Beleza Saúde

Óleo de copaíba e seus principais benefícios

A natureza é rica não somente em beleza como em benefícios para nossa saúde. Hoje, falaremos sobre o óleo de copaíba e seus principais benefícios. E para quem não tem ideia do que seria esse óleo e o que pode trazer de bom para nós, continue conosco e com certeza, até o final desse texto estará expert.

Antes de começarmos, só para você saber, óleo de copaíba é um óleo que é extraído de uma árvore com o mesmo nome, muito comum nas regiões de: Minas Gerais, Goiânia, Mato Grosso do Sul, São Paulo e Paraná. A árvore copaíba pode atingir de 10 a 15 metros de altura e seu tronco pode variar entre 50 a 80 cm.

Conheça os benefícios do óleo de Copaíba

Este óleo tem chamado atenção devido aos ácidos: cariofileno e canrenoico, que trazem ótimos benefícios ao corpo devido as suas propriedades anti-inflamatórias e antibióticas.

Em quais situações posso usar o óleo de Copaíba?

Por se tratar de um poderoso antibiótico e anti-inflamatório, o óleo de copaíba é indicado para pessoas que sofrem com dores musculares, que precisam de ativação da circulação. Também é um ótimo laxante, expectorante antisséptico e serve para a desintoxicação de nosso organismo. É indicado para cuidados com a pele e para tratamentos capilares.

  • Ótimo para ativar a circulação sanguínea;
  • É um antibiótico natural super poderoso;
  • Ótimo para rejuvenescimento capilar e da pele;
  • Combate às irritações da pele;
  • Alivia e relaxa dores musculares;
  • Ótimo para tratamento da artrite;
  • Eficiente diurético e laxante;
  • Anti-inflamatório para diversas inflamações;
  • Atua como calmante natural;
  • Conta com propriedades analgésicas;
  • Ótimo para problemas respiratórios.

Como utilizar o óleo de Copaíba?

A administração do óleo pode ser feita seguramente se aplicado sobre a pele ou até mesmo nos cabelos. Ele não causa nenhum risco caso seja administrado sobre a pele irritada, contudo, para seus outros benefícios, como por exemplo, diurético ou laxante, é indicado à indicação médica.

Para alcançar os objetivos acima, você deverá aplicar de duas a três gotas do óleo de copaíba na região e espalha-lo com as mãos limpas. Se a pele estiver irritada, não tem problema, você poderá passar o óleo na região sem risco algum para sua saúde, uma vez ao dia e durante sete dias.



Agora, se você quer usar as maravilhosas propriedades deste óleo para o rejuvenescimento de seu cabelo, aplique de três a quatro gostas em seu couro cabeludo e massageie com as pontas dos dedos e com movimentos circulares durante cinco minutos. Isso deve ser feito logo após o banho e pelo menos durante duas semanas.

Dica importante

Sabemos que este não é o único produto que a natureza nos oferece, prova disso é o shampoo de Jaborandi que tem como finalidade combater a queda de cabelo. Como as propriedades poderosas do óleo de copaíba tem chamado atenção, é bem provável que você encontre algum produto: shampoo ou sabonetes que contenham o óleo em sua composição.

Agora, digamos que você é aquela pessoa que faz o seu próprio sabonete e gostaria de adicionar as ótimas propriedades do óleo de copaíba em seu produto, isso é muito simples, basta adicionar cerca de dez a quinze gotas por sabonete.

Veja também:

Alguns possíveis efeitos colaterais do óleo de copaíba

Devido ao aceleramento aos movimentos intestinais, o óleo de copaíba pode gerar algum desconforto intestinal ou até mesmo diarreia. Abaixo, alguns efeitos colaterais que podem ser causados, contudo, são extremamente raros, entretanto, cada pessoa responde a um determinado tratamento de maneiras diferentes.

  • Alergia;
  • Vômito;
  • Erupções na pele.

Se observar alguns desses sintomas, nada mais recomendado do que parar o tratamento com o óleo de copaíba e procurar um médico, caso haja necessidade.

É verdade que óleo de copaíba ajuda a emagrecer?

Não existem muitos estudos que comprovem os efeitos do óleo da copaíba em processos de emagrecimento, no entanto, vale lembrar que, devido aos efeitos diuréticos e também por ajudar no controle do intestino, a ingestão desse óleo pode contribuir com a perda de peso.

Onde posso comprar meu óleo de copaíba?

Ainda não é um produto muito conhecido e por isso, não espere encontrar esse óleo nos supermercados, agora, se você procurar naquelas casas de produtos naturais e nas farmácias, é bem possível encontrar e começar a se beneficiar com suas propriedades hoje mesmo. Ele pode ser encontrado em pequenos frascos ou em maiores, porém, diluídos.

O óleo de copaíba previne o câncer?

Conforme alguns estudos realizados pelos pesquisadores da Unicamp, o óleo de copaíba, contem alguns compostos que podem combater os seguintes tipos de câncer: pele, mama, rins, próstata e pulmão. Além de ser ótimo para combater esse tipo de doença, o óleo de copaíba ainda tem mostrado propriedades positivas para tratamento contra o HIV e leishmaniose.

O óleo de copaíba tem alguma contra-indicação?

A única contra-indicação a respeito deste óleo é quando é ingerido. Infelizmente, altas quantidades de óleos no organismo podem gerar diversos transtornos a pessoa, inclusive, envenenamento. Por isso, caso tenha se interessado nesse óleo para outros fins que não sejam passar em sua pele, consulte um médico a respeito.

Quanto custa o óleo de copaíba?

Os valores podem variar de estabelecimento para estabelecimento, da marca do produto e de sua origem, geralmente poderá ser adquirido entre R$ 30,00 a R$ 35,00 o frasco contendo 30ml.

Considerações finais

Existem alguns produtores de óleo de copaíba que sugerem sua ingestão de maneira branda e controlada para evitar possíveis problemas, por exemplo, na primeira semana, pela manhã, misturado em um copo d’água, uma gota apenas, na próxima semana, duas gotas misturado em água ou em suco, na terceira, três gostas e na quarta, quatro gotas.

E se chegou até aqui, acredito que tenha se interessado pelas propriedades benéficas do óleo de copaíba. Lembrando que, se for usar por ingestão, nada melhor do que consultar um médico para avaliar sua situação. Outro detalhe que merece ser destacado, esse não é um produto que deve ser ingerido por lactantes e gestantes.

Os produtores recomendam a ingestão de apenas três a quatro gotas do óleo de copaíba, independente do quão acostumado esteja com o produto.

Videos do nosso Canal no Youtube

Sobre o autor

Redação Tudo Ela

Site focado em publicar conteúdo atual e interessante sobre o universo feminino. Fazemos curadoria e pesquisamos dicas úteis para o dia-a-dia da mulher moderna. Saiba mais sobre nós.

/* ]]> */