Beleza Cabelos

Ombré Hair: conheça a técnica de clareamento dos fios

Aderir à tendência atual de cabelos loiros e platinados é uma vontade de muitas mulheres por aí. Porém, apesar de impecavelmente lindos, nem todas têm essa disponibilidade toda de arcar com os gastos de tempo e dinheiro para cuidar e retocar as madeixas claras.

Em contrapartida, em épocas de muito sol, principalmente em período de verão, sempre bate aquela vontade de colocar um tom claro para realçar o bronzeado ou mesmo para dar um up nos cabelos castanhos. Então, o que fazer?

O jeito é investir em algumas técnicas que permitem clarear ou mudar o tom do cabelo, mas sem agredir muito os fios, o que evita gastos e prejuízos com um possível cabelo platinado sem os devidos cuidados e, ainda, saem mais baratas, além de te deixarem linda.

Uma das técnicas mais conhecidas neste sentido – e mais procurada em todos os salões de beleza no país – é o Ombré Hair. A queridinha dos cabelos reluzentes permite uma mudança de visual sem danificar as madeixas e pode ser feita em qualquer tipo de cabelo, dos loiros aos ruivos e dos curtos aos mais longos.

Agora ficou tudo mais fácil, né? Saiba mais sobre o Ombré Hair lendo esse artigo até o final.

O que é o Ombré Hair?

O Ombré Hair é uma técnica de clareamento capilar que consiste em mudar o tom do cabelo a partir da cor natural dos fios. A ideia principal é clarear as madeixas a partir da cor original, começando do meio do cabelo – depois de sete dedos da raiz, aproximadamente – até as pontas, como uma espécie de efeito degradê, mas sem mexer na raiz. O principal destaque está nas pontas das madeixas.

Por este motivo, a técnica pode ser feita em qualquer cor de cabelo – loiros, morenos ou ruivos – e qualquer comprimento. O mais interessante do Ombré Hair é que ela deixa o cabelo lindo, mas sem danificar os fios, pois não exige retoques frequentes, como é o caso de cabelos super platinados.

Como a técnica é versátil e adaptável, fica muito mais fácil loiras, morenas, negras asiáticas mudarem o visual e investirem em tons mais claros, seja de forma intensa ou mais suave.

ombre-hair

Como fazer o Ombré Hair – Passo a passo

A técnica para clarear os fios pode ser feita tanto em casa quanto no salão de beleza. A diferença é que, ao fazer em casa e sem a ajuda de um profissional, pode ser que apareçam alguns riscos e o resultado não seja o esperado.

Se o seu caso for esse e não der para ir a um salão de beleza, existem alguns cuidados que você pode tomar para deixar as madeixas mais bonitas sem pagar caro por isso.

Confira abaixo o passo a passo de como fazer o Ombré Hair em casa:

Materiais necessários:

  • Descolorante de cabelo ou kit para luzes (Você precisará de 2-3 caixas se tiver cabelos compridos)
  • Tigela para misturar
  • Luvas
  • Camisa velha
  • Pincel aplicador (opcional)
  • Papelotes (papel alumínio)
  • Prendedores
  • Toalha velha
  • Escova de cabelo
  • Cronômetro
  • Água oxigenada de 10 a 40 volumes (se você não estiver usando um kit pronto)

Como fazer:

Passo 1: Preparação

Deixe o cabelo sem lavar por pelo menos dois dias: estando oleoso, isso evitará que ele sofra danos extremos com as químicas que serão aplicadas durante o procedimento.

Vista uma roupa velha: O descolorante pode manchar a sua roupa. Por isso, vista uma roupa que você possa danificar.

Desembarace bem os cabelos: É preciso que ele fique completamente sem emaranhados e nós para receber a tintura.

Corte os papelotes em diferentes comprimentos: Como a principal ideia do Ombré Hair é deixar o cabelo com aparência mais natural, quanto menos ordenados os tamanhos dos papelotes, melhor.

Divida o cabelo em quatro partes: A primeira seção é a parte de baixo da nuca, começando diretamente abaixo de sua orelha. Deixe uma seção de uns 3 centímetros para fora.

A seção do meio começa a partir do meio da orelha e a parte superior é o resto, exceto a sua franja.

A quarta seção inclui a sua franja – se você não tiver franja longa, não precisará pintar essa parte já que o resto do seu cabelo vai ficar escuro perto das raízes de qualquer maneira.

Conforme você dividir o cabelo, torça e prenda cada seção com um grampo de cabelo.

– Misture o descolorante: É opcional. Se o seu cabelo for virgem, você usar apenas a tintura de cabelo. Se não, é necessário descolorir o cabelo antes.

Se estiver em outras cores diferentes da seu tom natural, é preciso pintar de volta para a cor original antes de fazer o Ombré Hair.

No caso das loiras, uma dica interessante é fazer o Ombré Hair reverso, deixando as pontas mais escuras ou de outra cor.

