Você já deve ter ouvido falar na palavra fetiche em algum momento, até pode ter os seus próprios fetiches, afinal, é um sentimento normal do ser humano – embora algumas pessoas possam ver este assunto como um tabu.
Assim como outros temas que falem sobre sexualidade e orientação sexual, o fetiche pode assustar algumas pessoas e causar repulsa. Mas, tirando alguns tipos que podem ser mais exóticos, essa sensação e prática é comum e ocorre com a maioria das pessoas.
Fetiche é o simples desejo sexual que é despertado por algum motivo específico – esse motivo pode ser sexual ou não.
Leia também:
Quer conhecer melhor o que é fetiche, conhecer alguns dos tipos existentes e entender como e por que ele acontece? Então, fique aqui até o final para garantir um conteúdo completo.
Fetiche: o que é, seus tipos e por que acontece
O que é fetiche?
Fetiche é uma palavra que se originou do francês, onde é chamado de fétiche. Seu significado está ligado ao desejo e a excitação sexual por conta de uma ação, comportamento, alguma parte do corpo ou até mesmo um objeto.
Ou seja, as pessoas que possuem seus fetiches podem se excitar por motivos que não sejam necessariamente sexuais – mas que ganham essa conotação por algum motivo.
Algo que passou a ser muito comum nos últimos tempos é fazer piada com o fetiche por pés, que se torna assunto nas rodas de jovens. O indivíduo que tem esse fetiche pode ficar excitado com uma simples foto dos pés de uma pessoa.
Eles podem ser muito variados, alguns podendo até chocar parte da sociedade, mas existem e podem fazer com que as pessoas cometam loucuras para garantir essa satisfação.
Tipos de fetiches
Existem diversos tipos de fetiches existentes atualmente, podendo surgir mais a cada dia que passa e novos gostos são descobertos.
Para que você entenda o nível que um fetiche pode chegar, e entender que não existe uma lógica ou linha de limite entre o desejo e o fetiche, vamos aproveitar para citar alguns bem exóticos. Veja abaixo.
Mecanofilia
A mecanofilia é a excitação causada por carros e outros automóveis. Ou seja, as pessoas que possuem esse fetiche se sentem dispostas sexualmente quando estão dentro de carros – estando acompanhadas ou não.
Sadomasoquismo
O sadomasoquismo é um dos fetiches mais conhecidos, e que acaba ganhando bastante destaque em filmes que possuem uma linguagem mais sexual (como em cinquenta tons de cinza, por exemplo).
Esse fetiche diz respeito a excitação causada por dor e violência causadas na hora do ato sexual.
Pode parecer algo desumano, mas é importante lembrarmos que essas pessoas gostam da sensação causada por esse fetiche. Ou seja, elas estão realizando o ato com consentimento e recebendo o prazer que elas buscam.
Atenção: sadomasoquismo é um fetiche. Pessoas que são violentadas no ato sexual sem consentimento devem relatar o fato e podem recorrer à justiça.
Leia também:
Hibristofilia
A hibristofilia é uma das mais questionáveis opções de fetiches existentes, mas que também acontecem e são válidas. Se trata da pessoa que se sente atraída por criminosos, pessoas que cometeram crimes ou que trabalham com tráfico, etc.
Geralmente, as pessoas que possuem esse fetiche são mulheres, mas podem abranger os homens também.
Apesar dessa prática não ser recomendada, pelo perigo de se envolver nessa situação, é um fetiche real e que acontece com frequência.
Para este caso, temos um exemplo real e de alto perigo. O serial killer (assassino em série) Ted Bundy era muito querido por muitas mulheres, mesmo após ele ter matado muitas delas antes de ser preso. Mesmo após a pena de morte, Bundy ainda atraía muitas mulheres e causava sensações questionáveis nelas.
Ou seja, a sensação de perigo é o que excita essas pessoas quando o fetiche de hibristofilia é presente.
Podofilia
Esse é o fetiche do momento, que todos falam sobre, fazem memes ou até mesmo ganham dinheiro vendendo fotos de seus próprios pés. Isso mesmo, a podofilia é o fetiche de quem se sente excitado com os pés.
Pode ser através de fotos, vídeos ou pessoalmente, eles gostam de ver os pés no momento do ato sexual.
Tricofilia
A tricofilia diz respeito ao fetiche causado por pelos e cabelos. As pessoas que possuem esse fetiche gostam de tocar, cheirar e ter a presença de cabelo e pelos no ato sexual – seja nos órgãos sexuais ou não.
Por que as pessoas têm fetiches?
Geralmente, as pessoas criam seus fetiches através de alguma lembrança, muitas vezes sem nem mesmo perceber essa associação. Elas podem ter origem até mesmo na infância, vindo à tona só nas primeiras práticas sexuais ou ao perceber a excitação em momentos exóticos ou causados por algo inesperado.
Grandes filósofos já estudaram o assunto para tentar entender como isso ocorre e qual é a chave que faz com que algo simples e cotidiano se torne um fetiche sexual.
Geralmente, eles estão ligados com poder e a sensação de ter algo em sua posse. Por isso, muitas vezes o fetiche pode estar ligado a um bem ou a uma pessoa.
No geral, não se sabe ao certo o por que as pessoas têm fetiches, mas eles acontecem e estão presentes em nossa sociedade.
Conclusão
Agora você já sabe o que é fetiche e conhece vários tipos bem diferentes e questionáveis. Também existem violências sexuais que são consideradas fetiches, mas que não deveriam ser tratados dessa forma. Infelizmente, essa visão acaba destruindo muitas vidas.
Quanto ao tabu sobre o assunto, nada melhor do que o conhecimento sobre o assunto para acabar com o preconceito. Entender que o fetiche é algo normal e que pode acontecer com todos e em diversas situações, fica mais fácil perder essa visão ultrapassada sobre a vida sexual.
Às vezes, podemos ter um fetiche e nem percebemos – principalmente por conta do bloqueio que criamos com assuntos que remetam a sexo. Comece a reparar as coisas que te causam excitação, você poderá se surpreender com as descobertas.
Mais uma vez, e para fechar, é importante lembrar que nenhum tipo de violência sem consentimento pode ser considerada um fetiche.
Leia também: