Infográficos Plantas Medicinais Saúde

Óleo de cravo: Conheça seus 8 benefícios para a saúde

Óleo de cravo

O cravo da índia é uma especiaria aromática e saborosa amplamente utilizada na culinária há centenas de anos.

Desta especiaria é extraído um óleo essencial, o óleo de cravo, que possui uma série de propriedades medicinais que o tornam útil no tratamento e alívio de diversos problemas de saúde.

Entre as suas diferentes atuações estão a sua ação antimicrobiana, antisséptica e analgésica, que permite tratar processos inflamatórios e infecciosos, além de proporcionar alívio para as mais diferentes dores.

Conheça neste post os 8 benefícios do óleo de cravo para a saúde e como ele pode te ajudar no tratamento de diversas doenças. Confira!

Óleo de cravo: Infográfico com 8 benefícios para a saúde

1. Combate doenças das unhas e dos pés

O óleo de cravo possui ação antifúngica e é eficiente no combate de problemas nos pés causados por fungos, como micoses, frieiras e pé de atleta.

Nestes casos, ele deve ser aplicado diretamente sobre o local afetado, duas vezes ao dia, até que haja melhora no quadro.

2. Alivia dor de dente e gengiva

O óleo de cravo possui um princípio ativo chamado eugenol, responsável pelas suas propriedades analgésicas e antissépticas. E por essas propriedades, ele é muito utilizado para tratar e aliviar dores provenientes de problemas odontológicos.

Ele é capaz de amenizar dores nos dentes, gengivas ou decorrentes de lesões e úlceras na boca.

Para casos de mau hálito e inchaço na gengiva, o bochecho com o óleo de cravo diluído em água é o mais indicado. Já em casos de cáries, basta embeber um algodão com óleo e colocar sobre o dente afetado.

3. Alivia dores de garganta

O óleo de cravo também é utilizado para tratar dores e inflamações na garganta.

Misture seis gotas do óleo em um copo de água morna e faça gargarejo de manhã e a noite, todos os dias, até a recuperação total. Sua ação antisséptica e antimicrobiana ajuda a controlar a inflamação, enquanto a ação analgésica alivia a dor.

4. Auxilia no tratamento de lesões musculares e na pele

As propriedades analgésicas do óleo de cravo o tornam eficiente no tratamento de contusões musculares e inchaços. Para alívio da dor, basta aplica-lo sobre o local dolorido, fazendo uma leve massagem.

Também é indicado para cortes, feridas, infecções na pele e picadas de inseto, aliviando a dor e coceira, e atuando como um poderoso antisséptico.

5. Auxilia no tratamento da artrite

Rico em ácidos graxos, minerais e vitamina A e C, o óleo de cravo é eficiente no combate de dores e inchaços provocados pela artrite, já que possui excelente atuação sobre a musculatura e articulações do corpo.

6. Auxilia no tratamento de problemas respiratórios

O óleo de cravo é um expectorante natural, sendo muito usado no tratamento de doenças respiratórias.

Ele atua estimulando a secreção de muco e fluídos que congestionam as vias respiratórias, melhorando os sintomas de sinusite, tosse, asma, bronquite e tuberculose.

7. É eficaz no tratamento da acne

O óleo de cravo é uma substância muito eficaz no tratamento da acne e por isso é amplamente utilizado pela indústria cosmética em cremes, sabonetes e loções emolientes.

No entanto, ele também pode ser utilizado puro sobre a pele. Basta passar o óleo pela manhã, no rosto previamente limpo, deixar na pele por 10 minutos e enxaguar bem. No caso de peles sensíveis, é possível reduzir o tempo de aplicação ou diluir o óleo na água.

8. Auxilia no controle de distúrbios digestivos

Alguns distúrbios digestivos como indigestão, náuseas, flatulências e soluços podem ser tratados com o consumo de óleo de cravo.

Para aliviar estes problemas, dilua 3 gotas do óleo em meio copo de água e beba sempre que julgar necessário. Também é eficaz no controle de diarreias.

O óleo de cravo é uma substância surpreendente por ser benéfico para muitos sistemas do organismo. Além dos benefícios citados acima, ele ainda melhora a circulação sanguínea, fortalece o sistema imunológico, acelera o metabolismo, purifica o sangue e ajuda na regulação da temperatura corporal. Também é dito como afrodisíaco e ajuda a combater a ejaculação precoce.

No entanto, seu uso requer cuidado e moderação. Crianças, gestantes e lactantes devem evita-lo e seu consumo diário não deve ultrapassar 3 miligramas, caso contrário, pode se tornar tóxico.

Você já conhecia o óleo de cravo? Não? Então aproveite para compartilhar os benefícios desse óleo essencial com seus amigos nas redes sociais!

Último Vídeo do Nosso Canal


LISTA VIP!
Nossas Dicas no seu Email
Seja a primeira a saber das nossas últimas dicas. Coloque seu email abaixo e receba nossos posts:
Cadastrar!
Apenas 1 email por semana. Conteúdo Exclusivo!
close-link
/* ]]> */