Pegue uma toalha velha: Passe-a em torno do seu pescoço e cubra os ombros para evitar manchar a pele com a tintura.

Passo 2: A primeira descoloração

Aplique o descolorante nas pontas: Comece pela seção inferior do cabelo. Coloque o descolorante em um papelote, aplique nas pontas e suba até 3 centímetros. Você pode usar um pincel ou a própria mão.

Enrole o cabelo no papelote: Após aplicar o descolorante, enrole e mecha no papelote e dobre-o. Repita o procedimento em toda a seção inferior e até terminar o cabelo todo. Em caso de quem tem franjas curtas, não precisa descolorir. Se a franja for grande, aplique apenas nas pontas.

Aguarde o descolorante fazer efeito: A verificação deve ser constante. Em geral, o tempo de clareamento leva 15 minutos, mas isso depende de cada cabelo.

Passo 3: A segunda descoloração

Abra o papelote: Verifique se as pontas clarearam o suficiente. Se sim, abra o papel alumínio e vá subindo o descolorante. Se não, aguarde mais uns dois minutos.

Quando as pontas estiverem claras, abra todos os papelotes e coloque cada mecha na sua seção de origem.

Suba um pouco mais: Aplique o descolorante mais acima dos cabelos, cerca de 6 ou 7 centímetros. O procedimento deve ser feito a partir da primeira parte descolorida. Tente fazer a tintura de forma mais “desorganizada”, para dar um tom de naturalidade aos fios e não deixar uma linha marcada.

Repita o processo em todas as seções que você dividiu do cabelo, inclusive nas pontas, para que fiquem ainda mais claras.

Espere o descolorante fazer efeito: Deixe-o agir por 15 minutos ou pelo tempo aproximado que o seu cabelo leva para descolorir. Não se esqueça de verificar regularmente.

Passo 4: A última descoloração

Abra os papelotes e aplique descolorante: Após abrir cada um dos papelotes, aplique descolorante nos próximos 4 centímetros acima da parte do cabelo descolorido anteriormente. Mais uma vez, faça de maneira mais “bagunçada” para deixar as madeixas mais naturais.

Enrole as mechas nos papelotes: É a repetição básica de todo o processo que fez nas descolorações anteriores. Porém, desta vez, não deixe o descolorante fazer efeito por muito tempo. 10 minutos é o suficiente, mas é essencial verificar a cada dois minutos, pois o cabelo não pode ficar muito claro. Isso pode arruinar o Ombré Hair.

Enxágue o cabelo: Depois de clarear o suficiente, abra o papel alumínio e enxágüe o cabelo em água abundante para retirar o produto.

Passo 5: Enxágue e Condicionamento

Não use água muito quente ou fria: Isso pode danificar o seu cabelo. O ideal é enxaguar o cabelo em uma temperatura morna, que seja confortável para você.

Condicione o cabelo: Você não precisar lavar os cabelos, apenas condicioná-los. Use o shampoo e condicionar que vêm no kit de tintura para um condicionamento profundo, inclusive pelos dias seguintes. Tente adiar a lavagem do cabelo ao máximo para garantir a fixação da tintura.

Não use secador: Espere o seu cabelo secar naturalmente. Secá-lo com a ajuda de outras fontes de calor poderá danificar os fios.

Como escolher o tom certo para o meu cabelo?

Esse é um ponto muito importante antes de decidir fazer o Ombré Hair. A principal dica para arrasar na hora de mudar o visual é escolher o tom certo, de acordo com a cor do cabelo e pele. Outros detalhes, como a cor da sobrancelha, também são muito importantes e podem dar todo o charme ou impacto no seu novo cabelo.

Veja abaixo algumas dicas para você escolher o tom do seu Ombré Hair:

Ombré Hair para loiras

ombre-hair-para-loiras

São as que mais têm liberdade de cores para escolher. Se este é o seu caso, aposte em tons de loiro médio, claro e claríssimo. O ideal é usar um tom abaixo da cor natural.

Ombré Hair para morenas

Como a técnica deixa a raiz da cor natural, as morenas podem abusar de tons que vão desde o castanho mel ao loiro médio.

ombre-hair-para-morenas

Ombré Hair para negras

A sugestão é investir em tons mais quentes, como loiro acobreado ou vermelho. É bom evitar loiros claros para evitar contraste com a pele.

women's hairstyles: 32 best hairstyle for fat women, hairstyles hairstyles for overweight women beautiful hairstyles for overweight women 2016 - Women Hairstyle

women’s hairstyles: 32 best hairstyle for fat women, hairstyles hairstyles for overweight women beautiful hairstyles for overweight women 2016 – Women Hairstyle

Ombré Hair para asiáticas

A dica para as asiáticas, que têm cabelo escuro por natureza, é investir em cores até 3 tons da cor natural dos cabelos. Isso evitará que o efeito fique muito artificial.

ombre-hair-asiaticas

Cuidados com o Ombré Hair

Os cuidados com o Ombré Hair não são muito diferentes daqueles com os cabelos clareados a partir das demais técnicas de clareamento capilar. Apesar de agredir pouco as madeixas, a tintura usada para fazer o Ombré Hair – assim como qualquer outra – pode danificar os fios e deixá-los secos e quebradiços.

