Beleza

Óleo de Buriti

O que é o óleo de buriti?

Fruto que nasce em palmeiras muito comuns em diversas regiões do Brasil e principalmente na região amazônica, o Buriti consegue reunir em sua composição diversas proteínas, vitaminas, carboidratos e outros elementos interessantes como o cálcio, o ferro, o fósforo e o iodo, sendo muito importante para o bom funcionamento do corpo e trazendo diversos benefícios ao ser humano.

De cor vermelha intensa, o óleo de buriti possui muitas substâncias carotenoides que aparecem durante o processo de extração, onde o óleo tem origem de uma castanha que fica na parte interna do fruto.

Um pouco menos conhecido do que outros óleos que têm se tornado muito populares, como é o caso do óleo de amêndoa e do óleo de krill, o óleo de buriti também possui muitas propriedades importantes que podem ser usadas de três maneiras principais: medicinalmente, para a estética na indústria de cosméticos, e até mesmo na indústria alimentícia, servindo como corante natural.

Benefícios do óleo de Buriti

oleo-de-buriti

O Buriti possui uma composição muito rica, com um alto nível de vitaminas A, B1, B2, B5 e C, carboidratos, proteínas e outros elementos como o iodo, ferro, fósforo e cálcio. Outro elemento importantíssimo em sua composição são os carotenoides, que consistem em uma substancia rica em propriedades antioxidantes, que garante o correto funcionamento do corpo prevenindo o câncer.

oleo-de-amendoas-doce-nos-cabelos-como-usar-em-casa

Para o cabelo:



O óleo de buriti possui uma alta capacidade de hidratação e por isso vem chamando a atenção de toda a indústria de cosméticos desde sua descoberta. O buriti, hoje, já pode ser visto na composição de shampoos, condicionadores, cremes e tratamentos hidratantes, finalizadores, mousses, etc. Outro fato interessante em relação a estética, é que o alto teor de betacaroteno encontrado no óleo de buriti também ajuda muito em cabelos tingidos, fixando a cor por mais tempo, uma vez que o betacaroteno é um pigmento avermelhado e que ainda possui função antioxidante.

Entre os benefícios do óleo de buriti para o cabelo, podemos destacar:

Alto poder de hidratação: Por ser um óleo muito hidratante, algumas gotas do óleo de buriti no cabelo já conseguem deixá-lo hidratado sem deixar os fios pesados.

Anti-frizz: Além de hidratar, o óleo de buriti consegue trazer um efeito anti-frizz aos fios, deixando o cabelo mais modelado e controlado, reduzindo também seu ressecamento trazendo equilíbrio em relação a umidade.

Proteção a raios UV: O óleo de buriti é um protetor solar natural que atua contra os raios UV mantendo os fios ainda mais hidratados e recuperando o cabelo dos danos causados pelo sol e pela poluição.

Reestruturação dos fios: O óleo de buriti é ainda capaz de fazer uma boa reestruturação dos fios, recuperando cabelos danificados, secos e quebradiços.

beleza-feminina-pele-rosto-cuidados-verao-2016-sortimentos-foto-reproducao-internet-600x350-1

Para a pele:

Os benefícios do óleo de buriti para a pele chamam bastante a atenção uma vez que o óleo é capaz de agir diretamente nas células da pele e não apenas superficialmente. Pelo fato de possuir muitos antioxidantes o óleo de buriti consegue evitar o envelhecimento precoce das células, ajudando a mantê-las saudáveis e por isso mantendo a pele bonita, retardando o aparecimento de rugas.

Outros benefícios do óleo de buriti para a pele são:

Funciona como protetor solar: o óleo de buriti consegue evitar a absorção de raios ultravioleta, sendo ainda indicado para a cicatrização da pele em casos de queimadura, ajudando na regeneração.

Hidratação: Com um alto poder de hidratação, o óleo de buriti consegue deixar a pele mais bonita, macia e sedosa. Os ácidos graxos que o óleo possui ainda hidratam as células, protegendo o colágeno e a elastina da pele, melhorando sua elasticidade como um todo.

Antioxidante: A função antioxidante do óleo de buriti garante a renovação das células e ainda funciona como um ótimo esfoliante natural.

Combate o ressecamento da pele: É capaz de restaurar a umidade da pele, principalmente quando ela foi muito exposta ao sol.

Outros benefícios do buriti para a saúde: Ajuda no tratamento de doenças vasculares, previne problemas na visão como a catarata, evita a degeneração muscular e melhora o sistema imunológico.

Como usar o óleo de Buriti

O óleo de buriti puro possui um alto teor de carotenoides, e por isso não deve ser usado puro diretamente na pele ou no cabelo. Ao adquirir o óleo de buriti puro, misture uma parte dele em 10 partes de outro óleo vegetal de sua escolha.

Para aplicar no cabelo: Com a mistura pronta, agora você pode aplicar o resultado em todo o cabelo, principalmente nas pontas que costumam estar mais ressecadas, faça movimentos rotativos no couro cabeludo e garanta um bom resultado nos fios. O indicado é deixar o produto agir por 30 minutos, lavando o cabelo normalmente após esse período, com o shampoo e condicionador de sua escolha. Esse processo pode ser feito duas vezes por semana. Caso os fios comecem a ressecar um pouco, os efeitos do óleo estão sendo muito pesados para o seu cabelo, reduza a quantidade de vezes que você realiza o processo.

Como finalizador capilar, aplique algumas gotas do óleo de buriti nos fios para remover o frizz, fortalecer os fios e evitar pontas duplas.

Para aplicar na pele: Utilize a mistura pronta na pele, aplicando-a diretamente pelo corpo e deixando agir por 30 minutos, após esse período tome um banho para remover o excesso. Na hora de dormir também é interessante utilizar o óleo de buriti, onde você pode aplicá-lo principalmente no rosto e ao acordar você deverá ao menos lavar o rosto para tirar o excesso. Tirar o excesso de óleo do corpo é importante uma vez que não é indicado utilizar o produto e ficar exposta ao sol. As aplicações na pele podem ser feitas todos os dias.

Para aplicar nas unhas: Para manter a saúde das unhas, o óleo de buriti também pode ser muito útil. Para aplica-lo, primeiro lave as mãos com um sabonete antisséptico, aplique um pouco de óleo em cada unha, retirando o excesso. Com o óleo aplicado, agora é a hora de passar a base e o esmalte para garantir unha lindas!

Veja também:

Videos do nosso Canal no Youtube

Sobre o autor

Pedro Henrique Ferreira Mendes

/* ]]> */