Saúde

O que perguntar ao ginecologista? Temos algumas ideias

O que perguntar ao ginecologista

Sempre chega um momento na vida em que temos que visitar o ginecologista para manter nossa saúde em dia. Mas o que perguntar ao ginecologista exatamente? A resposta pode ser muito complicada, até porque cada mulher tem suas especificidades. Tudo é variável, só que, é claro, que podemos dar algumas ideias para você começar.

As perguntas podem variar de muitas formas, então é sempre bom ter em mente aquilo que deseja saber. Isto é importante para que você se oriente e aproveite melhor o tempo com este especialista. Até porque a consulta não dura para sempre e você necessita de um foco para conseguir se orientar melhor na consulta. Também é legal já ter em mente o que você precisa saber, pois o profissional acaba te conhecendo mais e atenderá melhor às suas necessidades.

Por que é importante ir ao ginecologista?

Acredite se quiser, porém saber o que perguntar ao ginecologista não é a única coisa mais importante aqui. Como já dito, é bom que você já esteja previamente preparada para algumas situações. Entretanto, é ainda mais fundamental saber porquê ir ao ginecologista.

Leia também:

Para começar, um ginecologista é um profissional habilitado para cuidar de toda nossa saúde vaginal. Ele entende melhor do que ninguém sobre a gravidez, o útero, as doenças sexualmente transmissíveis e sobre nosso órgão reprodutor.

Um ginecologista é capaz de orientar você para os melhores cuidados e ter as melhores respostas para suas dúvidas a respeito da relação sexual. Considerando, é claro, que o sexo é um tabu para conversar e a maior parte das pessoas tem vergonha de tocar neste assunto. Nestes casos, o ginecologista pode ser o primeiro contato de muitas mulheres com relação ao sexo. O que também nos faz pensar um pouco mais sobre o que perguntar ao ginecologista.

Por quê? Ora, isso é fácil, se é o seu primeiro contato com este especialista, pode ser que você esteja tímida com relação a perguntas consideradas indelicadas ou tabus. Porém, é muito importante que você saia esclarecida do local.

Levando tudo isso em consideração, não seja tímida! Não vá achando que você é a única a fazer essas perguntas, é muito provável que seu ginecologista já tenha esclarecido isso mais um milhão de vezes. Não se reprima, faça o melhor por você e sua saúde sexual.

Assim sendo, é importante ir ao ginecologista para que suas dúvidas sejam esclarecidas e ele te oriente melhor para diversas situações da sua vida. Dentre elas, aqui estão algumas para que você saiba o que tratar com este profissional:

  1. Doenças infecciosas na região pélvica;
  2. Doenças sexualmente transmissíveis;
  3. Menstruação;
  4. Gravidez;
  5. Relações sexuais;
  6. Saúde do órgão;
  7. Dores inexplicáveis ou incomuns na região uterina;
  8. Anticoncepcionais;
  9. Limpeza e cuidados com a região vaginal.

É óbvio que tudo isso pode não acontecer com você de uma vez, para isso que é necessário ter foco sobre o que se deseja tratar com seu especialista. Sabendo o que perguntar ao ginecologista, você evita vários transtornos na sua vida. Transforme tudo isso em uma experiência de aprendizado e esqueça o que as pessoas podem pensar de você.

Cuide-se em primeiro lugar!

Algumas ideias sobre o que perguntar ao ginecologista

Chegamos a parte mais importante desta matéria, é aqui que daremos algumas ideias sobre o que se perguntar na sua consulta. Levando em conta, é claro, as principais situações que levam você ao ginecologista.

As perguntas são válidas em qualquer momento da vida, sendo sua primeira consulta ou não. Nem sempre sabemos o que perguntar de acordo com cada situação. Logo, espera-se que esta matéria seja capaz de te ajudar um pouco mais a se sentir segura quanto as suas dúvidas.

Vamos lá?

Leia também:

Devo usar anticoncepcional com qual idade? Quando devo parar?

Esta é uma pergunta bastante importante, porque nem todo mundo começar a fazer sexo com 18 anos. Algumas mulheres fazem antes e outras depois, isto é natural e completamente normal. O uso de anticoncepcional depende de cada caso e de cada mulher. Além do mais, nem sempre se usa o anticoncepcional para evitar gravidez apenas, ele pode eliminar espinhas e prevenir doenças.