Para evitar esses problemas, como pontas duplas e cabelos frágeis e opacos, é preciso manter uma rotina de cuidados para mantê-los saudáveis e bem hidratados.

Confira abaixo alguns deles:

Invista em ampolas

Elas possuem fórmulas concentradas que potencializam a hidratação do cabelo. As queridinhas dos cabelos tingidos podem ser misturadas ao shampoo ou aplicadas diretamente nos cabelos. Siga as instruções da embalagem e as indicações.

Abuse das máscaras

São grandes aliadas de uma hidratação intensa, graças à sua espessura. Para usá-las, é ideal que o cabelo esteja bem limpo e que a aplicação não se concentre na raiz, para evitar oleosidade. Siga as instruções da embalagem para saber o tempo e a forma de aplicação.

Óleos são essenciais

São usados para finalizar os fios, mesmo depois de secos. Basta aplicar algumas gotinhas nas mãos e passar nos fios. Não se esqueça de dosar a quantidade usada na aplicação para não deixar os fios oleosos, mas, ao mesmo tempo, tratar os fios ressecados.

Leave-in é vida

São ideais para deixar os cabelos mais macios e sedosos. Por isso, opte por aqueles próprios para cabelos tingidos. Eles vão conservar a coloração e manter o brilho dos fios.

Não se esqueça do shampoo e condicionador violeta

São conhecidos pela sua cor roxa, que serve para “desamarelar” os fios tingidos ou descoloridos. Aplique nos cabelos de uma à duas vezes na semana, pelo menos, para manter os fios platinados. É importante não substituir o shampoo normal por eles, apenas intercalar.

Período de retoques

Você pode realçar as mechas depois de pelo menos três em três meses. Antes disso, não é necessário mexer no cabelo, pois pode danificar os fios.

Ombré Hair em cabelos curtos, médios e longos

A dúvida de muitas mulheres que vão fazer o Ombré Hair está no comprimento dos cabelos. Afinal, a técnica pode ser aplicada em todos os tamanhos de madeixas? Pode sim. Como dissemos no início do artigo, a principal vantagem do Ombré Hair é que ele pode ser feito em todos os tipos, cores e tamanhos de cabelo.

A maior dúvida surgem em relação aos cabelos curtos ou acima do ombro. Não se preocupe! A ideia do Ombré Hair é fazer um degradê a partir da cor natural dos fios. Então, seja qual for o comprimento das madeixas, dá para fazer o degradê tranquilamente.

Ombré Hair em cabelos curtos

ombre-hair-cabelos-curtos

Ombré Hair em cabelos médios

ombre-hair-cabelos-medios

Ombré Hair em cabelos longos

ombre-hair-cabelos-longos

 

Diferenças entre Ombré Hair, Mechas Californianas, Luzes e Mechas Texanas

Muita gente confunde as técnicas de clareamento dos cabelos. E não é por falta de motivos. Para quem olha de relance, parece mesmo que são idênticas. Porém, existem algumas características que as diferenciam:

Ombré Hair: Como você já aprendeu aqui, a técnica de Ombré Hair consiste em clarear o cabelo a partir da metade dos cabelos, fazendo um degradê a partir da cor natural das madeixas, mas sem mexer na raiz.

ombre-hair-para-morenas

Mechas Californianas: Já as Mechas Californianas consistem em destacar bem as pontas do cabelo, dando um tom bem claro, buscando a semelhança com o efeito queimado do Sol. Ao contrário do Ombré Hair, a tintura abrange apenas as pontas do cabelo, e não o comprimento.

mechas-californianas

Luzes: As luzes, por sua vez, são mechas finas e aleatórias clareadas a partir da raiz e que visam se misturar ao cabelo. A principal diferença para o Ombré Hair, é que elas exigem mais retoques e podem danificar mais o cabelo.

cabelo-com-luzes

Mechas Texanas: Elas são consideradas uma nova versão do Ombré Hair. Porém, a principal diferença está na disposição das mechas. No caso do Ombré Hair, as mechas são clareadas no comprimento externo do cabelo. Já as Mechas Texanas são pintadas no comprimento interno dos cabelos, ou seja, elas ficam por baixo das madeixas. Além disso, as Texanas são feitas a partir da altura do nariz e mistura, pelo menos, quatro tons diferentes de tintura.

mechas-texanas

LISTA VIP!
Nossas Dicas no seu Email
Seja a primeira a saber das nossas últimas dicas. Coloque seu email abaixo e receba nossos posts:
Cadastrar!
close-link
/* ]]> */