Beleza Cabelos

Aprenda como funciona a numeração de tinta de cabelo

Mudar a cor do cabelo é um dos hobbies favoritos de toda mulher que ama transformar o visual a cada temporada. No entanto, antes de apostar em uma coloração, o ideal é entender como funcionam as tinturas para cabelo.

Além das diferentes marcas e texturas, que podem ser encontradas em gel, pó, pasta, creme e até shampoo, esse tipo de produto também traz em suas embalagens numerações que mais parecem um “bicho-de-sete-cabeças” para nós, reles mortais, que não entendemos nadinha de colorimetria capilar.

Confesse: você também já ficou perdida na frente daquela variedade enorme de caixinhas de tinta na prateleira da farmácia tentando escolher a cor que queria sem saber para que servem aqueles números todos e, no final, acabou levando a tintura de acordo com a foto da modelo na capa, não é verdade? Quem atire a primeira pedra quem nunca fez isso também!

Por isso, no nosso artigo de hoje, você vai aprender como entender a numeração das tintas para cabelo para não errar mais na hora de comprar a sua! E já vou logo dizendo que, apesar de poucas pessoas saberem para que servem todos aqueles números, o fato é que eles podem fazer toda a diferença no resultado final da coloração do cabelo.

Então, continue de olho nos próximos parágrafos desse post que eu te conto tudo que você precisa saber para decifrar esse mistério. Vamos lá?!

Para que servem os números nas tinturas para cabelo?

A primeira coisa que você precisa saber sobre a embalagem da tinta de cabelo é que todos aqueles números descritos nela dizem respeito à composição das cores e os devidos reflexos ou nuances que podem ser obtidos a partir delas. Esse sistema é universal e praticamente todas as marcas do mundo seguem o mesmo padrão de numeração para tinturas, com exceção de pouquíssimas empresas estrangeiras.

Algumas podem até mudar o “nome fantasia” da cor, o que vai variar de acordo com o fabricante ou país de origem, mas os números sempre serão os mesmos. Para começar a entender como eles podem influenciar no resultado final da coloração do seu cabelo, é válido dizer que a numeração da caixinha é que vai determinar a cor real que vai ficar nos seus fios, independente da marca ou nome que a coloração esteja recebendo naquele produto.

Muitas mulheres cometem o erro de comprar a tintura seguindo a cor na foto da embalagem, mas quase nunca o resultado é o mesmo, já que este vai depender, como falamos acima, prioritariamente da numeração da tinta e, ainda, da cor base atual dos seus fios. Então, nada de querer ficar com o cabelo igual ao da modelo da capa, tá bom?!

Cores (Altura do tom)

Altura-do-Tom

Na hora de comprar a coloração para o seu cabelo, o primeiro passo é observar qual é a cor base da tintura, também conhecida como altura do tom, que é a que ficará no seus fios. Seguindo uma escala internacional de tons, você pode escolher entre os que vão do preto ao loiro ultraclaríssimo.

Eles são indicados sempre pelo número que vem antes do ponto e seguem uma ordem crescente, onde os menores representam as cores mais escuras e os maiores indicam as cores mais claras. Assim:

1 – Preto Profundo/Ultra Preto

2 – Preto Natural

3 – Castanho Escuro

4 – Castanho Médio

5 – Castanho Claro

6 – Loiro Escuro

7 – Loiro Natural/Loiro Médio

8 – Loiro Claro

9 – Loiro Muito Claro

10 – Loiro Claríssimo

11 – Loiro Super Claro

12 – Loiro Ultra Claríssimo

Reflexos (Nuances)

Nuances-e-reflexos

Enquanto isso, os reflexos ou nuances das tintas para cabelo são identificados pelo número que vem depois do ponto da embalagem, que são aquelas cores combinadas com a cor base da tintura e que são mais visíveis quando refletidas sob a luz do sol. O primeiro número depois do ponto diz respeito aos reflexos primários e o segundo aos reflexos secundários.

Mas e se o número após o ponto for zero? É simples! Isso significa que a tintura tem a cor “natural”, ou seja, sem a presença de nuances primárias ou secundárias. Veja como funciona:

0 – Sem reflexo/Natural

1 – Azul/Acinzentado

2 – Violeta/Irisado (ou mate, no caso de algumas marcas)

3 – Dourado

4 – Acobreado

5– Acaju

6 – Vermelho

7 – Marrom/Chocolate

9 – Verde/Mate (ou Violeta em algumas marcas)

Mistura de reflexos

Muito provavelmente, você deve estar se perguntando: “Mas e aquelas tinturas que têm mais de dois números depois do ponto?” ou, ainda, “Por que alguns números se repetem?”. No primeiro caso, significa que o reflexo pode ser feito de uma mistura de tons para trazer uns efeitos variados quando o cabelo brilha sob a luz do sol.

Uma tintura com cor 42.5, por exemplo, seria um castanho médio ou preto com reflexos em acaju. Enquanto isso, no segundo caso, a repetição de números após o ponto quer dizer que o reflexo é intenso. Uma tinta com a numeração 6.66, por exemplo, tem um loiro escuro avermelhado intenso, ou seja, muuuuito avermelhado.

Como escolher a cor ideal para o meu cabelo?

Agora que você já entendeu como funciona a numeração da tintura de cabelo, deve estar pensando em qual coloração escolher para mudar o visual e pintar os seus fios. Confira, a seguir, quais são as dicas dos especialistas para não errar! Elas não são uma regra, mas podem te ajudar nessa difícil missão:

  • Tons avermelhados são recomendados para mulheres com a pele clara;

  • Tons de chocolate ou marrom combinam com todas as tonalidades de pele;

  • Reflexos dourados e vermelhos devem ser evitados por mulheres com a pele amarelada;

  • Tons de cobre combinam com peles mais olivas;

  • Acaju é a melhor aposta para mulheres orientais;

  • Para cobrir cabelos brancos, o ideal é ir até um salão de beleza para criar um tom base no cabelo. Neste caso, a dica é comprar tintas de cabelo de cor natural e uma com reflexos (Exemplo: 6.0 e 6.6) e misturar metade de cada tubo para aplicar nos fios.

Como conseguir a cor exata da caixinha no cabelo?

Além de ficar atenta à numeração da tintura de cabelo, outras dicas podem te ajudar a conseguir o resultado desejado ao comprar a coloração que você tanto deseja. Veja:

  • Fique de olho na qualidade do pigmento e oxidante (água oxigenada) da marca que você escolher;

  • Acerte na volumagem do oxidante (água oxigenada). Quanto maior ela for, mais “aberto” (claro e com reflexos aparentes) o tom ficará no cabelo.

  • A cor natural do cabelo influencia. Por isso, importante saber que fios virgens clareiam até 4 tons com tinturas (e, às vezes, nem tudo isso) e, ainda, é impossível ir de um tom 3 para 9, por exemplo, sem antes descolorir o cabelo.

  • Cabelos tingidos devem passar por uma decapagem capilar para remover a pigmentação que está nos fios, se a intenção for clareá-los. Afinal, tinturas não têm o poder de clarear outras tinturas, mas somente de mudar ou escurecer os reflexos.

  • Reflexos opostos se anulam. Por isso, se você aplicar uma tintura com reflexo contrário aquele que já tiver nos fios, nenhum deles ficará no cabelo. Por exemplo, se você aplicar em uma coloração de numeração 6.3 (loiro escuro acobreado) por cima de uma de numeração 8.1 (loiro claro acinzentado), terá como resultado uma tonalidade amarronzada, uma vez que laranja e azul são cores opostas. É por este mesmo motivo que, para eliminar os indesejados reflexos amarelados no cabelo, os cabeleireiros utilizam tintas com reflexos em violeta, uma vez que o roxo é a cor oposta do amarelo.

Veja também: Saiba como usar o shampoo desamarelador de cabelos loiros

E aí? Conseguiu entender como funciona a numeração de tintura de cabelo? Você sabe de alguma dica que não falamos aqui? Então, compartilhe!

Até a próxima!

Sobre o autor

Raiane