Nutrição

Conheça os benefícios do óleo de alho para a saúde

Hoje em dia os óleos têm sido bastante explorados por se acreditar que eles auxiliam na perda de peso de uma forma saudável, além de contribuir de várias formas para a saúde, prevenção de doenças e até mesmo para tratamentos estéticos. Ao longo dessa busca, vemos surgir os mais diversos óleos de fontes naturais variadas, sendo algumas já conhecidas e outras nunca antes vistas. Um desses óleos vem de um alimento muito comum e antigo na cozinha e que abrangeremos melhor aqui: o alho.

O alho é um conhecido antigo na cozinha brasileira, utilizado no tempero de alimentos do dia a dia, dando um sabor diferenciado. Por se tratar de um alimento popular, é fácil de ser encontrado e, logo, facilita a extração do óleo.

O óleo de alho tem sido foco de muitos estudos e, consequentemente, tem ganhado muitos adeptos por conter um grande número de benefícios, que veremos a seguir.

oleo-de-alho

Benefícios do óleo de alho

  • O óleo de alho auxilia na perda de peso;
  • Possui uma proteção cardiovascular, fato que contribui na prevenção de doenças cardiovasculares;
  • Previne a aterosclerose (enrijecimento dos vasos sanguíneos): O óleo de alho atua na desobstrução dos vasos sanguíneos, portanto auxilia na prevenção da aterosclerose
  • Atua na manutenção do sistema imunológico, garantindo seu bom funcionamento;
  • Evita diabetes: O óleo de alho atua na redução da glicose no sangue, fator que atua na prevenção de diabetes;
  • O óleo de alho também é responsável pela preservação da saúde do organismo e do colesterol, pois atua na redução do nível de colesterol LDL (ruim) ao passo que aumenta o nível HDL (colesterol bom);
  • Auxilia no controle de doenças respiratórias, uma vez que regula a tireoide;
  • É bom para o combate à gripe;
  • Antioxidante: A presença de selênio e zinco em sua composição contribui para uma ação antioxidante do óleo;
  • Auxilia no combate a vírus e bactérias;
  • Combate à acne: A aplicação direta do óleo na face ajuda o tratamento contra as indesejadas espinhas;
  • Redução da pressão arterial: O alho tem como componente uma substância chamada alcina, que faz com que a pressão arterial sofra uma redução de em média 10%, bom para as pessoas que apresentam problema com hipertensão. Essa mesma propriedade garante o efeito emagrecedor do alimento.

Observação: Para garantir esse efeito é recomendado o uso do alho de uma forma natural, pois a propriedade pode ser reduzida ao longo do processo de fervimento.

  • Combate a caspa: O óleo de alho ao ser aplicado no couro cabeludo ajuda a reduzir a caspa, além de hidratar o cabelo.
  • Dor de dente: A aplicação do óleo no local da dor ajuda a reduzi-la.
  • Infecção de ouvido;
  • Sistema imunológico: O óleo de alho pode atuar na eliminação de toxinas, além disso, agem como fator diluente, contribuindo assim, para o fortalecimento da imunidade evitando a difusão de células cancerosas pelo corpo.

Efeitos colaterais

Mau hálito e mau cheiro no corpo: Isso acontece em decorrência da ingestão exagerada do óleo de alho. Por isso, é importante ficar atento às instruções quanto ao uso do óleo.

Outro cuidado que se deve ter é quanto ao uso do óleo de alho durante o período de amamentação, o mesmo só deve ser feito sob a orientação de um médico. Além disso, recomenda-se que gestante evitem o uso do óleo ao longo da gestação.



O consumo do óleo também deve ser evitado por pessoas que vão precisar realizar alguma cirurgia.

Como usar o óleo de alho

óleo-de-alho-em-cápsulas

O óleo de alho pode ser encontrado tanto na versão de cápsulas, como em óleo propriamente dito, extraído por meio de destilação a vapor ou pela imersão do alho em óleo vegetal. As cápsulas devem ser ingeridas diariamente, conforme as especificações do rótulo, lembrando sempre que um profissional deve ser consultado previamente para que possa orientar no uso do produto.

Bem, a partir do que foi mostrado, percebemos uma ampla lista de benefícios e atuações que o óleo de alho pode apresentar e entendemos o motivo de tantos estudos em cima desse alimento, assim como a ampliação fugaz da busca e utilização do óleo. Além de prevenir uma série de doenças, sua aplicação direta garante um grande benefício tanto para a pele (no caso da acne) quanto para os cabelos (no combate a caspa e hidratação).

E além de tudo isso, o óleo de alho ainda ajuda na perda de peso e na obtenção da tão procurada boa forma. Isso acontece pela ação que o óleo tem sobre o metabolismo. Há pouco tempo um dos vários estudos que se mantém sobre o alho descobriu que o óleo de alho possui uma ação sobre a taxa de açúcar na corrente sanguínea, portanto controla os níveis de açúcar, da pressão arterial e do colesterol. Dessa forma, conseguimos entender o porquê de o óleo de alho ser tão procurado para a luta contra obesidade e para o alcance da famigerada boa forma.

Entretanto, é importante destacar que, como há vários estudos acerca da abrangência que o óleo de alho pode apresentar, algumas sobrepõem as outras e a verdade dos fatos pode, em alguns momentos, parecer embaçada e acabar deturpada. É sempre bom estar atento ao avanço das pesquisas. Um exemplo que podemos citar é sobre o efeito “emagrecedor” do óleo, o qual foi comprovado a partir de testes realizados com animais, sendo assim, não comprova de fato sua ação eficaz nos seres humanos.

Além disso, alguns profissionais alegam a capacidade de prevenção de câncer em alguns órgãos do corpo humano, como o câncer de pulmão, câncer de próstata, câncer de estômago, câncer de mama, câncer de cólon e câncer no reto. Com base nisso, cabe a nós ter discernimento o suficiente para saber bem onde depositar a confiança e a responsabilidade sobre tais artifícios.

Por fim, é fácil perceber o sucesso do óleo de alho, bem como seu crescimento exponencial. Com tantas qualidades e funções não resta dúvida de que é um óleo eficaz e um dos mais completos quando falamos em benefícios reais. E ainda por cima é uma delícia quando usado para temperar os alimentos!

Veja também:

Videos do nosso Canal no Youtube

Sobre o autor

Pedro Henrique Ferreira Mendes

/* ]]> */