencial que as notas são se ofusquem.



Para entender melhor essa pirâmide, vamos conferir cada uma dessas classes separadamente.

Topo/cabeça: a primeira impressão

Sabe o cheiro que você sente imediatamente após aplicar o perfume? Essas notas podem conquistar você ou embrulhar seu estômago. Essas notas olfativas, descritas como agressivas e aguçadas, são chamadas de notas de topo/cabeça.

As notas de topo/cabeça são responsáveis pela nossa primeira impressão da essência. Isto é, dentre as notas de perfumes, essa é a primeira camada sentida ao borrifar a fragrância.

Geralmente frescas, cítricas ou verdes, as notas de topo são as mais marcantes e recendidas mais rapidamente. Entre as matérias-primas mais utilizadas para sua fórmula estão a laranja, o limão, o pinho, a bergamota, o eucalipto, a mandarina e a popular lavanda. O gengibre e as ervas também se classificam entre as substâncias.

Embora sejam acentuadas e inesquecíveis, as notas de topo/cabeça são também efêmeras. Seus aromas duram, em média, somente 10 minutos. Isso acontece porque suas moléculas são leves e de evaporação fácil. Em virtude disso, seu cheiro tende a se extinguir rapidamente.

Devido à essa característica volátil, a composição do topo/cabeça representa apenas de 10% a 20% do total da fórmula do perfume.

Entretanto, engana-se quem acredita que isso diminui sua importância. As notas do topo/cabeça são consideradas as mais decisivas na escolha de compra de um perfume.

Coração/meio: o que você expressa

Na pirâmide das notas de perfumes, as notas do coração/meio são exatamente isso: o coração de um aroma.

As notas do coração se encarregam de transmitir a personalidade do perfume. Elas ganham destaque e se fazem notar no momento em que as notas do topo se dispersam. Assim, quando o líquido é absorvido por nossa pele, as notas de coração/meio entram em cena.

Representando o caráter das fragrâncias, essas notas são mediadoras que harmonizam e criam o vínculo. Elas ligam as notas da cabeça às notas do fundo e simbolizam a alma do perfume. Para isso, cerca de 40% da concepção de uma fragrância é composta pela essência dessas notas.

Graças à sua matéria prima menos volátil, seu aroma é mais duradouro do que o do topo/cabeça. Calcula-se que seu cheiro se mantenha na pele e seja farejado no ar por cerca de 2 a 6 horas. É desse modo que o coração/meio propaga o cheiro pelo qual você será lembrado. Por essa razão, o coração/meio é um importante aliado na hora de escolher o perfume ideal para sua identidade.

Para a durabilidade e maior constância, essas fórmulas priorizam os gêneros aromáticos, frutais e florais. Em meio aos mais regulares, como pêssego, rosa e jasmim, você poderá encontrar o que melhor combina com você.

Seja lavanda ou gerânio, o coração/meio irá exalar o que você quer expressar para o mundo. Afinal, a composição se vale de especiarias, muitas vezes com elementos herbais, para torná-la memorável.

No universo das notas de perfumes, as de coração/meio são categorizadas como as mais singelas e delicadas. Tecnicamente, seu aroma é emanado e enviado ao olfato de 2 minutos até 1 hora depois da aplicação. Ou seja, quando alguém passa e deixa um rastro de aroma, é o cheiro do coração das notas de perfumes que você está sentindo.

Por estarem localizadas no centro do processo de evaporação, estas notas de perfumes são fundamentais para o decurso. Elas são incumbidas de maquiar o incômodo causado por algumas notas base que podem estar fora de hora.

Como em uma música, cada nota deve ser colocada no lugar estratégico para ser seguida pela próxima. Pense em uma orquestra fora de tom. É esse equívoco que causaria uma nota de fundo que se adiantasse, atrasasse ou se sobrepusesse sobre às outras. Portanto, o trabalho minucioso garante que sejam sentidas em momentos certeiros, formando, assim, uma melodia harmoniosa.

Base/fundo: o que permanece

Para a base/fundo, são usadas matérias primas de grande peso molecular. Mas o que isso significa? Sobretudo, isso significa que suas moléculas demoram mais a evaporar. Em média, estima-se que a duração da base/fundo seja de 8 horas. Isso é possível porque a base decide o aroma que será distribuído na sua epiderme.

Suas matérias primas mais significativas e distintas são o sândalo, o patchuli e o âmbar. Devido aos seus traços marcantes, esses ingredientes assumem o papel de fixar o perfume na sua pele.

Dessa forma, a base/fundo representa cerca de 40% a 50% da fórmula de composição da fragrância.

O fato de ser a última camada a evaporar de sua pele tem uma explicação. A base é formada com substâncias distintas, como resinas de madeira e notas de origem animal.

Visto isso, é fundamental que você se informe sobre a base/fundo ideal para sua pele. Enquanto uma fragrância se fixa com facilidade na pele de outra pessoa, essa mesma fragrância pode desaparecer rapidamente na sua. Contudo, quando a base/fundo é própria para seu tipo de pele, sua composição densa firma-se produzindo aroma por horas.

Considerações finais

Gostou? Então corre! Agora você é praticamente um entusiasta das notas de perfumes. Seu olfato está apurado, e você terá mais propriedade na hora de escolher seu novo perfume.

Sobre o autor

Redação Tudo Ela

Site focado em publicar conteúdo atual e interessante sobre o universo feminino. Fazemos curadoria e pesquisamos dicas úteis para o dia-a-dia da mulher moderna. Saiba mais sobre nós.

/* ]]> */