Infográficos Saúde

Óleo de cravo: Conheça seus 8 benefícios para a saúde

Óleo de cravo

O cravo da índia é uma especiaria aromática e saborosa amplamente utilizada na culinária há centenas de anos.

Desta especiaria é extraído um óleo essencial, o óleo de cravo, que possui uma série de propriedades medicinais que o tornam útil no tratamento e alívio de diversos problemas de saúde.

Entre as suas diferentes atuações estão a sua ação antimicrobiana, antisséptica e analgésica, que permite tratar processos inflamatórios e infecciosos, além de proporcionar alívio para as mais diferentes dores.

Conheça neste post os 8 benefícios do óleo de cravo para a saúde e como ele pode te ajudar no tratamento de diversas doenças. Confira!


Óleo de cravo: Infográfico com 8 benefícios para a saúde

1. Combate doenças das unhas e dos pés

O óleo de cravo possui ação antifúngica e é eficiente no combate de problemas nos pés causados por fungos, como micoses, frieiras e pé de atleta.


Nestes casos, ele deve ser aplicado diretamente sobre o local afetado, duas vezes ao dia, até que haja melhora no quadro.

2. Alivia dor de dente e gengiva

O óleo de cravo possui um princípio ativo chamado eugenol, responsável pelas suas propriedades analgésicas e antissépticas. E por essas propriedades, ele é muito utilizado para tratar e aliviar dores provenientes de problemas odontológicos.

Ele é capaz de amenizar dores nos dentes, gengivas ou decorrentes de lesões e úlceras na boca.

Para casos de mau hálito e inchaço na gengiva, o bochecho com o óleo de cravo diluído em água é o mais indicado. Já em casos de cáries, basta embeber um algodão com óleo e colocar sobre o dente afetado.

3. Alivia dores de garganta

O óleo de cravo também é utilizado para tratar dores e inflamações na garganta.

Misture seis gotas do óleo em um copo de água morna e faça gargarejo de manhã e a noite, todos os dias, até a recuperação total. Sua ação antisséptica e antimicrobiana ajuda a controlar a inflamação, enquanto a ação analgésica alivia a dor.

4. Auxilia no tratamento de lesões musculares e na pele

As propriedades analgésicas do óleo de cravo o tornam eficiente no tratamento de contusões musculares e inchaços. Para alívio da dor, basta aplica-lo sobre o local dolorido, fazendo uma leve massagem.

Também é indicado para cortes, feridas, infecções na pele e picadas de inseto, aliviando a dor e coceira, e atuando como um poderoso antisséptico.

5. Auxilia no tratamento da artrite

Rico em ácidos graxos, minerais e vitamina A e C, o óleo de cravo é eficiente no combate de dores e inchaços provocados pela artrite, já que possui excelente atuação sobre a musculatura e articulações do corpo.

6. Auxilia no tratamento de problemas respiratórios

O óleo de cravo é um expectorante natural, sendo muito usado no tratamento de doenças respiratórias.

Ele atua estimulando a secreção de muco e fluídos que congestionam as vias respiratórias, melhorando os sintomas de sinusite, tosse, asma, bronquite e tuberculose.

7. É eficaz no tratamento da acne

O óleo de cravo é uma substância muito eficaz no tratamento da acne e por isso é amplamente utilizado pela indústria cosmética em cremes, sabonetes e loções emolientes.

No entanto, ele também pode ser utilizado puro sobre a pele. Basta passar o óleo pela manhã, no rosto previamente limpo, deixar na pele por 10 minutos e enxaguar bem. No caso de peles sensíveis, é possível reduzir o tempo de aplicação ou diluir o óleo na água.

8. Auxilia no controle de distúrbios digestivos

Alguns distúrbios digestivos como indigestão, náuseas, flatulências e soluços podem ser tratados com o consumo de óleo de cravo.

Para aliviar estes problemas, dilua 3 gotas do óleo em meio copo de água e beba sempre que julgar necessário. Também é eficaz no controle de diarreias.

O óleo de cravo é uma substância surpreendente por ser benéfico para muitos sistemas do organismo. Além dos benefícios citados acima, ele ainda melhora a circulação sanguínea, fortalece o sistema imunológico, acelera o metabolismo, purifica o sangue e ajuda na regulação da temperatura corporal. Também é dito como afrodisíaco e ajuda a combater a ejaculação precoce.

No entanto, seu uso requer cuidado e moderação. Crianças, gestantes e lactantes devem evita-lo e seu consumo diário não deve ultrapassar 3 miligramas, caso contrário, pode se tornar tóxico.

Você já conhecia o óleo de cravo? Não? Então aproveite para compartilhar os benefícios desse óleo essencial com seus amigos nas redes sociais!

close-link