Nutrição Vegetais

Ora-pro-nóbis: saiba tudo sobre essa planta

Ora-pro-nóbis

Em algum momento da sua vida você já viu a ora-pro-nóbis em algum canto, mas nunca reparou que ela poderia ser excelente para a saúde. Por ser uma PANCs, as pessoas costumam ignorar seus usos e classificam apenas como um mato qualquer que cresce em qualquer lugar, só que a realidade não é bem essa.

Uma das PANCs mais conhecidas, a ora-pro-nóbis é dona de diversos benefícios à saúde e promete ajudar a pele e o organismo, perfeito para quem procura uma forma de vida mais saudável e longe dos fast-foods tanto para quem é contra as grandes indústrias ou protetores dos animais.

Para compreender melhor tudo aquilo que esta planta poderosa é capaz de fazer por nós, continue lendo essa matéria que aqui vai ser explicado tudo que você precisa saber sobre ela, ok?

Curiosidades sobre a ora-pro-nóbis

Como tudo aquilo que é colocado como um simples mato para nós, a ora-pro-nóbis não apresenta nada demais em sua estética habitual: é verde, folhosa e pode ser encontrada em qualquer canto. Porém, este é só um modo de passar despercebida diante de nós e esconder tudo aquilo que ela tem a nos oferecer de melhor, portanto, conheça a fundo toda ação dessa planta e prepare-se para querer experimentar novos sabores.

Ela é uma PANCs

Isso já foi dito ali no começo da matéria, lembra? Se você não sabe exatamente o que é uma PANCs, não tem problema! É fácil de entender a sigla, veja bem: planta alimentícia não convencional, ou seja, tudo aquilo que é alimento e nos fornece nutrientes essenciais, mas que por razões culturais e sociais nós não consideramos convencional como a alface ou a rúcula, por exemplo.

Justamente por não ser convencional, a maior parte da população pode achar estranho o fato de você incluir essas plantas no seu cardápio, não se deixe abalar por causa disso, pois é perfeitamente normal que você queria algo que é capaz de fazer bem para sua saúde em sua dieta.

Seu cultivo é simples

Considerada planta rústica, ela é bem resistente a pragas e doenças que atingem hortaliças comuns, portanto não é necessário o uso de agrotóxicos para protegê-las e as torna domésticas. Além disso, ela consegue prosperar bem em qualquer tipo de solo ou clima, não é preciso uma atenção especial quanto a isso, porém, é sempre legal saber os poucos cuidados que ela exige para obter uma boa plantação.



Flores e frutos

Ao contrário de suas folhas, a ora-pro-nóbis é pouco abundante na questão das flores, que só aparecem por um dia entre os meses de Janeiro e Abril aqui no Brasil. Os frutos, por sua vez, duram mais que um dia, só que também despontam em um momento específico do ano, mais ou menos entre Junho e Julho, raramente em Agosto.

Estes também podem ser comestíveis, os frutos são deliciosamente gostosos e não oferecem perigos quanto a infecções e alergias para os humanos. As flores podem ser colocadas em saladas ou chás, entretanto, sua raridade as torna mais suscetíveis ao uso ornamental.

Sabor

Diferente da beldroega ou do maracujá-do-mato, esta é uma PANCs que não apresenta um forte sabor característico e marcante da planta, nem muito doce, nem muito ácida ou amarga, ela é neutra. Macia por dentro e por fora, muito versátil na cozinha e usada para quase tudo por conta de sua neutralidade no sabor, cada vez mais ela vem sendo introduzida na gastronomia urbana.

Origem e usos

Originária do continente americano, por muito tempo ela foi desconhecida aqui no Brasil, até que se espalhou na cozinha rural e, principalmente, entre os mineiros, oferecendo ótimos temperos e benefícios. Foi alvo de estudos em universidades brasileiras e somente agora está se espalhando para as áreas mais urbanas e sendo difundida através de sucos detox e saladas em vários restaurantes naturais.

Um jardim ornamental para chamar de seu

Apesar de só florescer uma vez ao ano pelo período de um dia, a ora-pro-nóbis ainda assim é linda apenas com sua frondosa e abundante folhagem, capaz de fazer um lindo cercado natural em jardins de todos os tipos (em muros de casas ou sacadas de apartamentos). Por ser uma trepadeira, ela é bem flexível e acaba acompanhando o lugar em que foi colocada para crescer.

Menor impacto ambiental

Bem como toda PANCs, a ora-pro-nóbis não é diferente e chama pouca atenção para a indústria alimentícia, assim sendo, não investem em grandes plantações dessa planta, evitando devastação do solo. Por esse motivo, é mais difícil de encontrar para venda em feiras de rua comuns ou grandes mercados, seu cultivo é sobretudo orgânico e sem uso de pesticidas, tornando-a ainda mais saudável para o organismo.

Benefícios da ora-pro-nóbis

Até o momento você já entende bastante sobre a planta em si, mas e seus benefícios? Todas essas curiosidades ainda não são suficientes para o que está por vir, porque além de ser bonita, versátil e saborosa, seus benefícios agradam muito mais as pessoas e são o motivo principal para que comecem a incluir diariamente em seus pratos.

Dentre os benefícios que ela tem a oferecer estão:

Ora-pro-nóbis: benefícios para a saúde [Infográfico]

  1. Previne varizes;
  2. Previne câncer de cólon;
  3. Ajuda na cicatrização de hemorróidas;
  4. Rica em vitamina A, ajuda a cuidar da pele, cabelo e olhos;
  5. Evita diabetes;
  6. Melhora úlceras ou outros processos inflamatórios do sistema gastrointestinal;
  7. Previne tumor intestinal;
  8. Regula o colesterol;
  9. Rica em vitamina C, assim sendo, ajuda a fortalecer o sistema imunológico;
  10. Trata furúnculos e sífilis;
  11. Tem muita proteína, o que evita a desnutrição;
  12. Evita e trata a anemia por conta de sua fonte de ferro indispensável.

Receita de chá de ora-pro-nóbis

Convenhamos que não adianta nada falar muito de um assunto e não ensinar nada sobre como utilizar na cozinha, pois então, segue aqui uma receita essencial de chá de ora-pro-nóbis para ajudar seu sistema imunológico e abrir as portas para um novo sabor.

Modo de preparo:

1º PASSO: Pegue 5 folhas da planta e junte com 300 mL de água fervente em uma panela;

2º PASSO: Deixe o chá ser preparado por cerca de 10 minutos e depois desligue o fogo;

3º PASSO: Espere esfriar antes de servir e delicie-se com a bebida antes de dormir pelo menos duas vezes por semana, caso esteja utilizando a planta em outros pratos também.

DICA DE OURO: Você pode adoçar o chá com 1 colher de chá de mel.

Agora que você conhece um pouco mais dos benefícios da ora-pro-nóbis, está mais do que na hora de você dar uma chance ao seu paladar e experimentar essa delícia que oferecerá benefícios poderosos ao seu organismo. Não se acanhe e procure um modo de introduzir a planta em seus sucos, temperos, sopas e molhos! Delicie-se.

Videos do nosso Canal no Youtube

Sobre o autor

Redação Tudo Ela

Site focado em publicar conteúdo atual e interessante sobre o universo feminino. Fazemos curadoria e pesquisamos dicas úteis para o dia-a-dia da mulher moderna. Saiba mais sobre nós.

/* ]]> */