Saúde

Nutricionista ou Nutrólogo: o que faz cada profissional?

As diferenças entre as atividades de um nutricionista ou nutrólogo podem parecer muito tênues para quem nunca informou-se sobre isso. Na prática, muitas pessoas pensam que os termos nutricionista ou nutrólogo são sinônimos utilizados para uma mesma atividade profissional.

Na prática, há uma série de diferenças entre estas duas profissões. Elas vão desde a formação de cada uma delas, até as atividades e o tipo de recomendação que cada um pode realizar para pacientes.

Entenda o que é cada atividade, e saiba quando escolher um nutricionista ou nutrólogo, sem errar na busca:

O que é um nutricionista?

procurar-nutricionista-esportivo

A atividade de um nutricionista provavelmente é a mais conhecida entre as duas. Por definição, nutricionista é a pessoa que graduou-se em Nutrição, um curso de nível superior.

Em geral, esta pessoa estuda os alimentos e o corpo humano, seu processo digestivo, o metabolismo e tudo o que há a respeito a nutrição, especificamente. Por isso, este profissional é capaz de identificar desequilíbrios alimentares, e sugerir dietas adequadas para cada pessoa.

É, também, um profissional competente para desenvolver dietas específicas para necessidades especiais. Elas podem objetivar desempenho esportivo, mudanças corporais ou emagrecimento, por exemplo.

935757489

Um nutrólogo não é formado em nutrição, mas em medicina. Mais especificamente, o nutrólogo é o médico formado especializado na área da nutrologia. A posição da formação de um nutrólogo é equivalente à de um cardiologista ou dermatologista, em suas áreas específicas.

Isto significa que este profissional pode atuar mais diretamente com questões relativas a doenças. Ele pode diagnosticar e tratar doenças ligadas à alimentação, com a possibilidade de receitar medicamentos para seu tratamento.

Na prática, qual a diferença?

A diferença está na área da formação e em suas possibilidades. Muitas pessoas realizam a comparação em nutricionista ou nutrólogo com a de psicólogo e psiquiatra, por exemplo. Cada profissão lida com áreas mais específicas de um mesmo tema: neste caso, a alimentação.

Um das principais diferenças diz respeito à possibilidade de receitar medicamentos. No Brasil, a lei define que apenas um médico pode prescrever remédios. Por isso, nutricionistas devem lidar com sua atuação apenas através da nutrição. Os nutrólogos, por outro lado, podem trabalhar com o uso de medicamentos, em seus tratamentos.

Nutricionista ou nutrólogo: qual buscar?

Como executam funções diferentes na área da nutrição, você deve buscar um nutricionista em algumas situações, e um nutrólogo em outra. Para a elaboração de uma dieta equilibrada, por exemplo, a melhor ideia geralmente é recorrer aos nutricionistas.

Quando trata-se de uma doença alimentar, os nutrólogos geralmente oferecem uma melhor opção. Na prática, a opção correta depende exclusivamente da necessidade. Sempre que estiver em dúvida entre nutricionista ou nutrólogo, pense como se seu interesse fosse profissional:

Caso sua intenção não seja uma consulta, a busca pelo profissional correto tornaria-se ainda mais clara. Se você deseja profissionais responsáveis pela elaboração de cardápios para um restaurante, por exemplo, certamente buscará por nutricionistas. Não há absolutamente nenhum sentido em buscar o auxílio médico para desenvolver um cardápio, a menos que ele busque tratar de alguma doença.

Veja também:

Sobre o autor

Pedro Henrique Ferreira Mendes