Somente um médico pode te medicar adequadamente para seu caso em específico, isto ajuda a evitar problemas com a automedicação, como trombose, por exemplo.

Posso usar sabonete X no banho?

Esta nem parece uma questão muito séria, mas se está na lista sobre o que perguntar ao ginecologista, significa que é mais importante do que você imagina. Por acaso você sabia que a vagina tem um pH ideal? E que alguns sabonetes podem alterar a saúde dela por conta dos produtos? Desse modo, para evitar alergias e coceiras desnecessárias, certifique com seu profissional a segurança do seu produto. Muitas vezes é necessário mudar de sabonete e também o modo como se faz a limpeza da sua vagina, aproveite e tire essa dúvida também.

É normal ter secreção amarelada e com odor?

A secreção vaginal geralmente é transparente ou pouco amarelada e sem odor. Entretanto, somente um ginecologista pode verificar se isto é um problema. Muitas mulheres apresentam um pouco de odor e ficam preocupadas à toa, já que o cheiro é normal. Só que não arrisque, viu? Pergunte do mesmo jeito e descreva com o maior número de detalhes possível suas secreções, isso ajudará ele a entender seu caso e saber o que pedir. Faça todos os exames e não tenha vergonha disso, pode ser que sua saúde esteja em perigo e você nem saiba.

É normal sentir dor durante a relação sexual?

Se for sua primeira vez, é comum que haja dor por conta do rompimento do hímen. Se não for, também é comum que exista um pouco de dor inicial por conta da falta de lubrificação, só que não é muito comum sentir dores durante todo o ato em si. Isto pode significar muitas coisas, esteja quanto a isto e não tenha medo de perguntar ao médico. Isso fará com que ele fique de olho na sua saúde com mais atenção e faça uma análise do seu caso para detectar uma endometriose, por exemplo.

Sinto muita cólica, inchaço e dor nas costas na TPM, é comum?

Se você sente a TPM de forma muita intensa, então é importante que você saiba o que perguntar ao ginecologista. Esta, por exemplo, pode ser sua primeira questão na consulta. Infelizmente, pode ser que isso tudo seja normal para seu corpo mesmo. Mas, saiba que não é o fim do mundo e que existem diversos remédios para tornar tudo menos incômodo durante essa etapa. Lembre-se: não se automedique e informe todas as consequências do remédio ao profissional.

Posso engravidar se fizer sexo durante a menstruação?

Para saber o que perguntar ao ginecologista sobre gravidez, esta é uma pergunta bastante comum e base para outras. Afinal, nem sempre isso nos é ensinado em casa ou na escola e muitas vezes não sabemos o que é possível ou não. Portanto, saiba que perguntar isso não é anormal e tenha em mente que ele sempre irá recomendar a camisinha para proteção. Mesmo que você já use anticoncepcional.

Por que é importante o exame de toque?

Todos sabemos que em algum momento o ginecologista precisará tocar em você. Até porque, muitas coisas podem não ser visíveis em exames e o melhor diagnóstico pode ser feito no momento. Só que é bem desconfortável ficar com as pernas abertas sem saber o que o médico está procurando. Portanto, pergunte porque isto é importante e se há motivo para preocupação ou é apenas algo de rotina.

Como evitar algumas doenças infecciosas e sexualmente transmissíveis?

No momento de se preparar para o que perguntar ao ginecologista, esta é possivelmente a pergunta que mais passa na sua cabeça. Oras, a maior parte de nós sabe que o profissional falará de camisinhas… Entretanto, alguns outros cuidados também são necessários, por exemplo, você sabia que fazer xixi após a relação é ideal? Isso evita que você tenha problemas urinários no futuro.

Exatamente por isso que você deve perguntar como evitar determinadas doenças além do uso da camisinha. Isto porque nem todas as doenças sexualmente transmissíveis são transmitidas apenas pelo ato, entendeu?

Agora que você já sabe o que perguntar ao ginecologista de um modo geral, vá pensando o que mais te incomoda e tire todas as dúvidas. É importante que você se cuide, isso evita muitos transtornos e dores no futuro. Fique tranquila e não tenha vergonha, este é o melhor para você!

Sobre o autor

Redação Tudo Ela

Site focado em publicar conteúdo atual e interessante sobre o universo feminino. Fazemos curadoria e pesquisamos dicas úteis para o dia-a-dia da mulher moderna. Saiba mais sobre nós.